Pular para o conteúdo principal

UFPB: PRESIDENTA ESCOLHERÁ NOVO REITOR.

A escolha do novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) já está nas mãos da presidente Dilma Rousseff (PT). O Ministério da Educação (MEC) encaminhou a lista tríplice, escolhida na eleição da instituição, para a Casa Civil do governo federal no último dia 30. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa do MEC.

Em cumprimento a uma decisão judicial, o Conselho Superior da UFPB encaminhou para o MEC em setembro a lista tríplice com os nomes dos professores Margareth Diniz, Lúcia Guerra e Luiz Renato, mais votados no pleito da universidade.

De acordo com as informações do MEC, a escolha do novo reitor agora depende apenas do despacho da presidente.

Segundo o ministério, esse trâmite não costuma demorar e a nomeação deve sair nos próximos dias.

A eleição da UFPB foi judicializada depois que o Consuni decidiu adiar o segundo turno da eleição devido às greves dos professores e servidores da UFPB. A professora Margareth Diniz, candidata mais votada, recorreu na Justiça contra a decisão que determinou o adiamento. A Justiça determinou que o segundo turno fosse feito, contudo, o Consuni se negou a homologar o resultado da eleição.

O mandato do atual reitor, Rômulo Polari, termina no próximo dia 11 de novembro. Conforme a legislação, o gestor de qualquer universidade federal será nomeado pelo presidente da República e escolhido entre professores que possuam seus nomes inseridos em listas tríplices.

No primeiro turno, realizado em maio, Margareth Diniz obteve 49,66% dos votos, a segunda mais votada foi Lúcia Guerra com 35,93% e Luiz Renato obteve 9,96% . No segundo turno da eleição, ocorrido cerca de um mês depois, a ordem de votação foi mantida com percentuais bem diferentes: Margareth teve 94,61% dos votos e Lúcia, 5,39%. Porém, a votação aconteceu em meio a um boicote promovido por Lúcia.


Direto da redação com informações de JP ONLINE. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.