Pular para o conteúdo principal

SERTÃO: GOVERNO DEVE INVESTIR 16 MILHÕES NA REGIÃO.

O município de São Bento, no Sertão, receberá investimentos de R$ 21,5 milhões em obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário e na construção da escola técnica estadual. A autorização para o início dos serviços foi dada pelo governador Ricardo Coutinho nesta terça-feira (23) e foi comemorada pela população, que priorizou estes investimentos nas plenárias do Orçamento Democrático.

Durante solenidade de autorização das obras, o governador Ricardo Coutinho anunciou investimentos de R$ 16 milhões dentro do BNDES Estado para a construção de adutoras e sistemas de abastecimento do município de Catolé do Rocha, Riacho dos Cavalos, Belém do Brejo do Cruz, Jericó e São Bento. “Estes recursos estão assegurados dentro do BNDES Estado, que será assinado nos próximos dias e vai ampliar a oferta de água na região, que sofre muito com os efeitos da seca”, destacou o governador.


A população do município prestigiou a solenidade em que o governador Ricardo Coutinho assinou a ordem de serviço para início das obras de esgotamento sanitário, num investimento de R$ 14 milhões. O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, destacou que as obras vão elevar a cobertura do município para 50% com a inclusão de uma estação de tratamento do esgoto, que terá um reflexo importante na saúde da população e no meio ambiente.

Joelma de Sousa, moradora de São Bento, agradeceu ao governador pelo início do esgotamento sanitário e da escola técnica. “Essas obras resolvem dois problemas verificados no município: a falta de saneamento, que acarreta vários tipos de doença, e a educação, trazendo a formação técnica para preparar a mão de obra para o setor de produção de rede e têxtil”, enfatizou.

Escola Técnica Estadual – Ainda na solenidade, o governador Ricardo Coutinho autorizou a abertura da licitação para construção da Escola Técnica Estadual de São Bento, orçada em R$ 7,5 milhões. Outras seis escolas no mesmo padrão estão em processo de construção e licitação do Estado e cada uma contará com 12 salas de aula, ginásio coberto, laboratórios e espaço de vivência.

De acordo com Ricardo Coutinho, a intenção do Governo é investir na formação técnica dos estudantes da região com cursos que tenham identidade com o potencial do município conhecido nacionalmente pela produção de redes.

O estudante Yuri Cardoso disse que a escola técnica era um sonho dos alunos, que não precisarão mais sair para outros municípios para buscar uma qualificação técnica. “Muitos estudantes que não tinham condição de alugar um local para morar e gastar com transporte e alimentação acabavam não dando continuidade aos estudos. Agora o futuro dos jovens será diferente, pois o Governo do Estado nos apresenta este caminho”, comemorou.

Também prestigiaram a solenidade o prefeito de São Bento, Galego de Sousa, o prefeito eleito Genilton Sousa, o deputado federal Efraim Filho, o ex- deputado Biu Fernandes, o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, o secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevedo, o superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, e lideranças políticas locais.

Saneamento - Em seguida, o governador Ricardo Coutinho visitou o município de Belém de Brejo do Cruz, onde assinou a ordem de serviço para início das obras de esgotamento da cidade, no valor de R$ 8 milhões. “Serão mais de 29 km de rede com estação de tratamento, que evitarão a poluição dos rios, possibilitando que as águas sejam utilizadas para o consumo”, explicou o secretário de Recursos Hídricos, João Azevedo.

Direto da redação com informações de SECOM-PB. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme 'Os Dez Mandamentos' ultrapassa a marca de 400 mil ingressos vendidos na pré-venda em seis dias

Reprodução Longa bateu a marca em seis dias, recorde absoluto na história do cinema no Brasil. O fenômeno da televisão chegará aos cinemas quebrando marcas. É o que indicam os números da venda antecipada de ingressos do épico Os Dez Mandamentos - O Filme, iniciada dia 1º de janeiro.

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

Rio Piancó amanhece com cheia após chuvas na região

FOTO: Wenceslau Pereira O Rio Piancó amanheceu esta sexta-feira (8) com muita água descendo seu curso pela região. Isso depois da forte chuva caída na noite de ontem, na microrregião polarizada por Conceição.  Cenário que reacende a esperança do povo sofrido, que vem enfrentando longa seca. A população começa a alegrar-se com a cheia que toma conta do rio - único federal no estado da Paraíba.