Pular para o conteúdo principal

Após apagão, fornecimento de energia e água é normalizado em toda Paraíba

Todos os 223 municípios paraibanos já voltaram à normalidade do fornecimento de energia e do abastecimento de água, interrompidos por mais de quatro horas, na tarde desta quarta-feira (28), por conta do apagão que deixou às escuras todos os estados da regiçao Nordeste. De acordo com a Energisa, 100% dos municípios paraibanos tiveram a energia normalizada até às 18h40 desta quarta. A Cagepa informou que restabeleceu o fornecimento de água até às 22h00.  

O fornecimento de água na Paraíba foi atingido devido ao apagão e alguns bairros de João Pessoa e Campina Grande, assim como várias cidades no Estado, foram prejudicados. A Companhia de Água e Esgoto da Paraíba explicou em nota que  o retorno do abastecimento foi sendo aos poucos, porque as bombas demoram a funcionar em 100% de suas capacidades.
 
O Ministério de Minas e Energia informou, que o ‘apagão’ iniciado às 15h27, desta quarta-feira, foi provocado por queimadas e consequente desligamento da linha de transmissão de 500 KV Ribeiro Gonçalves no município de São João do Piauí, distante a 516 quilômetros da capital Teresina.

“Na sequência, também devido a queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí, circuito 1, da Taesa, empresa controlada pela Cemig, configurando, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), uma contingência dupla, causando a separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN)”, explicou o informativo.

De acordo com a Energisa, a interrupção de energia foi decorrente de problemas no Sistema Interligado Nacional de Geração e Transmissão de Energia, que atingiu todos os estados da Região Nordeste do País.
 
Aos poucos, a partir das 16h40, a energia foi sendo reativada em alguns bairros de João Pessoa, Capital paraibana. A assessoria da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) informou que o apagão foi provocado por uma empresa particular de energia elétrica durante o pico de alto intercâmbio de energia para o Nordeste. A paralisação no abastecimento de energia foi considerada de grande porte.

O trânsito na cidade ficou complicado, com todos os sinais apagados. Na avenida Ruy Carneiro em João Pessoa, um carro da polícia se envolveu em um acidente com outro veículo. Minutos depois outra colisão entre um caminhão e um carro foi registrada a poucos metros do primeiro caso, ou seja, na mesma avenida. 

Em Campina Grande, o fornecimento de energia voltou em apenas alguns bairros, a exemplo do Catolé. Já os municípios de Itabaiana e Alagoinhas ainda se encontram às escuras. De acordo com o rádio patrulha da Cagepa, Fábio Bernardo, a interrupção se deve também a escassez de água nos reservatórios que abastece tais regiões.

“Na Paraíba, o fornecimento de energia está sendo normalizado de forma gradativa, entretanto algumas cidades ainda continuam sem energia. O problema é alguns reservatórios já têm mais tanta água como antes, dificultando a produção imediata”, explicou."É importante que a população se atente no gasto desnecessário para evitar outros casos como este", concluiu.

A Energisa informou ainda que a prioridade é solucionar o problema com um remanejamento da carga elétrica para restabelecer o abastecimento, para depois averiguar as causas do apagão. 

Às 16h50 já haviam registros de retorno da energia em bairros da capital paraibana, como Treze de Maio (região Norte da cidade), Tambaú (na orla), Castelo Branco (região Sul) e no Centro da cidade. Os semáforos também voltaram a funcionar nas duas principais avenidas de João Pessoa - Epitácio Pessoa e Beira Rio. 

Direto da redação com informações de Hermes de Luna e Naira Di Lorenzo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme 'Os Dez Mandamentos' ultrapassa a marca de 400 mil ingressos vendidos na pré-venda em seis dias

Reprodução Longa bateu a marca em seis dias, recorde absoluto na história do cinema no Brasil. O fenômeno da televisão chegará aos cinemas quebrando marcas. É o que indicam os números da venda antecipada de ingressos do épico Os Dez Mandamentos - O Filme, iniciada dia 1º de janeiro.

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

Rio Piancó amanhece com cheia após chuvas na região

FOTO: Wenceslau Pereira O Rio Piancó amanheceu esta sexta-feira (8) com muita água descendo seu curso pela região. Isso depois da forte chuva caída na noite de ontem, na microrregião polarizada por Conceição.  Cenário que reacende a esperança do povo sofrido, que vem enfrentando longa seca. A população começa a alegrar-se com a cheia que toma conta do rio - único federal no estado da Paraíba.