Pular para o conteúdo principal

CRM DA PARAÍBA: Hospital e unidade de saúde são interditados em duas cidades da região.

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) interditou na última sexta-feira, 15, o Hospital e Unidade Mista de Saúde João Moisés de Souza, em Nova Olinda, e a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) I de Olho D’água.

Em Nova Olinda, o hospital interditado era o único da cidade e de pequeno porte, mas prestava atendimentos de urgência e internamento em clínica médica, Pediatra e Obstetrícia.

No entanto, o hospital não contava com médico todos os dias, não possui laboratório de análises clínicas e radiológicas, as ambulâncias estavam quebradas, além de apresentar diversos problemas estruturais, que comprometem o atendimento à população e o trabalho dos profissionais.

O diretor de Fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, explicou que o órgão já havia fiscalizado duas vezes a unidade de saúde, nos anos de 2009 e 2010. “Agora, observamos significativa piora no funcionamento do hospital. Há evidências de que ele está abandonado”, disse o diretor do CRM.

Além dos problemas já citados, ele acrescentou que as portas do hospital estão com cupim, a pintura está desgastada e a central de esterilização não funciona. “Lamentamos ainda o desperdício de dinheiro público, já que equipamentos, medicamentos e insumos de alto custo estão se deteriorando no interior do bloco cirúrgico”, completou Eurípedes.

O diretor de Fiscalização acrescentou ainda que a fiscalização do CRM foi determinada pela promotora de Justiça da Comarca de Piancó, Geovanna Patrícia de Queiroz Rego. “Em junho do ano passado, a diretoria do hospital declarou que cumpriria alguns termos para melhorar o funcionamento do hospital. Infelizmente, quase nada foi cumprido”, disse Eurípedes.

Na cidade de Olho D’água, o CRM fiscalizou o Hospital Geral, que tem em sua fachada o nome de Hospital – Maternidade dr Geneton Carvalho. No entanto, Eurípedes Mendonça disse que não há médicos na escala do hospital, apenas dois técnicos de enfermagem. “Alguns moradores da cidade disseram que o hospital está sem funcionar. Por isso, sugerimos que o Ministério Público investigue a real situação do hospital (se está recebendo recursos do SUS) e se há a viabilidade da sua reabertura”, disse.

Também no dia 15 de fevereiro, o CRM interditou o Centro de Saúde de Olho D’água. A unidade não tem alvará da Vigilância Sanitária e está com a escala médica incompleta. “A situação da população da cidade está muito difícil. O município não dispõe de hospital e conta com apenas 3 postos de saúde da família, sendo que dois médicos estão afastados por motivo de doença”, afirmou Eurípedes.

A UBSF que foi interditada estava em reforma, sem obedecer à norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina o isolamento mecânico e sonoro para que o barulho e a poeira não prejudiquem o atendimento dos pacientes. “Devido à reforma, a esterilização estava sendo realizada em uma autoclave no corredor. Os dois banheiros estavam cheios de material de construção e a única pia não tinha sabão líquido e papel toalha. Esses já são motivos suficientes para a interdição ética”, explicou.

Direto da redação com informações da FOLHA DO VALI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.