Pular para o conteúdo principal

NOVIDADE: AMANHÃ ESTRÉIA UMA COLUNA NO BLOG PIANCÓ NOTÍCIAS, É A "RESUMO DAS NOVELAS".

VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE O MUNDO DA TV AQUI NO NOSSO BLOG. 


                                                   1º PROJAC: REDE GLOBO. 



Projac (abreviatura de Projeto Jacarepaguá, como é conhecida a Central Globo de Produção) é o centro de produção da Rede Globo, localizado no bairro de Curicica, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1995, é considerado o segundo maior núcleo televisivo da América Latina, com área total de 400 mil metros quadrados de área construída e utilizada, mas a área total tem cerca de 1,6 milhões de m² (incluindo a Mata ao redor da área utilizada, que também pertence ao Projac) - perde apenas para os novos estúdios da mexicana TV Azteca (inaugurados a 24 de Junho de2012).

Os antigos estúdios da Rede Globo, abertos em 1965, ficaram pequenos para as produções da emissora. Em 1980, constatou-se que as instalações da emissora tornariam-se impróprias em pouco tempo. Foi projetado então o Projac (na época, chamado de Projeto Jacarepaguá), para abrigar os estúdios, administração, produção, direção; e sair do Jardim Botânico. A grandiosidade do Projac, entre a concepção e a inauguração, constitui-se em uma empreitada de gerações, levando quase quinze anos para ficar pronto. No longo intervalo entre a saída da Globo de seus antigos estúdios e a entrada definitiva no Projac, a emissora alugou outros espaços, como a Atlântida Cinematográfica, os estúdios Tycoon, de Cyll Farney, e os estúdios da Herbert Richers.
Atualmente, o Projac abriga dez estúdios de gravação ordenados de A a J, cidades cenográficas, fábrica de cenários e a casa do Big Brother Brasil. É como uma pequena cidade, com três lanchonetes, um restaurante, bancos.

O COMPLEXO.

São dez estúdios de gravação, que ganharam letras de A a J. Seis deles têm mil metros quadrados cada um, e os outros quatro, 560 metros quadrados. Nos estúdios maiores são gravadas todas as novelas e os programas de auditório. À esquerda do complexo, estão os dois estúdios que são palco do TV Xuxa (Estúdio F), do Caldeirão do Huck (Estúdio E) e de programas afins. Ao lado deles, ficam os quatro estúdios das novelas. Mais à direita, encontram-se os estúdios menores, usados para seriados. Os módulos laterais são os camarins. As cidades cenográficas ocupam uma área de 160 mil metros quadrados. Um amplo galpão abriga a fábrica de cenários. Lá confeccionam-se fachadas e interiores, desmontáveis, que estarão em cena. Há uma sala dedicada à pintura de painéis e objetos. O Palácio da Cenografia é vizinho da fábrica. Ali ficam os cenógrafos, cercados de desenhos e imagens de suas criações. Bem em frente, acha-se o restaurante maior. A praça de alimentação tem três lanchonetes e um restaurante. É comum ver famosos ali nos intervalos das gravações. A casa do Big Brother Brasil fica em um canto do terreno, isolada. A entrada no local é muito rígida, e apenas pessoas autorizadas podem entrar. Muitos fãs e curiosos costumam ir até a Portaria 3, por onde entram os artistas, para pedir autógrafos e tirar fotos. Pela Portaria 4, de Recursos Artísticos, normalmente entram os candidatos a fazer testes para a emissora,e os figurantes.


                                           2º RECNOV: REDE RECORD

RecNov (abreviatura de Record Novelas) ou Central Record de Produção (CRP) é um complexo de estúdios que serve como núcleo de produção de obras de teledramaturgia da Rede Record de Televisão. É o segundo maior complexo televisivo do Brasil, atras, apenas do Projac (Rede Globo). Nele são gravadas todas as telenovelasseriados e minisséries da emissora. O RecNov está localizado no bairro de Vargem Grande, no Rio de Janeiro e conta com dez estúdios para a produção de conteúdo áudio-visual, tornando possível produzir seis telenovelas simultaneamente.

História

Em 10 de março de 2005, a Record finalizou a compra dos estúdios onde o humorista Renato Aragão produzia seus filmes. Passando a se chamar "RecNov", o complexo de estúdio serviu de cenário para as filmagens da telenovela Prova de Amor. Inicialmente no complexo foi feito um investimentode mais de R$ 60 milhões em infraestrutura e tecnologia. A área da Recnov passou de 40 mil m² para 200 mil m² (e hoje já são 280 mil m²). Os três antigos estúdios (dois com 1.200 m² e um com 400 m²) foram reformados e equipados. Foram somados a eles mais três estúdios (cada um com 1.000 m²), juntamente com um prédio que abriga as áreas administrativas e os camarins, dois galpões com 2.500 m² cada, a fábrica de cenários e o depósito de cenários.
Ainda em 2005, com a contratação do dramaturgo Lauro César Muniz, a Rede Record anunciou seus planos de passar a ter, em sua programação, dois horários distintos destinados à exibição de telenovelas. A estrutura do RecNov à época, entretanto, ainda não estava totalmente definida, e as filmagens de Prova de Amor a ocupavam integralmente. Uma vez que as obras de ampliação não iriam estar concluídas em tempo hábil, um terreno com cerca de dez mil metros quadrados foi alugado para se tornar um canteiro de obras fictício, visando retratar a construção de Brasília. Adicionalmente, as cenas em estúdio foram realizadas numa cidade cenográfica construída na sede da emissora em São Paulo, no bairro da Barra Funda para representar uma versão ficcionalizada do município de Guará.
Em 2009, a Record concluiu a obra de mais quatro instalações, totalizando até aí dez estúdios de uso exclusivo para a produção de teledramaturgia, possibilitando a produção simultânea de até seis produções (mesmo ela só possuindo duas).

                   3º CDT DA ANHANGUERA: SBT. 

Centro de Televisão da Anhanguera, popularmente conhecido como CDT da Anhanguera ou Complexo Anhanguera, é o núcleo de produções do SBT. Está localizado na cidade de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, às margens da Rodovia Anhanguera. É o terceiro maior complexo televisivo do América Latina, atrás apenas do Projac da Rede Globo e do RecNov da Rede Record. O CDT da Anhangüera concentra todas as atividades do SBT, que antes eram dispersas por cinco pontos da cidade de São Paulo. Começou a ser construído para concentrar as atividades da emissora em 1994 e foi inaugurado em 1996. Porém, antes da inauguração oficial já vinha sendo usado como abrigo para as cidades cenográficas.
CDT da Anhanguera conta com 11 estúdios sendo que oito estão em uso, dois são usados como depósitos dos cenários e equipamentos antigos, enquanto a emissora constrói um galpão para abrigá-los, e um é usado ocasionalmente em gravações de comerciais da Tele Sena e da Jequiti. Os estúdios contam com aproximadamente 700 m² e alta tecnologia de iluminação, captação de som e de imagem digital. O CDT da Anhanguera conta ainda com uma estação de tratamento de esgoto e cinco poços artesianos para o fornecimento de água. A energia elétrica é fornecida com cinco subestações e quatro geradores, que são acionados em caso de queda de energia.
"A centralização das operações foi favorável tanto do ponto de vista logístico quanto econômico, simplificando as operações e permitindo a construção de estúdios de excelente qualidade", diz Juvenal João Diniz, gerente de administração do CDT (Centro de Televisão). O conjunto foi concebido pelo arquiteto Joel Abrão, sob orientação técnica de Alfonso Aurin e com a participação intensiva da construtora Zappi e dos projetistas de instalações, de maneira a compatibilizar os vários projetos, minimizar erros e interferências.Para o uso dos funcionários e visitantes do SBT, o CDT da Anhangüera conta com restaurante, lanchonete, agência bancária, loja de conveniência, academia de ginástica, transporte interno, ambulatório médico e odontológico, além de recintos esportivos. Muitos funcionários afirmam que o local é quase uma cidade dentro de São Paulo. Todo o funcionamento do CDT da Anhanguera é garantido pelo Sistema de Administração Predial, que controla ponto-a-ponto toda a estrutura dos edifícios, inclusive controlando a umidade e temperatura do ambiente.

PENSANDO EM QUE OS BRASILEIROS EM GERAL ADORAM UMA NOVELA, A PARTIR DE AMANHÃ O NOSSO BLOG PASSA A LHES OFERECER O "RESUMO DAS NOVELAS" DIARIAMENTE. 


Direto da redação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma injeção de descaso, na “Saúde Pública” em Piancó-PB

Muito se diz; e se publica aos quatro ventos, que em Piancó, se faz saúde plena. Sabe-se das generosas verbas destinadas a esse fim pelo governo federal, infelizmente pelo grau de enfermidades que se consta na cidade, logicamente essas verbas parecem estar sendo aplicadas a outros fins;   Além das filas iniciadas nas madrugadas, no Consócio Intermunicipal de Saúde, para no dia seguinte aventurar a presença do médico, fala-se na falta de seringas no Hospital Regional Wenceslau Lopes.   Um exemplo desse descaso se registra na imagem do Sr. Francisco José do Nascimento, 50 anos, descamisado, morando de favores no interior de um quintal, sobrevivendo praticamente de esmolas e de algumas caridades; que há mais de vinte anos, carrega consigo a protuberância de um “CISTO” na região do pescoço, pesando cerca de 2 kg; que segundo o próprio declara: “vivo a sonhar com uma ação por parte da saúde pública do município, que possa realizar uma intervenção cirúrgica”. ...

Piancoense é expulso de churrascaria após passar 7 dias comendo

O vendedor ambulante Carlos Antonio (Minininho), de 48 anos, natural de Piancó, foi expulso ontem de uma churrascaria rodízio na cidade de Patos, depois de ter passado uma semana comendo sem parar. Minininho vinha resistindo a sair do restaurante, mas acabou sendo retirado à força por seguranças. Ele chamou a polícia e registrou queixa na delegacia dizendo que a churrascaria não informa que os clientes não podem dormir lá. "É propaganda enganosa porque eles dizem que você pode comer o quanto quiser, não há limite de horário para o cliente ficar na churrascaria escrito em lugar nenhum", disse ele. Segundo Antonio Garcia, gerente do lugar, Minininho chegou ao restaurante quando Adriano ainda era cogitado para a seleção e Lady Laura ainda era viva. Ele começou a comer até a hora do fechamento da casa, mas não quis ir embora. "Tentamos convencer, mas ele disse que só sairia à força", afirmou. Temendo um processo, a churrascaria acabou destacando um funci...

SERTÃO: Comissão do Senado estará na região da PB nesta quinta-feira

Os senadores membros da Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do rio São Francisco desembarcam na Paraíba, nesta quinta-feira (7), para visitar entre outras, as obras do lote 14 no túnel Cuncas I, em São José de Piranhas. A informação foi confirmada pelo autor do requerimento de criação da Comissão, senador Cícero Lucena (PSDB-PB). O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho também participará da comitiva e fará uma exposição aos senadores sobre o projeto de transposição do rio São Francisco. “Estamos preocupados com o abandono das obras. O que temos, neste início de 2013, são desculpas e explicações evasivas para obras abandonadas, muitas em franca deterioração, servindo de habitáculo para bodes e jumentos”, lamentou Cícero. - Com apenas 43% das obras concluídas, em boa parte graças à atuação do Exército nacional, no final do ano passado quatro dos nove lotes estavam paralisa...