Pular para o conteúdo principal

O poder do nome e da legenda: Afinal, quem é Cássio Cunha Lima?

Esse ano é ano de eleição, e pensando nisso o nosso blog estreia hoje a coluna "Carreira em Análise" nela abordaremos os principais fatos e acontecimentos dos políticos em evidência no nosso estado e também no país. E para começarmos bem, selecionamos o então Senador e possível candidato a governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima. 

Vamos a nossa Análise... 

Quem é Cássio Cunha Lima? Simples, ele é filho do ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima, já foi prefeito de Campina Grande por três vezes, deputado federal por dois mandatos e governador da Paraíba por duas vezes. Atualmente é Senador da República.

Lógico que o que foi dito e mostrado acima é tudo positivamente em relação ao consagrado e 'eterno' governador da Paraíba Cássio Cunha Lima. Mas o que vou dizer aqui, é tudo aquilo que você precisa saber. 


Muitos dizem que Cássio foi um dos melhores Governadores da Paraíba, mas será que foi mesmo? Outros dizem que José Maranhão foi um dos piores governadores do estado, será?

Vamos aos fatos 

Cássio foi eleito Governador do Estado em 2002 no segundo turno com 889.922 votos (51,35% dos votos) derrotando o então governador e candidato a reeleição Roberto Paulino do PMDB. No primeiro turno obteve 752.297 votos (47,2% dos votos).

Em 2006 é candidato à reeleição, derrotando no segundo turno o então senador e ex-governador José Maranhão do PMDB com 1.003.102 votos (51,35% dos votos). No primeiro turno obteve 943.922 votos (49,67% dos votos).

Em 2007  é cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Ainda em 2007 Cássio é novamente cassado pelo TRE por suposto uso eleitoreiro do Jornal estatal "A União" também durante a campanha eleitoral de 2006. Através de uma nova liminar, consegue permanecer no cargo.

No ano de 2008 tem a sua cassação pelo "Caso FAC" no TRE, confirmada no TSE em 20 de novembro de 2008. Apesar disso, consegue uma nova medida cautelar, por cinco votos a dois, sendo assim, tem o direito de ficar no poder até que saia o resultado final do processo.

No ano seguinte, em 2009, após julgamento de embargos impetrados ainda em 2008, tem seu mandato cassado em definitivo no dia 17 de fevereiro. Ainda no mesmo toma posse em seu lugar o segundo colocado nas eleições de 2006, o ex-senador José Maranhão.

Escândalos

Cássio Rodrigues da Cunha Lima foi condenado por abuso de poder político e teve seu mandato como governador cassado. Ele distribuiu 35 mil cheques a cidadãos carentes num total de 4 milhões de reais. 

Segundo reportagem no G1, “Há exemplos expressivos nos autos. Pagamento de plano de saúde, festival de repentistas, que não configuram assistência a pessoa em carência extrema”. 

Ainda segundo a matéria, o advogado Fernando Neves afirma que “Tem gente que recebe até R$ 56 mil. As pessoas de poder aquisitivo recebem esse auxílio para pagar TV a cabo. De repente, parece que sobra um dinheirinho no fim do mês para ajudar na campanha do governador. É um sistema novo de financiamento público”.

"Cássio Cunha Lima é ficha suja, afirma TSE" segundo reportagem da revista Veja.

"Políticos 'fichas-sujas' apostam em parentes para manter o poder" é o que diz a manchete da Folha de São Paulo onde cita o fato do filho de Cássio, Pedro Cunha Lima, se candidatar a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Fique atento!

Este ano é ano de eleição, é o ano em que temos o poder nas mãos para colocarmos nossos representantes no poder. Não devemos votar por legenda, pelo poder do sobrenome e muito menos pela ''carinha'' bonita, pois o que mais me respondem quando eu os pergunto; "Quem você votaria para governador?" A resposta das mulheres é uma só "Cássio", Aí eu pergunto, Porquê? E elas respondem; "Por que ele é bonito". 

Ser bonito não é sinônimo de obras, projetos, empregos, indústrias. Ser bonito é sorte, mas competência é consequência. 

Sugestões ou críticas mande para o email: mc.nogueyra@gmail.com
Direto da Redação do Piancó Notícias/Wikipédia - Manoel Cândido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma injeção de descaso, na “Saúde Pública” em Piancó-PB

Muito se diz; e se publica aos quatro ventos, que em Piancó, se faz saúde plena. Sabe-se das generosas verbas destinadas a esse fim pelo governo federal, infelizmente pelo grau de enfermidades que se consta na cidade, logicamente essas verbas parecem estar sendo aplicadas a outros fins;   Além das filas iniciadas nas madrugadas, no Consócio Intermunicipal de Saúde, para no dia seguinte aventurar a presença do médico, fala-se na falta de seringas no Hospital Regional Wenceslau Lopes.   Um exemplo desse descaso se registra na imagem do Sr. Francisco José do Nascimento, 50 anos, descamisado, morando de favores no interior de um quintal, sobrevivendo praticamente de esmolas e de algumas caridades; que há mais de vinte anos, carrega consigo a protuberância de um “CISTO” na região do pescoço, pesando cerca de 2 kg; que segundo o próprio declara: “vivo a sonhar com uma ação por parte da saúde pública do município, que possa realizar uma intervenção cirúrgica”. ...

Piancoense é expulso de churrascaria após passar 7 dias comendo

O vendedor ambulante Carlos Antonio (Minininho), de 48 anos, natural de Piancó, foi expulso ontem de uma churrascaria rodízio na cidade de Patos, depois de ter passado uma semana comendo sem parar. Minininho vinha resistindo a sair do restaurante, mas acabou sendo retirado à força por seguranças. Ele chamou a polícia e registrou queixa na delegacia dizendo que a churrascaria não informa que os clientes não podem dormir lá. "É propaganda enganosa porque eles dizem que você pode comer o quanto quiser, não há limite de horário para o cliente ficar na churrascaria escrito em lugar nenhum", disse ele. Segundo Antonio Garcia, gerente do lugar, Minininho chegou ao restaurante quando Adriano ainda era cogitado para a seleção e Lady Laura ainda era viva. Ele começou a comer até a hora do fechamento da casa, mas não quis ir embora. "Tentamos convencer, mas ele disse que só sairia à força", afirmou. Temendo um processo, a churrascaria acabou destacando um funci...

SERTÃO: Comissão do Senado estará na região da PB nesta quinta-feira

Os senadores membros da Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do rio São Francisco desembarcam na Paraíba, nesta quinta-feira (7), para visitar entre outras, as obras do lote 14 no túnel Cuncas I, em São José de Piranhas. A informação foi confirmada pelo autor do requerimento de criação da Comissão, senador Cícero Lucena (PSDB-PB). O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho também participará da comitiva e fará uma exposição aos senadores sobre o projeto de transposição do rio São Francisco. “Estamos preocupados com o abandono das obras. O que temos, neste início de 2013, são desculpas e explicações evasivas para obras abandonadas, muitas em franca deterioração, servindo de habitáculo para bodes e jumentos”, lamentou Cícero. - Com apenas 43% das obras concluídas, em boa parte graças à atuação do Exército nacional, no final do ano passado quatro dos nove lotes estavam paralisa...