Pular para o conteúdo principal

PB: Comércio fechará uma hora antes dos protestos e efetivo da PM é reforçado na capital

Mais de 10 mil manifestantes são esperados no protesto que ocorre nesta quinta-feira (20), em João Pessoa. A Câmara dos Dirigentes Lojistas da Capital paraibana (CDL) emitiu nesta quarta-feira (19) uma nota orientando os comerciantes do Centro a antecipar o fechamento dos estabelecimentos às 15h. A concentração do movimento está marcada às 16h.

A CDL acredita que o protesto será pacífico, mas recomenda o fechamento do comércio por "cautela". Apesar disso, a entidade orienta que os comerciantes devem liberar os comerciários que queiram se engajar no movimento.

A Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública do Estado vai monitorar todas as ações através de câmeras móveis ou instaladas em locais fixos. "No caso de desordem ou crimes, a Polícia tem também uma estratégia montada", disse o secretário Cláudio Lima.

A Secretaria de Segurança promete não reprimir o movimento denominado 'João Pessoa, avante', que tem como principais organizadores estudantes universitários. O secretário Cláudio Lima disse que a determinação é garantir uma manifestação de forma pacífica. A segurança das cidades onde ocorrerão protestos será reforçada com o deslocamento de tropas de onde não têm manifestações agendadas. Na Capital todo o efetivo da PM será mobilizado. O secretário não revela o número de homens que farão a segurança.

Michel Rodrigues, um dos representantes do movimento 'João Pessoa, avante' denunciou que nas redes sociais surgiram informações de que facções criminosas aproveitariam para se infiltrar nos protestos de João Pessoa. O secretário Claudio Lima de segurança nega essa informação. Os coordenadores do movimento repetem nas redes sociais apelos para que a manifestação ocorra de forma pacífica e sem depredação do patrimônio público.

A convocação do protesto foi feita pelas redes sociais. Numa página do Facebook, até as 14h, mais de 30,6 mil já haviam confirmado presença no movimento. O manifesto está marcado para as 16h desta quinta (20) com concentração na frente do Lyceu Paraibano. Os participantes irão marchar para o Parque Solon de Lucena e em seguida seguirão para a Avenida Epitácio Pessoa.

A previsão de público no evento foi feito pelos universitários Israel Lucena e Emanuel Reis, que se intitulam representantes do movimento. Também está previsto um protesto para Campina Grande, segundo maior cidade da Paraíba, na tarde desta quinta. Nas cidades de Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e (região metropolitana de João Pessoa) também devem ocorrer manifestações. Em Patos (no Alto sertão), a convocação foi feita para o próximo sábado.

A Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB) anunciou um plantão para atender casos que envolvam excesso de força policial que impeçam o direito à livre manifestação.

Na terça-feira (18), o prefeito Luciano Cartaxo (PT) anunciou a redução de R$ 0,10 no preço da tarifa dos transportes públicos, a partir de 1º de julho. Para isso, a prefeitura abriu mão do 'preço público', imposto municipal que incide em 0,5% no valor da passagem. Com a renúncia fiscal, o município calcula que deixa de arrecadar mensalmente em torno de R$ 100 mil.O prefeito petista garantiu que a redução no preço da passagem não foi uma estratégia para tentar esvaziar o movimento agendado para esta quinta.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) reuniu a cúpula da Segurança, que traçou um plano para acompanhar as manifestações. Ele garante que a Polícia Militar estará desarmada e elogiou os eventos semelhantes que se espalharam pelo país. “Eu recomendo à Polícia para não usar armas, para garantir o direito de manifestação de quem quer que seja. Ao mesmo tempo, tem que proteger o patrimônio público e privado, porque o direito de um termina quando começa o do próximo”, disse.



Direto da redação com informações de  Hermes de Luna e Alisson Correia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma injeção de descaso, na “Saúde Pública” em Piancó-PB

Muito se diz; e se publica aos quatro ventos, que em Piancó, se faz saúde plena. Sabe-se das generosas verbas destinadas a esse fim pelo governo federal, infelizmente pelo grau de enfermidades que se consta na cidade, logicamente essas verbas parecem estar sendo aplicadas a outros fins;   Além das filas iniciadas nas madrugadas, no Consócio Intermunicipal de Saúde, para no dia seguinte aventurar a presença do médico, fala-se na falta de seringas no Hospital Regional Wenceslau Lopes.   Um exemplo desse descaso se registra na imagem do Sr. Francisco José do Nascimento, 50 anos, descamisado, morando de favores no interior de um quintal, sobrevivendo praticamente de esmolas e de algumas caridades; que há mais de vinte anos, carrega consigo a protuberância de um “CISTO” na região do pescoço, pesando cerca de 2 kg; que segundo o próprio declara: “vivo a sonhar com uma ação por parte da saúde pública do município, que possa realizar uma intervenção cirúrgica”. ...

Piancoense é expulso de churrascaria após passar 7 dias comendo

O vendedor ambulante Carlos Antonio (Minininho), de 48 anos, natural de Piancó, foi expulso ontem de uma churrascaria rodízio na cidade de Patos, depois de ter passado uma semana comendo sem parar. Minininho vinha resistindo a sair do restaurante, mas acabou sendo retirado à força por seguranças. Ele chamou a polícia e registrou queixa na delegacia dizendo que a churrascaria não informa que os clientes não podem dormir lá. "É propaganda enganosa porque eles dizem que você pode comer o quanto quiser, não há limite de horário para o cliente ficar na churrascaria escrito em lugar nenhum", disse ele. Segundo Antonio Garcia, gerente do lugar, Minininho chegou ao restaurante quando Adriano ainda era cogitado para a seleção e Lady Laura ainda era viva. Ele começou a comer até a hora do fechamento da casa, mas não quis ir embora. "Tentamos convencer, mas ele disse que só sairia à força", afirmou. Temendo um processo, a churrascaria acabou destacando um funci...

SERTÃO: Comissão do Senado estará na região da PB nesta quinta-feira

Os senadores membros da Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do rio São Francisco desembarcam na Paraíba, nesta quinta-feira (7), para visitar entre outras, as obras do lote 14 no túnel Cuncas I, em São José de Piranhas. A informação foi confirmada pelo autor do requerimento de criação da Comissão, senador Cícero Lucena (PSDB-PB). O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho também participará da comitiva e fará uma exposição aos senadores sobre o projeto de transposição do rio São Francisco. “Estamos preocupados com o abandono das obras. O que temos, neste início de 2013, são desculpas e explicações evasivas para obras abandonadas, muitas em franca deterioração, servindo de habitáculo para bodes e jumentos”, lamentou Cícero. - Com apenas 43% das obras concluídas, em boa parte graças à atuação do Exército nacional, no final do ano passado quatro dos nove lotes estavam paralisa...