Pular para o conteúdo principal

VALE DO PIANCÓ: 11 AÇUDES TEM MENOS DE 50% DE SUA CAPACIDADE HÍDRICA.

A forte e longa estiagem que assola a agricultura e os animais na região também vem diminuindo drasticamente o volume dos grandes açudes. Onze mananciais estão com menos de 50% de sua capacidade e situação é muito preocupante para a população que depende deles para consumo humano.

O Saco, localizado no município de Nova Olinda, segundo maior açude da região com capacidade para comportar 97,48 milhões de metros cúbicos, está com apenas 6,3% do seu volume total, segundo a Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa).

Em Santa Inês, o açude que leva o mesmo nome da cidade está com 22% de seu volume total, que é de 26,11 milhões de metros cúbicos. O açude Emas, que também leva o nome da cidade, guarda somente 24% de sua capacidade máxima. O açude tem 2,013 milhões de metros cúbicos.

Em Santana de Mangueira, o açude Poço Redondo, que tem capacidade para 8,9 milhões de metros cúbicos, tem 25% de reserva hídrica. Na outra Santana, a dos Garrotes, o açude Queimadas é outro reservatório que acumula pouca água: dos 11,62 milhões de metros cúbicos d’água que possui, restam 26%.

Em Catingueira, o açude Cegos, terceiro maior reservatório do Vale com 71,8 milhões de metros cúbicos d’água, está com apenas 33,1%

Em Conceição, o açude Condado, maior do município, está com 48% do seu volume total, que é de 35,016 milhões de metros cúbicos. O Serra Vermelha, outro açude conceiçoense, está com 31% dos 11,08 milhões de metros cúbicos d’água que possui.

Na maior cidade regional, o açude Cachoeira dos Alves, que abastece toda a zona urbana de Itaporanga, tem 39% de sua capacidade, que é de 10,6 milhões de metros cúbicos d’água.

Em Igaracy, o reservatório Cochos possui 4,1 milhões de metros d’água, mas está com 45% do seu volume máximo.

No município de Aguiar, o Frutuoso II, com capacidade para comportar 3,51 milhões de metros cúbicos, está com 49,2%.

A estiagem vem diminuindo consideravelmente o volume hídrico do maior açude da Paraíba, o Coremas/Mãe D’água, de Coremas. O reservatório tem 51,4% de 1,358 bilhão de metros cúbicos.

Chuvas - Para os agricultores, somente algumas boas chuvas poderiam amenizar, de imediato, a situação hídrica e agropecuária no Vale, mas as previsões climáticas não apontam para precipitações nos próximos dias.

De acordo com a Aesa, as precipitações na região só devem começar em fevereiro de 2013. Até lá, há possibilidade de chuvas isoladas.


Direto da redação com informações de FOLHA DO VALE. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

Cielo cai no choro com Hino no pódio e admite zebra

O brasileiro Cesar Cielo custou a admitir que tenha vivido uma redenção ao reconquistar neste sábado a soberania dos 50 m livre e alcançar o tricampeonato da prova no Mundial de Natação em Barcelona, na Espanha. No entanto, o nadador não conteve a emoção e chorou copiosamente tão logo o Hino Nacional começou a ser tocado no Palau Sant Jordi, externando a emoção pelo triunfo. Cielo, que recebeu a medalha do ex-nadador russo Alexander Popov, cedeu à emoção nos primeiros acordes do Hino e não conseguiu deixar de chorar - nem mesmo quando posou para os fotógrafos segurando a medalha de ouro. O nadador, que não conseguiu confirmar o favoritismo na Olimpíada de Londres e terminou com o bronze, reconheceu que nem ele acreditava que poderia vencer a prova deste sábado. No entanto, após uma boa largada, completou os 50 m em 21s32. 

Filme 'Os Dez Mandamentos' ultrapassa a marca de 400 mil ingressos vendidos na pré-venda em seis dias

Reprodução Longa bateu a marca em seis dias, recorde absoluto na história do cinema no Brasil. O fenômeno da televisão chegará aos cinemas quebrando marcas. É o que indicam os números da venda antecipada de ingressos do épico Os Dez Mandamentos - O Filme, iniciada dia 1º de janeiro.