Pular para o conteúdo principal

FIM DO MUNDO? Você acredita realmente que o mundo vai acabar no dia 21-12-2012?


Segundo alguns sábios, a estupidez humana é ilimitada. No horizonte desta incapacidade do homem em admitir sua ignorância se situa a capacidade imaginativa do ser humano, que também é ilimitada. Fruto deste imaginário é a literatura apocalíptica ocidental, fortemente presente na linguagem religiosa do judaísmo, cristianismo e islamismo. Fora da cultura ocidental judaico-cristã, o mundo não é compreendido apocalipticamente; não está povoado por seres demoníacos, anticristos, diabos, anjos, em que homens profetizam, falam de paraísos, infernos, monstros, dragões, juízo final. Nem se anuncia que os sinais do fim do mundo são catástrofes gigantescas, terremotos, maremotos, irrupções vulcânicas, pestes, guerras, fomes, tribulações sem fim e morte. Este catastrofismo provém de uma filosofia dualista maniqueísta, na qual o mundo é um teatro em que acontece a luta entre Deus e Satã. Nesta mesma filosofia o homem é visto como uma espécie de campo de batalha (um campo de futebol) em que estariam se digladiando dois times: o time de Deus e o time de Satanás. Em um momento vence em nós o bem, em outro o mal. O homem seria um joguete desta luta cósmica entre o bem e o mal.
Como todos sabem, há alguns anos se divulgou que estudiosos da cultura maia tinham conseguido decifrar a representação do calendário maia. Este calendário finalizaria em 21 de dezembro de 2012. Segundo a compreensão dos decifradores deste Calendário, os maias, para esta data, estariam anunciando o fim do mundo. Com certeza, esta interpretação está perfeitamente de acordo com a afirmação de que a estultícia humana é sem limites. O que vale ainda para o imaginário humano, mesmo em nossa época científica, racional e tecnológica do século XXI. Neste sentido, já dizia, muito bem Voltaire, no século XVIII: “Primeiramente os homens inventam as mentiras, depois acreditam nelas”.
Pois vejam, ainda não consta que alguém tenha conseguido decifrar o “alfabeto” maia. Por isto, não é seguro afirmar que os sinais gráficos deste suposto “calendário maia”, de fato representem datas. Não há nenhuma evidência de que os maias tenham tido uma visão apocalíptica do mundo, de fim dos tempos, de fim da história. Talvez tenham tido uma compreensão cíclica de sua cultura, mas muito distante da compreensão linear da história judaico-cristã.
Desta forma, quem teme o fim do mundo em 21 de dezembro, porque os maias assim o predisseram, simplesmente segue uma fantasia. Histerias de fim de mundo, suicídios apocalípticos já aconteceram muitos. Dizia-me um pastor, que um fiel seu estava muito preocupado com a possível 2ª. vinda de Jesus. Por isto já não transava mais nu. Pois, que vexame, se Jesus o encontrasse assim nu!
O nosso “apocalipse” será o dia de nossa morte. E nada mais.


Direto da redação com informações do PORTAL VB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme 'Os Dez Mandamentos' ultrapassa a marca de 400 mil ingressos vendidos na pré-venda em seis dias

Reprodução Longa bateu a marca em seis dias, recorde absoluto na história do cinema no Brasil. O fenômeno da televisão chegará aos cinemas quebrando marcas. É o que indicam os números da venda antecipada de ingressos do épico Os Dez Mandamentos - O Filme, iniciada dia 1º de janeiro.

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

Rio Piancó amanhece com cheia após chuvas na região

FOTO: Wenceslau Pereira O Rio Piancó amanheceu esta sexta-feira (8) com muita água descendo seu curso pela região. Isso depois da forte chuva caída na noite de ontem, na microrregião polarizada por Conceição.  Cenário que reacende a esperança do povo sofrido, que vem enfrentando longa seca. A população começa a alegrar-se com a cheia que toma conta do rio - único federal no estado da Paraíba.