Pular para o conteúdo principal

ENEM 2012: REDE PRIVADA DE ENSINO SE DESTACA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM).


Instituto federal aparece na 11ª colocação do ranking.
Colégios Motiva de João Pessoa e de Campina Grande foram destaques. 

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira (22) as notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio realizado no ano passado (Enem 2011). E as dez primeiras colocadas na Paraíba, são todas escolas privadas de João Pessoa e Campina Grande. São sete da capital paraibana e três da cidade do Agreste.

Os colégios Motiva de João Pessoa e de Campina Grande aparecem no topo do ranking, com médias gerais de 628,06 e 625,42, respectivamente. Para o diretor Karamuh Martins o resultado é recebido com enorme satisfação. “Isso tudo é fruto do trabalho de toda uma equipe comprometida. Nossos alunos conseguiram o desempenho baseado no aprendizado contínuo, desenvolvido ao longo dos anos na escola”, destacou.

A terceira colocação ficou com a Escola Virgem de Lourdes, a Lourdinas de Campina Grande, com média de 609,44. A lista segue com Evolução (JP), o antigo Risque Rabisque, com 603,14, Pio X (JP), com 597,4, João XXIII (JP), com 595,52, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, a Lourdinas (JP), com 593,79, Colégio Imaculada Conceição, o Colégio das Damas (CG), com 593,35, Pio XI (JP), com 591,05, e Geo Tambaú (JP), com 589,66.

As notas (veja no saiba mais) levam em conta as médias obtidas pelos alunos de cada escola que participaram do Enem em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática), e também na redação.

Só na 11ª colocação é possível encontrar uma instituição pública, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) campus João Pessoa, que teve uma média geral 584,98. A primeira escola estadual a aparecer no ranking está na 60ª colocação. O Sesquicentenário teve uma média geral de 524,12. Uma de administração municipal, a Padre Simão Fileto, de Cubati, só pode ser encontrada no 78° lugar. Ela teve uma nota geral de 505,82.

Fora das duas principais cidades do estado, se destacou a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, que ficou em 12° lugar no ranking da Paraíba com uma média de 576,62. No 14° lugar aparece a Escola Menino Jesus, de Pombal, com 572,24.

O critério utilizado para inclusão de uma escola na lista divulgada pelo MEC é o mesmo do sistema "Prova Brasil", apenas com unidades em que pelo menos 50% dos alunos matriculados e com o mínimo de dez alunos que estavam concluindo o ensino médio participaram do exame. Os números levam em consideração os dados do Censo Escolar. Na Paraíba, a lista tem 205 instituições.

Piores notas
As cinco escolas da Paraíba que registraram as piores médias gerais no Enem são públicas. A última no ranking foi a Escola Municipal Lídia Cabral de Sousa, da cidade de Aguiar, com 396,7.

A Escola Estadual de São Domingos, em São Domingo de Pombal, teve uma nota geral de 397,85. Em seguida, aparece a Escola Estadual São José Operário, de Joca Claudino (Santarém), com 412,96, Escola Estadual Professora Diva Guedes de Araújo, de Brejo dos Santos, com 418,3, e Escola Municipal José Herminio Bezerra Cabral, de Barra de Santana, com 419,43. 


Direto da redação com informações do G1-PB. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma injeção de descaso, na “Saúde Pública” em Piancó-PB

Muito se diz; e se publica aos quatro ventos, que em Piancó, se faz saúde plena. Sabe-se das generosas verbas destinadas a esse fim pelo governo federal, infelizmente pelo grau de enfermidades que se consta na cidade, logicamente essas verbas parecem estar sendo aplicadas a outros fins;   Além das filas iniciadas nas madrugadas, no Consócio Intermunicipal de Saúde, para no dia seguinte aventurar a presença do médico, fala-se na falta de seringas no Hospital Regional Wenceslau Lopes.   Um exemplo desse descaso se registra na imagem do Sr. Francisco José do Nascimento, 50 anos, descamisado, morando de favores no interior de um quintal, sobrevivendo praticamente de esmolas e de algumas caridades; que há mais de vinte anos, carrega consigo a protuberância de um “CISTO” na região do pescoço, pesando cerca de 2 kg; que segundo o próprio declara: “vivo a sonhar com uma ação por parte da saúde pública do município, que possa realizar uma intervenção cirúrgica”. ...

Piancoense é expulso de churrascaria após passar 7 dias comendo

O vendedor ambulante Carlos Antonio (Minininho), de 48 anos, natural de Piancó, foi expulso ontem de uma churrascaria rodízio na cidade de Patos, depois de ter passado uma semana comendo sem parar. Minininho vinha resistindo a sair do restaurante, mas acabou sendo retirado à força por seguranças. Ele chamou a polícia e registrou queixa na delegacia dizendo que a churrascaria não informa que os clientes não podem dormir lá. "É propaganda enganosa porque eles dizem que você pode comer o quanto quiser, não há limite de horário para o cliente ficar na churrascaria escrito em lugar nenhum", disse ele. Segundo Antonio Garcia, gerente do lugar, Minininho chegou ao restaurante quando Adriano ainda era cogitado para a seleção e Lady Laura ainda era viva. Ele começou a comer até a hora do fechamento da casa, mas não quis ir embora. "Tentamos convencer, mas ele disse que só sairia à força", afirmou. Temendo um processo, a churrascaria acabou destacando um funci...

SERTÃO: Comissão do Senado estará na região da PB nesta quinta-feira

Os senadores membros da Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do rio São Francisco desembarcam na Paraíba, nesta quinta-feira (7), para visitar entre outras, as obras do lote 14 no túnel Cuncas I, em São José de Piranhas. A informação foi confirmada pelo autor do requerimento de criação da Comissão, senador Cícero Lucena (PSDB-PB). O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho também participará da comitiva e fará uma exposição aos senadores sobre o projeto de transposição do rio São Francisco. “Estamos preocupados com o abandono das obras. O que temos, neste início de 2013, são desculpas e explicações evasivas para obras abandonadas, muitas em franca deterioração, servindo de habitáculo para bodes e jumentos”, lamentou Cícero. - Com apenas 43% das obras concluídas, em boa parte graças à atuação do Exército nacional, no final do ano passado quatro dos nove lotes estavam paralisa...