Pular para o conteúdo principal

PREVENÇÃO: Governo do Estado inicia campanha de vacinação do rebanho contra febre aftosa

O Governo do Estado lançou, nesse fim de semana, a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que se estende até o dia 31 deste mês. A ação é executada pela Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca (Sedap) e suas vinculadas. A meta é vacinar 100% do rebanho. O lançamento aconteceu na Fazenda Serrote Agudo, no município de Catingueira, região de Patos.

Todos os criadores de bovinos e bubalinos estão obrigados a vacinar seu rebanho. Depois disso, o criador tem até 10 de junho para notificar a vacinação nos escritórios da Defesa Agropecuária espalhados pelo Estado. É necessário apresentar as notas fiscais das vacinas e a classificação do rebanho separado por idade e sexo.

Os criadores que não vacinarem, ou não apresentarem a notificação no tempo previsto, estão sujeitos a punições como multas, e a impossibilidade do transporte e comercialização, uma vez que não terão direito ao GTA (Guia de Trânsito Animal), além da exclusão dos programas do governo. As farmácias veterinárias que estão inaptas para a venda de vacinas devem procurar a Defesa Agropecuária para regularizarem a situação de comercialização do produto.

Estiveram presentes ao evento, o secretário da Sedap, Marenilson Batista, o representante do Ministério de Agricultura Antônio Ibernon, o presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros, o gerente executivo da Defesa Agropecuária da Paraíba, Rubens Tadeu, o secretário de Agricultura do Município de Catingueira, José Fernandes, além de prefeitos da região, representantes do Banco do Nordeste, gerentes regionais da Emater, vereadores, equipe da defesa agropecuária de Patos e autoridades locais.

De acordo com o secretário Marenilson Batista, a principal meta da campanha é fazer com que a Paraíba “passe do estado de médio risco para livre de aftosa com vacinação”, e para que isso ocorra, “depende do empenho de todos, de um trabalho conjunto entre secretarias municipais de agriculturas, prefeituras, defesas agropecuárias, pequenos e grandes agropecuaristas, juntos e focados nesse propósito”, disse.

Geovanni Medeiros destacou o empenho de todos os profissionais participantes da campanha de vacinação e ressaltou a importância das parcerias com os órgãos envolvidos para os resultados que o Estado vem obtendo no decorrer dos anos. Lembrou que a Emater é uma aliada da Sedap e da Defesa Agropecuária na execução de um trabalho conjunto para “alcançar a meta de um estado livre de aftosa com vacinação”.

“Se a Paraíba der esse passo para estado livre de aftosa com vacinação passará a ser o espelho do Brasil”, declarou o representante do Ministério de Agricultura, Antônio Ibernon.

Direto da redação com informações da SECOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme 'Os Dez Mandamentos' ultrapassa a marca de 400 mil ingressos vendidos na pré-venda em seis dias

Reprodução Longa bateu a marca em seis dias, recorde absoluto na história do cinema no Brasil. O fenômeno da televisão chegará aos cinemas quebrando marcas. É o que indicam os números da venda antecipada de ingressos do épico Os Dez Mandamentos - O Filme, iniciada dia 1º de janeiro.

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

Rio Piancó amanhece com cheia após chuvas na região

FOTO: Wenceslau Pereira O Rio Piancó amanheceu esta sexta-feira (8) com muita água descendo seu curso pela região. Isso depois da forte chuva caída na noite de ontem, na microrregião polarizada por Conceição.  Cenário que reacende a esperança do povo sofrido, que vem enfrentando longa seca. A população começa a alegrar-se com a cheia que toma conta do rio - único federal no estado da Paraíba.