Pular para o conteúdo principal

SEXO FRÁGIL? DAS 188 CADEIRAS DAS CÂMARAS, 20 SERÃO OCUPADAS POR MULHERES, PRINCIPALMENTE NAS CIDADES DE PIANCÓ, COREMAS E ITAPORANGA.

Câmaras de treze municípios do Vale elegeram representação feminina, e, em três das maiores cidades do Vale, as mulheres foram as mais votadas.


 Das 188 vagas de vereador em disputa no Vale nas eleições municipais do dia 7 deste mês, 20 delas foram conquistadas por mulheres, correspondendo a 10,6% das cadeiras legislativas regionais. Em Itaporanga, Coremas e Piancó, três das maiores cidades desta região, as mulheres foram as mais votadas. É a primeira vez que isso acontece.

O município piancoense ainda conseguiu eleger o maior número de mulheres. A vereadora Francisca de Paula (PSD), 53 anos, funcionária pública, foi a campeã de votos em Piancó, com 557 sufrágios. Além de Paula, foram eleitas Peta (PSB) e Erilene Alves (PSDB) e reeleita Christtianne Remígio (PSD).

Em Itaporanga, Izabelle Mendes (PSDB) foi a única mulher eleita para ocupar um assento na Casa Adauto Araújo pelos próximos quatro anos. Ela é odontóloga, completará 32 anos em dezembro e foi eleita com 914 votos, sendo uma das mais bem votadas do Vale.

Na cidade de Coremas, quando a votação foi encerrada, uma mulher surgiu como a campeã de votos regional: Ivanete de Janderley (PTB), 38 anos, funcionária pública, tirou 1.185 votos. No entanto, ela foi também a única mulher eleita vereadora no município.

Em Conceição, duas mulheres foram vitoriosas: Marizete de Joaquim Paixão (PSD) e Dior Sabino (PSDB), que conseguiu se reeleger, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Duas mulheres também se consagraram nas urnas em Curral Velho (Cida de Creusa, do PSDB; e Amanda, do PC do B); em São José de Caiana (Neuza, do PT do B; e Maria Andrade, do PMDB); e em Serra Grande (Maria de Chico Enéas, do PTB; e Dom, do PTN).

Uma mulher foi eleita em Aguiar (Maria de Chiquinho, do PSC), Emas (Luíza, do PMDB), Ibiara (Margarida Ramalho, do PMDB), Pedra Branca (Elena Fernandes, do PSB), Santa Inês (Neide Vieira, do PP) e Santana dos Garrotes (Socorro Feitoza, do PMDB).

Nos demais municípios, nenhuma mulher conseguiu vaga na Câmara para a próxima legislatura, nem mesmo as atuais presidentes das Câmaras Municipais de Diamante (Corrinha Figueiredo) e de Nova Olinda (Maria Eurides). Elas não foram reeleitas, o que é um grande prejuízo político para a representação feminina nos dois legislativos.


Direto da redação com informações de FOLHA DO VALE. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.