Pular para o conteúdo principal

AGORA NA PB: Protestos pela redução das passagens acontece nesta quinta em João Pessoa

Está programada para a próxima quinta-feira, 20, uma manifestação contra o aumento das tarifas do transporte público em João Pessoa. Intitulado “João Pessoa Avante”, os protestos terão início às 16h, próximo ao horário de pico, com concentração no Liceu Paraibano, de onde seguirão para o anel interno da Lagoa e a Avenida Epitácio Pessoa. As convocações estão ocorrendo nas redes sociais e até o fechamento desta edição, 9.743 pessoas tinham confirmado presença no manifesto.

De acordo com André Feitosa, um dos organizadores, entre as razões para a manifestação na Capital destacam-se a qualidade insatisfatória dos serviços, tais como ônibus lotados, frota insuficiente, e grande tempo de espera. “A redução nas passagens de ônibus é possível em decorrência da dispensa provocada pela isenção dos impostos determinada pelo Governo Federal na semana passada. Por isso, o movimento vem batalhando pela redução da tarifa”, explicou.

AETC-JP

O diretor-executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, esclarece em coluna publicada hoje, na página A6, que “a desoneração promovida pelo governo federal, isentando o transporte coletivo do PIS e do Cofins, não é suficiente, sozinha, para propiciar a imediata redução tarifária”.

Paraibanos aderem a protestos

As manifestações que eclodiram em São Paulo e se espalharam pelo Brasil agora ganham o mundo, com ajuda de paraibanos. Neste domingo (16) brasileiros em 28 grandes cidades, incluindo paraibanos, começaram a realizar protestos em apoio aos manifestantes paulistas. Procurando um foco, os atos em defesa dos direitos civis ainda misturam euforia com uma difusa indignação. Em João Pessoa o movimento acontece nesta quinta-feira, com concentração em frente ao Liceu Paraibano.

As atividades que começaram ontem e que seguirão durante toda a semana, atingem cidades como Paris, Madrid, Lisboa, Londres, Berlim, Toronto, Cidade do México, Buenos Aires, Tokyo e Sidney, por exemplo. Sem precedentes recentes de uma mobilização desse porte e com tamanha repercussão, os jovens que organizam o evento fazem questão de caracteriza-lo como sendo apartidário. 

Em Dublin, capital da Irlanda – onde, segundo o Itamaraty, vivem 15 mil brasileiros, o ato combinado pelas redes sociais foi pacífico e contou com a participação de cerca de 500 pessoas. A concentração ocorreu ao lado do Spire, monumento com 200 metros de altura, conhecido por ser o maior monumento do mundo. Denominado “Brazilian Awakening Dublin”, (algo como ‘Acorda, Brasil’, em uma livre tradução), o evento chamou a atenção dos moradores e turistas que passaram pelo local.

Sob os 14°C da primavera europeia, o casal de estudantes paraibanos, Shirley Luanna e Edson Genuíno, fez questão de participar da manifestação. “O aumento da passagem do ônibus é só uma ponta do iceberg. As pessoas estão revoltadas por serem tão exploradas, por ganharem tão pouco, por como a polícia reagiu contra a manifestação”, afirma a estudante de 25 anos. 

Há dois meses em Dublin, o pessoense Edson Genuíno diz que sair às ruas hoje foi a forma de ajudar ao povo brasileiro. “Apesar de eu não estar no Brasil e de isso ter acontecido em São Paulo, distante de onde eu moro, é nesse país que eu vivo. Estamos aqui para mostrar para o mundo que nós também nos incomodamos com o que está acontecendo lá”, declarou.

Para ser realizada, a manifestação precisou ser aprovada pela polícia irlandesa. Inicialmente programa para ser uma passeata em direção a embaixada brasileira, o pedido foi negado pelas autoridades que determinaram que o evento ficasse restrito ao canteiro central da principal Avenida da Irlanda e que durasse apenas duas horas.

Foco

Com caras pintadas, os jovens mostravam cartazes que deixavam explicitas a vontade de fazer algo pelo país, mas que não escondiam a falta de coordenação e suas ideias confusas. Havia faixas contra a inflação e contra a PEC 37 e também queixas sobre os gastos com a Copa do Mundo no Brasil.

Direto da redação com informações do CORREIO DA PARAÍBA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma injeção de descaso, na “Saúde Pública” em Piancó-PB

Muito se diz; e se publica aos quatro ventos, que em Piancó, se faz saúde plena. Sabe-se das generosas verbas destinadas a esse fim pelo governo federal, infelizmente pelo grau de enfermidades que se consta na cidade, logicamente essas verbas parecem estar sendo aplicadas a outros fins;   Além das filas iniciadas nas madrugadas, no Consócio Intermunicipal de Saúde, para no dia seguinte aventurar a presença do médico, fala-se na falta de seringas no Hospital Regional Wenceslau Lopes.   Um exemplo desse descaso se registra na imagem do Sr. Francisco José do Nascimento, 50 anos, descamisado, morando de favores no interior de um quintal, sobrevivendo praticamente de esmolas e de algumas caridades; que há mais de vinte anos, carrega consigo a protuberância de um “CISTO” na região do pescoço, pesando cerca de 2 kg; que segundo o próprio declara: “vivo a sonhar com uma ação por parte da saúde pública do município, que possa realizar uma intervenção cirúrgica”. ...

Piancoense é expulso de churrascaria após passar 7 dias comendo

O vendedor ambulante Carlos Antonio (Minininho), de 48 anos, natural de Piancó, foi expulso ontem de uma churrascaria rodízio na cidade de Patos, depois de ter passado uma semana comendo sem parar. Minininho vinha resistindo a sair do restaurante, mas acabou sendo retirado à força por seguranças. Ele chamou a polícia e registrou queixa na delegacia dizendo que a churrascaria não informa que os clientes não podem dormir lá. "É propaganda enganosa porque eles dizem que você pode comer o quanto quiser, não há limite de horário para o cliente ficar na churrascaria escrito em lugar nenhum", disse ele. Segundo Antonio Garcia, gerente do lugar, Minininho chegou ao restaurante quando Adriano ainda era cogitado para a seleção e Lady Laura ainda era viva. Ele começou a comer até a hora do fechamento da casa, mas não quis ir embora. "Tentamos convencer, mas ele disse que só sairia à força", afirmou. Temendo um processo, a churrascaria acabou destacando um funci...

SERTÃO: Comissão do Senado estará na região da PB nesta quinta-feira

Os senadores membros da Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do rio São Francisco desembarcam na Paraíba, nesta quinta-feira (7), para visitar entre outras, as obras do lote 14 no túnel Cuncas I, em São José de Piranhas. A informação foi confirmada pelo autor do requerimento de criação da Comissão, senador Cícero Lucena (PSDB-PB). O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho também participará da comitiva e fará uma exposição aos senadores sobre o projeto de transposição do rio São Francisco. “Estamos preocupados com o abandono das obras. O que temos, neste início de 2013, são desculpas e explicações evasivas para obras abandonadas, muitas em franca deterioração, servindo de habitáculo para bodes e jumentos”, lamentou Cícero. - Com apenas 43% das obras concluídas, em boa parte graças à atuação do Exército nacional, no final do ano passado quatro dos nove lotes estavam paralisa...