Pular para o conteúdo principal

MPF investiga empresário dono do Sistema Correio de Comunicação na Paraíba

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB) abriu um Inquérito Civil (IC) para apurar possível apropriação indevida de área de domínio da União, com mais de um quilômetro de extensão, situada à beira-mar da praia de Jacarapé, localizada no Litoral Sul, em João Pessoa.

O ilícito está sendo supostamente praticado pelo empresário do setor de comunicação Roberto Cavalcanti Ribeiro.

De acordo com os autos, a área teria sido cercada com arame farpado e estaria impedindo o acesso das pessoas à praia, que é bem de uso comum do povo.

O IC foi convertido a partir da Notícia de Fato nº 1.24.000.000313/2013-01, datada em 19 de novembro deste ano, cujo despacho foi assinado pelo procurador da República Werton Magalhães Costa a pedido do MPF. A portaria que converteu a Notícia de Fato em Inquérito Civil foi divulgada na edição do último dia 20 de novembro do Diário Eletrônico do órgão, disponível no site do ministério.

Conforme o documento, o MPF encaminhou expediente à Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba (SPU/PB) solicitando informações sobre a possível ocupação irregular, que informou que “a área vistoriada é, em sua maior parte, da União, caracterizada como terreno de marinha acrescido de marinha, onde foi verificada a existência de cerca que pode se constituir em impedimento ao acesso à praia”.

Além disso, a SPU também encontrou “contrato de promessa de compra e venda da área em questão, e que não há cadastro da citada área nos sistemas da Superintendência”.

Diante das informações prestadas, o Ministério Público Federal na Paraíba determinou expedição de ofício à SPU/PB solicitando algumas informações, como quais os procedimentos adotados para cadastro da área nos sistemas da Superintendência, medidas adotadas para acabar com o obstáculo de acesso à praia e demais dados que julgasse necessário sobre o caso. Da mesma forma, também determinou expedição de ofício ao requerido (empresário Roberto Cavalcanti), para que preste esclarecimentos aos fatos, bem como solicitando que o mesmo apresente a documentação que comprove a propriedade da área em questão.

Tanto a SPU quanto Roberto Cavalcanti terão o prazo de 30 dias para responder aos ofícios encaminhados pelo MPF, a contar da data de publicação do documento.

Conforme explicou a superintendente do Patrimônio da União na Paraíba, Daniella Bandeira, a princípio, não foi verificada a irregularidade apontada pelo MPF de apropriação indevida da área, uma vez que “ninguém se torna dono de uma área pertencente à União. A área é da União e ponto”. 
 
No entanto, informou que uma nova vistoria em campo será realizada por técnicos da Superintendência do Patrimônio da União na Paraíba para identificar ou não os possíveis ilícitos. “Estamos diligenciando junto ao município de João Pessoa para saber qual a situação atual de zoneamento urbano da área. Caso a ocupação esteja fora do limite do lote estabelecido pelo município, a irregularidade de ocupação indevida fica comprovada”, detalhou.

Além disso, a superintendente disse que será encaminhado um ofício ao governo do Estado para esclarecer o contrato de compra e venda da área com o empresário.

Com relação à informação sobre a existência de cerca, Daniella Bandeira frisou que também está sendo apurado, junto à prefeitura, “se onde está cercado existe a previsão, por parte da prefeitura, de uma rua que dá acesso à praia, por exemplo, também é considerado ilícito”. “Se após o término das apurações for constatado as irregularidades, haverá aplicação de punição legal, prevista na Lei 9636/98”, concluiu.
 
Direto da redação do Piancó Notícias com informações do Jornal da Paraíba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma injeção de descaso, na “Saúde Pública” em Piancó-PB

Muito se diz; e se publica aos quatro ventos, que em Piancó, se faz saúde plena. Sabe-se das generosas verbas destinadas a esse fim pelo governo federal, infelizmente pelo grau de enfermidades que se consta na cidade, logicamente essas verbas parecem estar sendo aplicadas a outros fins;   Além das filas iniciadas nas madrugadas, no Consócio Intermunicipal de Saúde, para no dia seguinte aventurar a presença do médico, fala-se na falta de seringas no Hospital Regional Wenceslau Lopes.   Um exemplo desse descaso se registra na imagem do Sr. Francisco José do Nascimento, 50 anos, descamisado, morando de favores no interior de um quintal, sobrevivendo praticamente de esmolas e de algumas caridades; que há mais de vinte anos, carrega consigo a protuberância de um “CISTO” na região do pescoço, pesando cerca de 2 kg; que segundo o próprio declara: “vivo a sonhar com uma ação por parte da saúde pública do município, que possa realizar uma intervenção cirúrgica”. ...

Piancoense é expulso de churrascaria após passar 7 dias comendo

O vendedor ambulante Carlos Antonio (Minininho), de 48 anos, natural de Piancó, foi expulso ontem de uma churrascaria rodízio na cidade de Patos, depois de ter passado uma semana comendo sem parar. Minininho vinha resistindo a sair do restaurante, mas acabou sendo retirado à força por seguranças. Ele chamou a polícia e registrou queixa na delegacia dizendo que a churrascaria não informa que os clientes não podem dormir lá. "É propaganda enganosa porque eles dizem que você pode comer o quanto quiser, não há limite de horário para o cliente ficar na churrascaria escrito em lugar nenhum", disse ele. Segundo Antonio Garcia, gerente do lugar, Minininho chegou ao restaurante quando Adriano ainda era cogitado para a seleção e Lady Laura ainda era viva. Ele começou a comer até a hora do fechamento da casa, mas não quis ir embora. "Tentamos convencer, mas ele disse que só sairia à força", afirmou. Temendo um processo, a churrascaria acabou destacando um funci...

SERTÃO: Comissão do Senado estará na região da PB nesta quinta-feira

Os senadores membros da Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do rio São Francisco desembarcam na Paraíba, nesta quinta-feira (7), para visitar entre outras, as obras do lote 14 no túnel Cuncas I, em São José de Piranhas. A informação foi confirmada pelo autor do requerimento de criação da Comissão, senador Cícero Lucena (PSDB-PB). O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho também participará da comitiva e fará uma exposição aos senadores sobre o projeto de transposição do rio São Francisco. “Estamos preocupados com o abandono das obras. O que temos, neste início de 2013, são desculpas e explicações evasivas para obras abandonadas, muitas em franca deterioração, servindo de habitáculo para bodes e jumentos”, lamentou Cícero. - Com apenas 43% das obras concluídas, em boa parte graças à atuação do Exército nacional, no final do ano passado quatro dos nove lotes estavam paralisa...