Pular para o conteúdo principal

VALE DO PIANCÓ: Falta de uma unidade de bombeiros no Vale é um risco para a segurança regional

Imagem de internet.
São mais de 155 mil pessoas e nenhuma unidade do corpo de bombeiros.

No momento em que o país revê e aprimora os mecanismos e agentes de segurança nos estabelecimentos de aglomeração pública, depois da tragédia de Santa Maria (RS), nada mudou no Vale e a omissão do governo estadual com relação ao tema é criminosa. As Prefeituras parecem também alheias ao problema.

Na região ainda falta o essencial para evitar mortes ou qualquer outro tipo de prejuízo por fogo, água ou outro tipo de tragédia: o Vale não tem, sequer, uma unidade do corpo de bombeiros, apesar de ser uma região cheia de fábricas, clubes festivos, grandes eventos públicos e muitos reservatórios d’água, onde muitas pessoas morreram afogadas nos últimos dez anos, algumas delas por falta de socorro dos bombeiros.

Itaporanga, a maior cidade regional, concentra grande parte dos empreendimentos fabris regionais, um estádio que sedia futebol profissional, grandes concentrações públicas como São Pedro e 9 de janeiro, e inúmeros prédios comerciais e festivos, mas o corpo de bombeiros mais próximo fica a 110 quilômetros.

Constantemente na região, ocorrem incêndios em residências e automóveis em área urbana, como recentemente em Itaporanga; os acidentes com motoristas presos às ferragens também; e os afogamentos também são frequentes, e muitas perdas humanas ou materiais poderiam ser evitadas se a região tivesse um corpo de bombeiros.

A expansão das unidades de bombeiros depende do governo estadual, mas, apesar de ser uma reivindicação antiga da região, até agora nada foi resolvido. “Já ocorreu muitas mortes por aqui por falta do socorro dos bombeiros, mas, somente quando ocorrer uma tragédia terrível, é que vão tomar alguma providência”, lamentou um cidadão regional.


Direto da redação com informações da FOLHA DO VALI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.