Pular para o conteúdo principal

Indices de transparência das gestões revelam avanços, mas 15 municípios da Paraíba ficam com nota zero; Piancó fica em 12º lugar

Os dados são claros. Há uma evidente evolução dos índices de transparência das gestões municipais da Paraíba, mas ainda há o que se fazer. 

Esse desafio da gestão pública, cobrada pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fábio Nogueira, juntamente com outros representantes das instituições que integram o Focco (Fórum de Combate à Corrupção), tem que ser perseguido cada vez mais pela sociedade.

Ela está mais atenta, mas exigente e acompanha com sua lupa cada vez mais o uso do erário. Os índices de transparência disponibilizados na home do Portal do Tribunal de Contas do Estado servem de alerta aos gestores. Trazem uma grata surpresa por termos quatro municípios do Sertão entre os seis primeiros mais bem avaliados pelo Focco em notas que variam de zero a 10.

Na liderança aparece Santa Luzia (6,35), seguido de Pombal(6,33) e João Pessoa (6,33). Depois surgem Nova Olinda (6,31), São José de Espinharas (6,31) e Campina Grande (6,22).

Completam o ranking dos 15 primeiros os municípios de Cuitegi (6,15), São Mamede (6,13), Cabedelo (6,07), Patos (6,05), Pedra Branca (6,04), Piancó (6,04), Araruna (6,04), Santa Inês (6,00) e Santa Rita (5,93).

A nota triste dessa avaliação é que 15 municípios tiraram nota zero. Na outra ponta do ranking, os piores avaliados são Algodão de Jandaíra, Riachão do Bacamarte, Alcantil, Junco do Seridó, Santa Cecília, Serra Redonda, Belém do Brejo do Cruz, Fagundes, Cacimba de Dentro, Boqueirão, Caaporã, Conde, Itabaiana, São Bento e Esperança.

A Lei Complementar nº 131/2013 passou a obrigar os municípios com uma população abaixo de 50 mil habitantes a também disponibilizar as informações financeiras e orçamentárias em tempo real na internet. ''Essa realidade sinalizou aos órgãos de controle a necessidade de um maior acompanhamento, passando a existir um Grupo de Trabalho do Focco/PB com a função de acompanhar a transparência disponibilizada.

O GT de Transparência do Focco, formado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB), Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Estado (CGE), Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas da União (TCU), deliberou por um levantamento com todos os municípios do estado da Paraíba. No período de 12/11/2013 a 02/12/2013, na sede do TCE/PB, passou a se reunir servidores do próprio tribunal (TCE/PB), da CGU e do MPPB, com intuito de realizar o levantamento”, diz o relatório divulgado nesta segunda à tarde.

De acordo com o relatório, percebe-se que com a atuação dos órgãos de controle, mais notadamente do TCE/PB, MPPB, MPF, CGU e TCU, passou a existir uma evolução do cenário estadual, passando os municípios a apresentarem uma maior preocupação com a disponibilização de um canal de comunicação com a população, proporcionando também um melhor acesso à informação pública.

O ideal é que as gestões públicas trabalhem, independentemente de qual posição estiverem nesse ranking, no sentido de melhorarem seus desempenhos e, consequentemente, as médias no índice de transparência, que são compostas pelas notas para os quesitos de ‘Conteúdo’, ‘Série histórica e atualização’ e ‘Usabilidade’. Quanto mais alta a média, maior o índice de transparência da gestão pública e mais amplo o controle social.

Direto da Redação do Piancó Notícias com informações de Hermes de Luna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma injeção de descaso, na “Saúde Pública” em Piancó-PB

Muito se diz; e se publica aos quatro ventos, que em Piancó, se faz saúde plena. Sabe-se das generosas verbas destinadas a esse fim pelo governo federal, infelizmente pelo grau de enfermidades que se consta na cidade, logicamente essas verbas parecem estar sendo aplicadas a outros fins;   Além das filas iniciadas nas madrugadas, no Consócio Intermunicipal de Saúde, para no dia seguinte aventurar a presença do médico, fala-se na falta de seringas no Hospital Regional Wenceslau Lopes.   Um exemplo desse descaso se registra na imagem do Sr. Francisco José do Nascimento, 50 anos, descamisado, morando de favores no interior de um quintal, sobrevivendo praticamente de esmolas e de algumas caridades; que há mais de vinte anos, carrega consigo a protuberância de um “CISTO” na região do pescoço, pesando cerca de 2 kg; que segundo o próprio declara: “vivo a sonhar com uma ação por parte da saúde pública do município, que possa realizar uma intervenção cirúrgica”. ...

Piancoense é expulso de churrascaria após passar 7 dias comendo

O vendedor ambulante Carlos Antonio (Minininho), de 48 anos, natural de Piancó, foi expulso ontem de uma churrascaria rodízio na cidade de Patos, depois de ter passado uma semana comendo sem parar. Minininho vinha resistindo a sair do restaurante, mas acabou sendo retirado à força por seguranças. Ele chamou a polícia e registrou queixa na delegacia dizendo que a churrascaria não informa que os clientes não podem dormir lá. "É propaganda enganosa porque eles dizem que você pode comer o quanto quiser, não há limite de horário para o cliente ficar na churrascaria escrito em lugar nenhum", disse ele. Segundo Antonio Garcia, gerente do lugar, Minininho chegou ao restaurante quando Adriano ainda era cogitado para a seleção e Lady Laura ainda era viva. Ele começou a comer até a hora do fechamento da casa, mas não quis ir embora. "Tentamos convencer, mas ele disse que só sairia à força", afirmou. Temendo um processo, a churrascaria acabou destacando um funci...

SERTÃO: Comissão do Senado estará na região da PB nesta quinta-feira

Os senadores membros da Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do rio São Francisco desembarcam na Paraíba, nesta quinta-feira (7), para visitar entre outras, as obras do lote 14 no túnel Cuncas I, em São José de Piranhas. A informação foi confirmada pelo autor do requerimento de criação da Comissão, senador Cícero Lucena (PSDB-PB). O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho também participará da comitiva e fará uma exposição aos senadores sobre o projeto de transposição do rio São Francisco. “Estamos preocupados com o abandono das obras. O que temos, neste início de 2013, são desculpas e explicações evasivas para obras abandonadas, muitas em franca deterioração, servindo de habitáculo para bodes e jumentos”, lamentou Cícero. - Com apenas 43% das obras concluídas, em boa parte graças à atuação do Exército nacional, no final do ano passado quatro dos nove lotes estavam paralisa...