Pular para o conteúdo principal

Conheça as "Damas de ferro" do Brasil

Dia 8 de Março, dia internacional da mulher.

Donas de posições-chave no governo Dilma, mulheres de confiança ajudam presidente a comandar o Brasil


Primeira mulher a governar o País, Dilma põe elas para dirigir da Casa Civil até a Petrobras.


DILMA ROUSSEFF — A começar pela própria presidente, que se tornou a primeira mulher a comandar o Brasil em 2011. Assim que tomou posse, Dilma deixou claro que apostaria mais que os antecessores nas mulheres para governar.






GLEISI HOFFMANN — Um dos pilares do governo Dilma, a ministra-chefe da Casa Civil entrou em um momento conturbado no governo, em junho de 2011, quando substituiu Antonio Palocci — acusado de multiplicar seu patrimônio por 20 em apenas quatro anos. Gleisi é mulher do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e está licenciada do Senado Federa.



MIRIAM BELCHIOR — A atual ministra do Planejamento está no governo federal desde junho de 2004, quando era subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República. Em 2007, passou a ajudar a organizar o PAC (Projeto de Aceleração do Crescimento) ao lado da presidente Dilma Rousseff e, em 2010, com a saída dela, se tornou a coordenadora do PAC. Nome de confiança da presidente, Miriam está no Planejamento desde o início do governo Dilma, em janeiro de 2011.


GRAÇA FOSTER — A atual presidente da Petrobras sucedeu José Sergio Gabrielli e assumiu o posto em fevereiro de 2012. Na ocasião, a presidente Dilma esteve na cerimônia e encheu a bola de Graça: "Eu venho na condição de primeira presidente do Brasil para assistir à posse da primeira mulher presidente de uma companhia deste porte" .





IDELI SALVATTI — No início do governo Dilma, Ideli foi ministra da Pesca entre janeiro e junho de 2011. Uma das fundadoras do PT (Partido dos Trabalhadores), Ideli se tornou ministra das Relações Institucionais logo em seguida e, atualmente, é uma das damas de ferro do governo Dilma.




HELENA CHAGAS — A ministra da Secretaria de Comunicação Social chegou ao cargo naturalmente, já que coordenou a comunicação da campanha eleitoral de Dilma Rousseff ao Planalto em 2010. Em janeiro de 2011, tomou posse e até participou da primeira viagem internacional de Dilma como presidente da República.




TEREZA CAMPELLO — A atual ministra do Desenvolvimento Social foi uma das protagonistas da equipe que colocou em operação o Programa Bolsa Família no governo Lula. Tereza trabalhou com a presidente Dilma Rousseff no Rio Grande do Sul e assumiu o ministério com a chegada de Dilma ao poder.





IZABELLA TEIXEIRA — Substituta de Carlos Minc, que saiu em abril de 2010 ainda no governo Lula, Izabella Teixeira foi mantida no Ministério do Meio Ambiente pela presidente Dilma Rousseff. Brasiliense, Izabella é bióloga, mestre em Planejamento Energético e doutora em Planejamento Ambiental pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).


LUIZA BAIRROS - Ministra de Estado Chefe da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial). Uma das principais líderes do movimento negro no Brasil, Luiza tomou posse em janeiro de 2011 a pedido de Dilma.






MARTA SUPLICY — A atual ministra da Cultura substituiu Ana de Hollanda na pasta em setembro de 2012. A chegada de Marta, senadora licenciada, ao ministério ocorreu depois que ela declarou seu apoio à candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. Marta tem no currículo um mandato como prefeita da capital paulista, outro de deputada federal e o comando do Ministério do Turismo do governo Lula entre 2007 e 2008.



ELEONORA MENICUCCI — Após passar três anos presa pela ditadura militar, entre 1971 e 1973, a atual ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres desenvolveu a partir de então sua militância feminista. Eleonora entrou no governo em fevereiro de 2012, ao substituir outra mulher, Iriny Lopes.






MARIA DO ROSÁRIO — A ministra da Secretaria de Direitos Humanos está no cargo desde janeiro de 2011, quando se iniciou o governo Dilma.







ROSA WEBER — A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber foi indicada pela presidente Dilma Rousseff em novembro de 2011. Rosa tinha no currículo vários casos em que defendeu as minorias, perfil que agradou à presidente Dilma. 






Direto da redação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.