Pular para o conteúdo principal

Catingueira, Conceição e Piancó estão entre primeiros contempladas pelo programa 'Mais Médicos'

Das 90 cidades paraibanas que aderiram ao 'Mais Médicos', 31 já foram contempladas pelo programa. A relação foi publicada ontem pelo governo federal. Ao todo, 53 profissionais serão enviados para atuar nessas localidades. As cidades que terão a maior quantidade de especialistas serão João Pessoa, que receberá 20 médicos; Areia, que terá três médicos e Bayeux, com dois profissionais.

As outras 29 cidades apresentam a maior vulnerabilidade social. Por conta disso, o governo federal vai enviar um profissional para cada um dos seguintes municípios: Pocinhos, Conceição, Tavares, Caturité, Piancó, Algodão de Jandaíra, Riachão, Cajazeirinhas, Alagoinha, Ingá, Nova Floresta, Belém do Brejo do Cruz, Serra Redonda, Catingueira, Olivedos, Conde, Solânea, Barra de Santana, Quixaba, Bananeiras, Vieirópolis, Triunfo, Juripiranga, Umbuzeiro, São José de Piranhas, Cruz do Espírito Santo, Lucena e Caaporã. Eles deverão começar a atuar nos municípios em setembro.

Os profissionais foram selecionados na primeira fase do programa, que aconteceu no mês passado. No Brasil, foram selecionadas 1.753 vagas em 626 cidades. Destes, 74% foram direcionados para sua primeira opção entre os seis municípios que poderiam escolher por ordem de prioridade.

Outros 232 ficaram com a segunda opção e os demais entre a terceira e quinta. Dos postos a serem ocupados, 51,3% estão em regiões carentes do interior e o restante em capitais e regiões metropolitanas.

De acordo com o governo federal, os médicos com registro válido no Brasil e que foram selecionados nesta primeira fase têm até as 16h de hoje para homologar a participação no programa. Para isso, eles precisam assinar um termo de compromisso, confirmando o interesse de trabalhar no município indicado.

A previsão é que a listagem final com nomes dos municípios e profissionais selecionados seja divulgada na próxima segunda-feira, no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br). A segunda chamada de médicos e de cidades vai ocorrer no dia 15 de agosto.

Na Paraíba, os 90 municípios que aderiram ao programa solicitaram 209 vagas, de forma que nesta etapa apenas 53 deverão já serão preenchidas nas 31 cidades.

Critérios
Ainda de acordo com o governo federal, ao todo, 2.379 médicos com diploma brasileiro fizeram a escolha dos municípios de preferência para atuar pelo programa. Destes, 507 que não foram alocados em suas escolhas por indisponibilidade de vagas poderão ajustar suas opções, confirmando-as até segunda-feira. 


Direto da redação com informações de  Nathielle Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme 'Os Dez Mandamentos' ultrapassa a marca de 400 mil ingressos vendidos na pré-venda em seis dias

Reprodução Longa bateu a marca em seis dias, recorde absoluto na história do cinema no Brasil. O fenômeno da televisão chegará aos cinemas quebrando marcas. É o que indicam os números da venda antecipada de ingressos do épico Os Dez Mandamentos - O Filme, iniciada dia 1º de janeiro.

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

Rio Piancó amanhece com cheia após chuvas na região

FOTO: Wenceslau Pereira O Rio Piancó amanheceu esta sexta-feira (8) com muita água descendo seu curso pela região. Isso depois da forte chuva caída na noite de ontem, na microrregião polarizada por Conceição.  Cenário que reacende a esperança do povo sofrido, que vem enfrentando longa seca. A população começa a alegrar-se com a cheia que toma conta do rio - único federal no estado da Paraíba.