Pular para o conteúdo principal

POLÍTICA: PM MOBILIZA 8.500 HOMENS: 10% DO EFETIVO CHEGA HOJE A TRÊS CIDADES DA PARAÍBA.


Nesta quarta-feira (3), mais 80% do efetivo será deslocado, de modo que na quinta-feira (4) todos os policiais militares já estarão distribuídos para reforçar o policiamento em toda a Paraíba.


Policia militar. 
O efetivo de 8.500 homens da Polícia Militar da Paraíba para trabalhar na ‘Operação Voto Seguro’, realizando o policiamento ostensivo nas eleições do próximo domingo.  Nesta terça-feira, 10% do militares já embarcou para três cidades do interior : Sousa, Pombal e Marizópolis.
Nesta quarta-feira (3), mais 80% do efetivo será deslocado, de modo que na quinta-feira (4) todos os policiais militares já estarão distribuídos para reforçar o policiamento em toda a Paraíba. Em cada um dos 1.733 locais de votação que receberão as urnas eletrônicas, pelos menos dois policiais militares farão a guarda.
Toda a distribuição do efetivo para as 223 cidades do Estado foi feita levando em conta a realidade constatada em cada região, por meio do sistema de planejamento operacional da PM. Nesse sentido, 20 regiões consideradas mais críticas estão recebendo atenção ‘especial’ da corporação e reforço policial de forma antecipada.
Mais de mil viaturas (entre carros e motos) foram disponibilizadas para dar suporte ao trabalho dos policiais militares durante o pleito. “Recebemos esse projeto com muita alegria e percebemos o empenho de todos os órgãos de segurança, especialmente a Polícia Militar, que designou quase todo o efetivo para coroar essa festa da democracia com bastante segurança”, avaliou o secretário Executivo da Segurança Pública, Jean Nunes.
A Operação ‘Voto Seguro’ foi lançada pela Polícia Militar hoje em solenidade realizada no Centro de Ensino da PMPB, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Na ocasião foi apresentado ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti, o planejamento operacional da corporação para a operação.
Também foi apresentado o novo sistema de monitoramento de ocorrências em tempo real desenvolvido pioneiramente pelo setor de Tecnologia de Informação da PMPB. O instrumento, lotado na intranet da Polícia Militar, está em funcionamento desde maio e subsidiou todo o planejamento do esquema de segurança das eleições 2012.

“Já temos condições de acompanhar em tempo real qualquer ocorrência registrada em um dos 223 municípios paraibanos e responder rapidamente com as ações necessárias”, garantiu o coordenador de Planejamento Operacional da PMPB, tenente coronel Onivan Elias. O comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, também destacou os benefícios que esse instrumento traz para a sociedade, já que ele aperfeiçoa a utilização dos recursos disponíveis pela corporação e proporciona a ocorrência de ações preventivas.

“O sistema também subsidiará o trabalho nos Centros de Comandos e Controle, onde todas as forças da segurança pública estarão articuladas durante o pleito, para promover a paz social. Detectado o problema, a resposta virá rapidamente de uma instituição ou de todas elas, já que essa integração é fundamental”, disse ele.

Funcionamento do sistema – Além do monitoramento das ocorrências em tempo real, o sistema desenvolvido pela Polícia Militar proporciona todo o suporte necessário para o bom funcionamento do policiamento durante as eleições. O sistema está abastecido com informações dos 223 municípios, com dados que vão desde a quantidade de eleitores e candidatos até os serviços sociais oferecidos em cada região (hospitais, delegacias) e as autoridades presentes na localidade (promotores, juízes, delegados).

No dia do pleito, em 7 de outubro, o sistema ficará acessível a todas as forças envolvidas na segurança do processo(Polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal, Exército e Bombeiros), por meio das três centrais de comando instaladas nas cidades polos (João Pessoa, Patos e Campina Grande). As sedes regionais concentrarão as ocorrências das suas respectivas microrregiões e terão a presença de um representante de cada força, além do juiz e do promotor eleitoral.
Polícia Civil
As cidades do interior paraibano receberão um reforço no contingente da Policia Civil durante as Eleições 2012. No domingo (7) um total de 1.300 agentes, escrivães e delegados  estarão de plantão durante o primeiro turno do pleito na Paraíba.  Os policiais de apoio foram organizados em 45 equipes com um delegado, um escrivão e dois agentes, que estarão distribuídos nas dez regionais de Polícia Civil (PC). Esses profissionais irão apoiar as equipes locais, garantindo a tranquilidade dos eleitores e inibindo os crimes eleitorais. 
O registro dos crimes eleitorais é de responsabilidade da Polícia Federal (PF) em João Pessoa, Campina Grande e Patos onde a instituição tem sede e fica a cargo da PC nas demais cidades paraibanas. “Contudo, por meio de um acordo, ficou decidido que o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) dos crimes de menor potencial ofensivo, a exemplo da ‘boca de urna’, serão lavrados pela Polícia Civil na Capital”, conta Gualberto.
Direto da redação com informações de PORTAL CORREIO. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma injeção de descaso, na “Saúde Pública” em Piancó-PB

Muito se diz; e se publica aos quatro ventos, que em Piancó, se faz saúde plena. Sabe-se das generosas verbas destinadas a esse fim pelo governo federal, infelizmente pelo grau de enfermidades que se consta na cidade, logicamente essas verbas parecem estar sendo aplicadas a outros fins;   Além das filas iniciadas nas madrugadas, no Consócio Intermunicipal de Saúde, para no dia seguinte aventurar a presença do médico, fala-se na falta de seringas no Hospital Regional Wenceslau Lopes.   Um exemplo desse descaso se registra na imagem do Sr. Francisco José do Nascimento, 50 anos, descamisado, morando de favores no interior de um quintal, sobrevivendo praticamente de esmolas e de algumas caridades; que há mais de vinte anos, carrega consigo a protuberância de um “CISTO” na região do pescoço, pesando cerca de 2 kg; que segundo o próprio declara: “vivo a sonhar com uma ação por parte da saúde pública do município, que possa realizar uma intervenção cirúrgica”. ...

Piancoense é expulso de churrascaria após passar 7 dias comendo

O vendedor ambulante Carlos Antonio (Minininho), de 48 anos, natural de Piancó, foi expulso ontem de uma churrascaria rodízio na cidade de Patos, depois de ter passado uma semana comendo sem parar. Minininho vinha resistindo a sair do restaurante, mas acabou sendo retirado à força por seguranças. Ele chamou a polícia e registrou queixa na delegacia dizendo que a churrascaria não informa que os clientes não podem dormir lá. "É propaganda enganosa porque eles dizem que você pode comer o quanto quiser, não há limite de horário para o cliente ficar na churrascaria escrito em lugar nenhum", disse ele. Segundo Antonio Garcia, gerente do lugar, Minininho chegou ao restaurante quando Adriano ainda era cogitado para a seleção e Lady Laura ainda era viva. Ele começou a comer até a hora do fechamento da casa, mas não quis ir embora. "Tentamos convencer, mas ele disse que só sairia à força", afirmou. Temendo um processo, a churrascaria acabou destacando um funci...

SERTÃO: Comissão do Senado estará na região da PB nesta quinta-feira

Os senadores membros da Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do rio São Francisco desembarcam na Paraíba, nesta quinta-feira (7), para visitar entre outras, as obras do lote 14 no túnel Cuncas I, em São José de Piranhas. A informação foi confirmada pelo autor do requerimento de criação da Comissão, senador Cícero Lucena (PSDB-PB). O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho também participará da comitiva e fará uma exposição aos senadores sobre o projeto de transposição do rio São Francisco. “Estamos preocupados com o abandono das obras. O que temos, neste início de 2013, são desculpas e explicações evasivas para obras abandonadas, muitas em franca deterioração, servindo de habitáculo para bodes e jumentos”, lamentou Cícero. - Com apenas 43% das obras concluídas, em boa parte graças à atuação do Exército nacional, no final do ano passado quatro dos nove lotes estavam paralisa...