Pular para o conteúdo principal

Conheça as "Damas de ferro" do Brasil

Dia 8 de Março, dia internacional da mulher.

Donas de posições-chave no governo Dilma, mulheres de confiança ajudam presidente a comandar o Brasil


Primeira mulher a governar o País, Dilma põe elas para dirigir da Casa Civil até a Petrobras.


DILMA ROUSSEFF — A começar pela própria presidente, que se tornou a primeira mulher a comandar o Brasil em 2011. Assim que tomou posse, Dilma deixou claro que apostaria mais que os antecessores nas mulheres para governar.






GLEISI HOFFMANN — Um dos pilares do governo Dilma, a ministra-chefe da Casa Civil entrou em um momento conturbado no governo, em junho de 2011, quando substituiu Antonio Palocci — acusado de multiplicar seu patrimônio por 20 em apenas quatro anos. Gleisi é mulher do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e está licenciada do Senado Federa.



MIRIAM BELCHIOR — A atual ministra do Planejamento está no governo federal desde junho de 2004, quando era subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República. Em 2007, passou a ajudar a organizar o PAC (Projeto de Aceleração do Crescimento) ao lado da presidente Dilma Rousseff e, em 2010, com a saída dela, se tornou a coordenadora do PAC. Nome de confiança da presidente, Miriam está no Planejamento desde o início do governo Dilma, em janeiro de 2011.


GRAÇA FOSTER — A atual presidente da Petrobras sucedeu José Sergio Gabrielli e assumiu o posto em fevereiro de 2012. Na ocasião, a presidente Dilma esteve na cerimônia e encheu a bola de Graça: "Eu venho na condição de primeira presidente do Brasil para assistir à posse da primeira mulher presidente de uma companhia deste porte" .





IDELI SALVATTI — No início do governo Dilma, Ideli foi ministra da Pesca entre janeiro e junho de 2011. Uma das fundadoras do PT (Partido dos Trabalhadores), Ideli se tornou ministra das Relações Institucionais logo em seguida e, atualmente, é uma das damas de ferro do governo Dilma.




HELENA CHAGAS — A ministra da Secretaria de Comunicação Social chegou ao cargo naturalmente, já que coordenou a comunicação da campanha eleitoral de Dilma Rousseff ao Planalto em 2010. Em janeiro de 2011, tomou posse e até participou da primeira viagem internacional de Dilma como presidente da República.




TEREZA CAMPELLO — A atual ministra do Desenvolvimento Social foi uma das protagonistas da equipe que colocou em operação o Programa Bolsa Família no governo Lula. Tereza trabalhou com a presidente Dilma Rousseff no Rio Grande do Sul e assumiu o ministério com a chegada de Dilma ao poder.





IZABELLA TEIXEIRA — Substituta de Carlos Minc, que saiu em abril de 2010 ainda no governo Lula, Izabella Teixeira foi mantida no Ministério do Meio Ambiente pela presidente Dilma Rousseff. Brasiliense, Izabella é bióloga, mestre em Planejamento Energético e doutora em Planejamento Ambiental pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).


LUIZA BAIRROS - Ministra de Estado Chefe da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial). Uma das principais líderes do movimento negro no Brasil, Luiza tomou posse em janeiro de 2011 a pedido de Dilma.






MARTA SUPLICY — A atual ministra da Cultura substituiu Ana de Hollanda na pasta em setembro de 2012. A chegada de Marta, senadora licenciada, ao ministério ocorreu depois que ela declarou seu apoio à candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. Marta tem no currículo um mandato como prefeita da capital paulista, outro de deputada federal e o comando do Ministério do Turismo do governo Lula entre 2007 e 2008.



ELEONORA MENICUCCI — Após passar três anos presa pela ditadura militar, entre 1971 e 1973, a atual ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres desenvolveu a partir de então sua militância feminista. Eleonora entrou no governo em fevereiro de 2012, ao substituir outra mulher, Iriny Lopes.






MARIA DO ROSÁRIO — A ministra da Secretaria de Direitos Humanos está no cargo desde janeiro de 2011, quando se iniciou o governo Dilma.







ROSA WEBER — A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber foi indicada pela presidente Dilma Rousseff em novembro de 2011. Rosa tinha no currículo vários casos em que defendeu as minorias, perfil que agradou à presidente Dilma. 






Direto da redação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma injeção de descaso, na “Saúde Pública” em Piancó-PB

Muito se diz; e se publica aos quatro ventos, que em Piancó, se faz saúde plena. Sabe-se das generosas verbas destinadas a esse fim pelo governo federal, infelizmente pelo grau de enfermidades que se consta na cidade, logicamente essas verbas parecem estar sendo aplicadas a outros fins;   Além das filas iniciadas nas madrugadas, no Consócio Intermunicipal de Saúde, para no dia seguinte aventurar a presença do médico, fala-se na falta de seringas no Hospital Regional Wenceslau Lopes.   Um exemplo desse descaso se registra na imagem do Sr. Francisco José do Nascimento, 50 anos, descamisado, morando de favores no interior de um quintal, sobrevivendo praticamente de esmolas e de algumas caridades; que há mais de vinte anos, carrega consigo a protuberância de um “CISTO” na região do pescoço, pesando cerca de 2 kg; que segundo o próprio declara: “vivo a sonhar com uma ação por parte da saúde pública do município, que possa realizar uma intervenção cirúrgica”. ...

Piancoense é expulso de churrascaria após passar 7 dias comendo

O vendedor ambulante Carlos Antonio (Minininho), de 48 anos, natural de Piancó, foi expulso ontem de uma churrascaria rodízio na cidade de Patos, depois de ter passado uma semana comendo sem parar. Minininho vinha resistindo a sair do restaurante, mas acabou sendo retirado à força por seguranças. Ele chamou a polícia e registrou queixa na delegacia dizendo que a churrascaria não informa que os clientes não podem dormir lá. "É propaganda enganosa porque eles dizem que você pode comer o quanto quiser, não há limite de horário para o cliente ficar na churrascaria escrito em lugar nenhum", disse ele. Segundo Antonio Garcia, gerente do lugar, Minininho chegou ao restaurante quando Adriano ainda era cogitado para a seleção e Lady Laura ainda era viva. Ele começou a comer até a hora do fechamento da casa, mas não quis ir embora. "Tentamos convencer, mas ele disse que só sairia à força", afirmou. Temendo um processo, a churrascaria acabou destacando um funci...

SERTÃO: Comissão do Senado estará na região da PB nesta quinta-feira

Os senadores membros da Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do rio São Francisco desembarcam na Paraíba, nesta quinta-feira (7), para visitar entre outras, as obras do lote 14 no túnel Cuncas I, em São José de Piranhas. A informação foi confirmada pelo autor do requerimento de criação da Comissão, senador Cícero Lucena (PSDB-PB). O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho também participará da comitiva e fará uma exposição aos senadores sobre o projeto de transposição do rio São Francisco. “Estamos preocupados com o abandono das obras. O que temos, neste início de 2013, são desculpas e explicações evasivas para obras abandonadas, muitas em franca deterioração, servindo de habitáculo para bodes e jumentos”, lamentou Cícero. - Com apenas 43% das obras concluídas, em boa parte graças à atuação do Exército nacional, no final do ano passado quatro dos nove lotes estavam paralisa...