Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Piancó inicia à construção da Academia de Saúde

O prefeito de Piancó-PB  Sales Lima, através da Secretaria de Saúde do Município informa a população que a construção da chamada “Academia de Saúde” já se encontra em plena construção no bairro Santo Antonio; próxima a Praça do Cassaco e até o mês de outubro do ano em curso estará inaugurando e entregando a população para os devidos fins.
 
O Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e mod
os de vida saudáveis.

polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.
 
As atividades serão desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público.

Objetivos do Projeto Academia da Saúde:

I – ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde;
II – fortalecer a promoção da saúde como estratégia de produção de saúde;
III – potencializar as ações nos âmbitos da Atenção Primária em Saúde (APS), da Vigilância em Saúde (VS) e da Promoção da Saúde (PS);
IV – promover a integração multiprofissional na construção e execução das ações;
V – promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer;
VI – ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis;
VII- aumentar o nível de atividade física da população;
VIII – estimular hábitos alimentares saudáveis;
IX – promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade;
X – potencializar as manifestações culturais locais e o conhecimento popular na construção de alternativas individuais e coletivas que favoreçam a promoção da saúde; e
XI – contribuir para ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de lazer, como proposta de inclusão social,enfrentamento das violências e melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.

Imagem ilustrativa

Os recursos destinados à execução da obra foram alocados junto ao Governo Federal, no montante de R$ 180.000,00, sendo que a contrapartida obrigatória do município foi a doação do terreno destinado à construção da academia, bem como a manutenção permanente com recursos próprios da municipalidade. O processo licitatório para construção da obra foi concluído, tendo a empresa MIG CONSTRUÇÃO E INCORPORAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS LTDA. como vencedora do certame, após apresentar uma proposta de preços no valor de R$ 177.956,48.

Direto da redação com informações da Assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme 'Os Dez Mandamentos' ultrapassa a marca de 400 mil ingressos vendidos na pré-venda em seis dias

Reprodução Longa bateu a marca em seis dias, recorde absoluto na história do cinema no Brasil. O fenômeno da televisão chegará aos cinemas quebrando marcas. É o que indicam os números da venda antecipada de ingressos do épico Os Dez Mandamentos - O Filme, iniciada dia 1º de janeiro.

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

Rio Piancó amanhece com cheia após chuvas na região

FOTO: Wenceslau Pereira O Rio Piancó amanheceu esta sexta-feira (8) com muita água descendo seu curso pela região. Isso depois da forte chuva caída na noite de ontem, na microrregião polarizada por Conceição.  Cenário que reacende a esperança do povo sofrido, que vem enfrentando longa seca. A população começa a alegrar-se com a cheia que toma conta do rio - único federal no estado da Paraíba.