Pular para o conteúdo principal

Patos vai assumir aeroporto e Prefeitura será responsável pela administração durante 35 anos

O convênio de delegação para exploração do aeroporto de Patos foi despachado na última terça-feira pelo secretário nacional de Aeroportos, Nelson Negreiros Filho, e encaminhado para a Secretaria Executiva.

A minuta do convênio já está na Prefeitura de Patos para ser analisada pela Procuradoria Jurídica do município e assinada pela prefeita Francisca Motta (PMDB).

No convênio, a União transfere a exploração do aeródromo civil público, área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves. Com a assinatura do convênio, a construção, ampliação, reforma, administração, operação, manutenção e exploração econômica do aeródromo do aeroporto do município serão de responsabilidade da Prefeitura de Patos.

De acordo com a prefeita Francisca Motta, o município recebeu na última terça-feira a minuta do convênio para análise. A prefeita destacou o potencial comercial e turístico da cidade de Patos e Região Metropolitana, e disse que esforços estão sendo concentrados através dos gabinetes do deputado federal Hugo Motta (PMDB) e do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB).

"A intenção é atuar junto à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, para que projetos e propostas como essa cheguem à cidade, para estabelecer o pleno funcionamento do aeroporto, após a instalação do terminal de passageiros e implantação de voos comerciais”, disse Francisca Motta.

O projeto destinado ao aeroporto de Patos está inserido no primeiro lote do PAC 2, que prevê a expansão de aeroportos do país. Conforme o deputado federal Hugo Motta (PMDB), a previsão do governo federal é que as obras sejam iniciadas no mês de fevereiro. O montante de recursos destinados às reformas do local será conhecido após o processo licitatório, que será realizado pelo Banco do Brasil. Já a obra será executada pelo governo federal.

“A articulação se deu primeiro para conseguir incluir o aeroporto na primeira rodada de aeroportos atendidos pelo PAC, uma luta minha e do senador Vital do Rêgo. A SAC (Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República) trouxe esse novo modelo de gestão e em Patos tivemos a alegria de conseguir esse comunicado de que a SAC deseja fazer o convênio”, explicou Hugo Motta.

O deputado ressaltou que o próximo passo é envolver empresas privadas para viabilizar parcerias que tornem viável o funcionamento do aeroporto. “Não temos dúvidas de que o aeroporto será um instrumento para crescimento e desenvolvimento da região que tem se destacado, inclusive nacionalmente”, ressaltou Hugo Motta.

Conforme a minuta de convênio, a Prefeitura de Patos vai poder exercer a exploração do aeródromo de forma direta, indireta ou mista. Na forma direta, a gestão municipal assume integralmente a exploração do aeródromo, arcando com todas as despesas relativas à sua ampliação, reforma, administração, operação, manutenção e exploração econômica.

Na exploração indireta, a prefeitura poderá optar por repassar integralmente a terceiros as obrigações próprias, enquanto na exploração mista as obrigações são repassadas parcialmente a terceiros.

Após a assinatura do convênio, a prefeitura terá um prazo de 120 dias para encaminhar à Secretaria de Aviação Civil o inventário contendo a descrição do sítio aeroportuário, registros fotográficos, plantas, memorais descritivos, além de informações relativas à área ocupada e a descrição detalhada dos bens reversíveis e a indicação de sua titularidade.

PATOS SERÁ ROTA DE VOOS NO ESTRADO DA PARAÍBA

Uma empresa aérea paraibana já está com processo em trâmite para conseguir a concessão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para fazer a rota João Pessoa-Patos-João Pessoa, em três voos diários. O processo tramita há seis meses e já está em fase adiantada. A partir de uma pesquisa de mercado, a empresa TAG linhas aéreas optou por operar na cidade de Patos.

Conforme a assessoria de imprensa da empresa, o município sertanejo foi escolhido por ser um polo paraibano, um dos principais centros comerciais e pela boa estrutura que o aeroporto da cidade possui, inclusive com balizamento noturno.

Para conseguir a autorização da Anac, a empresa apresentou um plano de serviços, uma pesquisa de mercado, além do plano de constituição da empresa.

“A empresa paraibana fez pesquisa para explorar o transporte aéreo no Estado e constatou que Patos possui essa necessidade e está carente nessa área. Estamos agilizando os trâmites para que eles possam operar o mais rápido possível”, explicou o deputado Hugo Motta.


Direto da redação do Piancó Notícias com informações de Michelle Farias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma injeção de descaso, na “Saúde Pública” em Piancó-PB

Muito se diz; e se publica aos quatro ventos, que em Piancó, se faz saúde plena. Sabe-se das generosas verbas destinadas a esse fim pelo governo federal, infelizmente pelo grau de enfermidades que se consta na cidade, logicamente essas verbas parecem estar sendo aplicadas a outros fins;   Além das filas iniciadas nas madrugadas, no Consócio Intermunicipal de Saúde, para no dia seguinte aventurar a presença do médico, fala-se na falta de seringas no Hospital Regional Wenceslau Lopes.   Um exemplo desse descaso se registra na imagem do Sr. Francisco José do Nascimento, 50 anos, descamisado, morando de favores no interior de um quintal, sobrevivendo praticamente de esmolas e de algumas caridades; que há mais de vinte anos, carrega consigo a protuberância de um “CISTO” na região do pescoço, pesando cerca de 2 kg; que segundo o próprio declara: “vivo a sonhar com uma ação por parte da saúde pública do município, que possa realizar uma intervenção cirúrgica”. ...

Piancoense é expulso de churrascaria após passar 7 dias comendo

O vendedor ambulante Carlos Antonio (Minininho), de 48 anos, natural de Piancó, foi expulso ontem de uma churrascaria rodízio na cidade de Patos, depois de ter passado uma semana comendo sem parar. Minininho vinha resistindo a sair do restaurante, mas acabou sendo retirado à força por seguranças. Ele chamou a polícia e registrou queixa na delegacia dizendo que a churrascaria não informa que os clientes não podem dormir lá. "É propaganda enganosa porque eles dizem que você pode comer o quanto quiser, não há limite de horário para o cliente ficar na churrascaria escrito em lugar nenhum", disse ele. Segundo Antonio Garcia, gerente do lugar, Minininho chegou ao restaurante quando Adriano ainda era cogitado para a seleção e Lady Laura ainda era viva. Ele começou a comer até a hora do fechamento da casa, mas não quis ir embora. "Tentamos convencer, mas ele disse que só sairia à força", afirmou. Temendo um processo, a churrascaria acabou destacando um funci...

SERTÃO: Comissão do Senado estará na região da PB nesta quinta-feira

Os senadores membros da Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do rio São Francisco desembarcam na Paraíba, nesta quinta-feira (7), para visitar entre outras, as obras do lote 14 no túnel Cuncas I, em São José de Piranhas. A informação foi confirmada pelo autor do requerimento de criação da Comissão, senador Cícero Lucena (PSDB-PB). O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho também participará da comitiva e fará uma exposição aos senadores sobre o projeto de transposição do rio São Francisco. “Estamos preocupados com o abandono das obras. O que temos, neste início de 2013, são desculpas e explicações evasivas para obras abandonadas, muitas em franca deterioração, servindo de habitáculo para bodes e jumentos”, lamentou Cícero. - Com apenas 43% das obras concluídas, em boa parte graças à atuação do Exército nacional, no final do ano passado quatro dos nove lotes estavam paralisa...