Pular para o conteúdo principal

DERROTADOS: PREFEITOS QUE NÃO CONSEGUIRAM SE REELEGER "LIMPAM" AS PREFEITURAS.

Durante o mandato, eles mantiveram centenas de servidores comissionados e contratados na folha de pagamento. Entretanto, após a derrota nas urnas durante as eleições deste ano, alguns prefeitos paraibanos começaram a promover uma espécie de “limpeza” nas prefeituras que eles comandam. Em Cachoeira dos Índios e em Cajazeiras a medida já foi adotada e quase mil funcionários foram dispensados esta semana. O resultado da atitude dos gestores é estudantes sem aulas e saúde sem funcionamento.

Os cortes começaram por Cachoeira dos Índios onde o prefeito Arlindo Francisco de Sousa (Têta Francisco-PR) demitiu todos servidores contratados e comissionados do município, inclusive cinco dos sete secretários que mantinha na prefeitura. Ficaram apenas os da Administração e o de Finanças.


De acordo com o Sistema de Acompanhamento de Gestão dos Recursos (Sagres), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), até o mês de agosto eram mantidos 84 funcionários na prefeitura, sendo 41 comissionados e 43 contratados.


Apesar das demissões terem ocorrido apenas depois do pleito, o prefeito Têta explicou ao PolíticaPB que o corte é feito todos os finais de ano por medida de contenção de despesas. “Foi simplesmente contenção de despesa. Todo ano faço isso. Prefeitura pequena tem que fazer isso senão não fecha o ano”, revelou o gestor acrescentando que a medida também é uma consequência da redução de repasses por parte do governo federal para a prefeitura.


Contudo, em dezembro de 2011, a folha de pagamento da prefeitura de Cachoeira dos Índios, fechou com o total de 38 servidores comissionados e 53 contratados, somando 91, segundo o Sagres.


Com relação ao funcionamento das secretarias, já que a maioria dos secretários foi demitida, Têta Francisco afirmou que os dois que ficaram estão administrando as outras pastas e que não está havendo problemas na gestão das mesmas.


Em Cajazeiras


O corte de funcionários contratados e comissionados também ocorreu no município de Cajazeiras onde, pelo menos, 781 servidores foram dispensados pelo prefeito Carlos Rafael (PTB). A consequência das demissões, de acordo com o vereador Marcos Barros, é um estado de calamidade.


“A cidade está praticamente em calamidade, sem aulas porque não tem mais merendeira, nem servente, está sem transporte escolar, uma calamidade mesmo e o prefeito não explicou nada. Na saúde o próprio secretário deu entrevista dizendo que está com dificuldades para fazer funcionar”, revelou Marcos Barros.


Em Cajazeiras, de acordo com o Sagres, até o mês de agosto, estavam inseridos na folha de pagamento 187 servidores comissionados e 594 contratados.


A reportagem do PolíticaPB tentou entrar em contato com o prefeito Carlos Rafael, mas os telefones da prefeitura só chamaram sem que ninguém os atendesse.


Em Poço Dantas


O prefeito do município de Poço Dantas, Itamar Moreira Fernandes (PMDB) negou que tenha promovido uma demissão em massa, mas admitiu que precisou promover cortes em gratificações e ajudas de custo por medida de contenção de despesas. Além disso, ele revelou que ‘afastou’ alguns servidores que não estavam cumprindo com suas responsabilidades e oneravam a folha.


“Não existe essa história de demissão em massa como estão divulgando por aí. O que aconteceu é que houve cortes de gratificações e de ajudas por medida de redução de despensa e alguns que não estavam desempenhando bem suas funções foram afastados. A crise está grande nas prefeituras e aqui não é diferente”, revelou.


Direto da redação com informações de  POLÍTICA PB. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma injeção de descaso, na “Saúde Pública” em Piancó-PB

Muito se diz; e se publica aos quatro ventos, que em Piancó, se faz saúde plena. Sabe-se das generosas verbas destinadas a esse fim pelo governo federal, infelizmente pelo grau de enfermidades que se consta na cidade, logicamente essas verbas parecem estar sendo aplicadas a outros fins;   Além das filas iniciadas nas madrugadas, no Consócio Intermunicipal de Saúde, para no dia seguinte aventurar a presença do médico, fala-se na falta de seringas no Hospital Regional Wenceslau Lopes.   Um exemplo desse descaso se registra na imagem do Sr. Francisco José do Nascimento, 50 anos, descamisado, morando de favores no interior de um quintal, sobrevivendo praticamente de esmolas e de algumas caridades; que há mais de vinte anos, carrega consigo a protuberância de um “CISTO” na região do pescoço, pesando cerca de 2 kg; que segundo o próprio declara: “vivo a sonhar com uma ação por parte da saúde pública do município, que possa realizar uma intervenção cirúrgica”. ...

Piancoense é expulso de churrascaria após passar 7 dias comendo

O vendedor ambulante Carlos Antonio (Minininho), de 48 anos, natural de Piancó, foi expulso ontem de uma churrascaria rodízio na cidade de Patos, depois de ter passado uma semana comendo sem parar. Minininho vinha resistindo a sair do restaurante, mas acabou sendo retirado à força por seguranças. Ele chamou a polícia e registrou queixa na delegacia dizendo que a churrascaria não informa que os clientes não podem dormir lá. "É propaganda enganosa porque eles dizem que você pode comer o quanto quiser, não há limite de horário para o cliente ficar na churrascaria escrito em lugar nenhum", disse ele. Segundo Antonio Garcia, gerente do lugar, Minininho chegou ao restaurante quando Adriano ainda era cogitado para a seleção e Lady Laura ainda era viva. Ele começou a comer até a hora do fechamento da casa, mas não quis ir embora. "Tentamos convencer, mas ele disse que só sairia à força", afirmou. Temendo um processo, a churrascaria acabou destacando um funci...

SERTÃO: Comissão do Senado estará na região da PB nesta quinta-feira

Os senadores membros da Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do rio São Francisco desembarcam na Paraíba, nesta quinta-feira (7), para visitar entre outras, as obras do lote 14 no túnel Cuncas I, em São José de Piranhas. A informação foi confirmada pelo autor do requerimento de criação da Comissão, senador Cícero Lucena (PSDB-PB). O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho também participará da comitiva e fará uma exposição aos senadores sobre o projeto de transposição do rio São Francisco. “Estamos preocupados com o abandono das obras. O que temos, neste início de 2013, são desculpas e explicações evasivas para obras abandonadas, muitas em franca deterioração, servindo de habitáculo para bodes e jumentos”, lamentou Cícero. - Com apenas 43% das obras concluídas, em boa parte graças à atuação do Exército nacional, no final do ano passado quatro dos nove lotes estavam paralisa...