Pular para o conteúdo principal

Após apagão, fornecimento de energia e água é normalizado em toda Paraíba

Todos os 223 municípios paraibanos já voltaram à normalidade do fornecimento de energia e do abastecimento de água, interrompidos por mais de quatro horas, na tarde desta quarta-feira (28), por conta do apagão que deixou às escuras todos os estados da regiçao Nordeste. De acordo com a Energisa, 100% dos municípios paraibanos tiveram a energia normalizada até às 18h40 desta quarta. A Cagepa informou que restabeleceu o fornecimento de água até às 22h00.  

O fornecimento de água na Paraíba foi atingido devido ao apagão e alguns bairros de João Pessoa e Campina Grande, assim como várias cidades no Estado, foram prejudicados. A Companhia de Água e Esgoto da Paraíba explicou em nota que  o retorno do abastecimento foi sendo aos poucos, porque as bombas demoram a funcionar em 100% de suas capacidades.
 
O Ministério de Minas e Energia informou, que o ‘apagão’ iniciado às 15h27, desta quarta-feira, foi provocado por queimadas e consequente desligamento da linha de transmissão de 500 KV Ribeiro Gonçalves no município de São João do Piauí, distante a 516 quilômetros da capital Teresina.

“Na sequência, também devido a queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí, circuito 1, da Taesa, empresa controlada pela Cemig, configurando, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), uma contingência dupla, causando a separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN)”, explicou o informativo.

De acordo com a Energisa, a interrupção de energia foi decorrente de problemas no Sistema Interligado Nacional de Geração e Transmissão de Energia, que atingiu todos os estados da Região Nordeste do País.
 
Aos poucos, a partir das 16h40, a energia foi sendo reativada em alguns bairros de João Pessoa, Capital paraibana. A assessoria da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) informou que o apagão foi provocado por uma empresa particular de energia elétrica durante o pico de alto intercâmbio de energia para o Nordeste. A paralisação no abastecimento de energia foi considerada de grande porte.

O trânsito na cidade ficou complicado, com todos os sinais apagados. Na avenida Ruy Carneiro em João Pessoa, um carro da polícia se envolveu em um acidente com outro veículo. Minutos depois outra colisão entre um caminhão e um carro foi registrada a poucos metros do primeiro caso, ou seja, na mesma avenida. 

Em Campina Grande, o fornecimento de energia voltou em apenas alguns bairros, a exemplo do Catolé. Já os municípios de Itabaiana e Alagoinhas ainda se encontram às escuras. De acordo com o rádio patrulha da Cagepa, Fábio Bernardo, a interrupção se deve também a escassez de água nos reservatórios que abastece tais regiões.

“Na Paraíba, o fornecimento de energia está sendo normalizado de forma gradativa, entretanto algumas cidades ainda continuam sem energia. O problema é alguns reservatórios já têm mais tanta água como antes, dificultando a produção imediata”, explicou."É importante que a população se atente no gasto desnecessário para evitar outros casos como este", concluiu.

A Energisa informou ainda que a prioridade é solucionar o problema com um remanejamento da carga elétrica para restabelecer o abastecimento, para depois averiguar as causas do apagão. 

Às 16h50 já haviam registros de retorno da energia em bairros da capital paraibana, como Treze de Maio (região Norte da cidade), Tambaú (na orla), Castelo Branco (região Sul) e no Centro da cidade. Os semáforos também voltaram a funcionar nas duas principais avenidas de João Pessoa - Epitácio Pessoa e Beira Rio. 

Direto da redação com informações de Hermes de Luna e Naira Di Lorenzo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma injeção de descaso, na “Saúde Pública” em Piancó-PB

Muito se diz; e se publica aos quatro ventos, que em Piancó, se faz saúde plena. Sabe-se das generosas verbas destinadas a esse fim pelo governo federal, infelizmente pelo grau de enfermidades que se consta na cidade, logicamente essas verbas parecem estar sendo aplicadas a outros fins;   Além das filas iniciadas nas madrugadas, no Consócio Intermunicipal de Saúde, para no dia seguinte aventurar a presença do médico, fala-se na falta de seringas no Hospital Regional Wenceslau Lopes.   Um exemplo desse descaso se registra na imagem do Sr. Francisco José do Nascimento, 50 anos, descamisado, morando de favores no interior de um quintal, sobrevivendo praticamente de esmolas e de algumas caridades; que há mais de vinte anos, carrega consigo a protuberância de um “CISTO” na região do pescoço, pesando cerca de 2 kg; que segundo o próprio declara: “vivo a sonhar com uma ação por parte da saúde pública do município, que possa realizar uma intervenção cirúrgica”. ...

Piancoense é expulso de churrascaria após passar 7 dias comendo

O vendedor ambulante Carlos Antonio (Minininho), de 48 anos, natural de Piancó, foi expulso ontem de uma churrascaria rodízio na cidade de Patos, depois de ter passado uma semana comendo sem parar. Minininho vinha resistindo a sair do restaurante, mas acabou sendo retirado à força por seguranças. Ele chamou a polícia e registrou queixa na delegacia dizendo que a churrascaria não informa que os clientes não podem dormir lá. "É propaganda enganosa porque eles dizem que você pode comer o quanto quiser, não há limite de horário para o cliente ficar na churrascaria escrito em lugar nenhum", disse ele. Segundo Antonio Garcia, gerente do lugar, Minininho chegou ao restaurante quando Adriano ainda era cogitado para a seleção e Lady Laura ainda era viva. Ele começou a comer até a hora do fechamento da casa, mas não quis ir embora. "Tentamos convencer, mas ele disse que só sairia à força", afirmou. Temendo um processo, a churrascaria acabou destacando um funci...

SERTÃO: Comissão do Senado estará na região da PB nesta quinta-feira

Os senadores membros da Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do rio São Francisco desembarcam na Paraíba, nesta quinta-feira (7), para visitar entre outras, as obras do lote 14 no túnel Cuncas I, em São José de Piranhas. A informação foi confirmada pelo autor do requerimento de criação da Comissão, senador Cícero Lucena (PSDB-PB). O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho também participará da comitiva e fará uma exposição aos senadores sobre o projeto de transposição do rio São Francisco. “Estamos preocupados com o abandono das obras. O que temos, neste início de 2013, são desculpas e explicações evasivas para obras abandonadas, muitas em franca deterioração, servindo de habitáculo para bodes e jumentos”, lamentou Cícero. - Com apenas 43% das obras concluídas, em boa parte graças à atuação do Exército nacional, no final do ano passado quatro dos nove lotes estavam paralisa...