Pular para o conteúdo principal

DENGUE: Sete municípios do Vale estão no grupo de alto risco de contaminação

Os municípios de Catingueira, Emas, Diamante, Nova Olinda, Olho D’água, Santana de Mangueira e Santana dos Garrotes estão no grupo de alto risco (grupo I) de contaminação de dengue na Paraíba, segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgado nessa terça-feira, 2.

Eles apresentaram alta taxa de incidência por dengue de janeiro a março deste ano, com o Índice de Infestação Predial (IIP) superior a 3,9% e/ou óbito pela doença. Outros 41 municípios paraibanos igualmente estão enquadrados no grupo I e devem merecer a atenção redobrada do poder público para que a situação não tome proporções ainda maiores, a exemplo de morte de pessoas pela doença, como já ocorreu em João Pessoa e Arara.

A SES também classificou a situação de outros municípios. Boa Ventura, Coremas, Itaporanga, Pedra Branca e Piancó estão no grupo II, onde estão as cidades que têm IIP baixo nos três meses deste ano e não registraram óbitos nos últimos 39 meses, mas que “já sinalizam casos notificados e positivos para o agravo e com o IIP caracterizando alerta para as ações de campo da vigilância ambiental de forma a evitar o aumento da taxa de transmissibilidade da doença”, segundo a SES.

No grupo III, foram enquadrados os municípios de baixo risco, sem óbitos e com IIP entre 1% e 3,9%. No Vale, apenas Aguiar está nesta situação.

Os demais municípios regionais estão dentro do grupo IV, que, para a SES, são as cidades que estão “silenciosas” este ano para dengue, ou seja, "sem óbitos por dengue em 2013 e sem informação do IIP".

Os números da dengue na Paraíba em 2013 – De 1º de janeiro a 31 de março deste ano, a SES notificou 2.289 casos suspeitos de dengue na Paraíba, com 631 já confirmados para dengue clássica e 129 casos descartados. De acordo com a SES, foram ainda registrados quatro casos de febre hemorrágica da dengue, 17 de dengue com complicações e dois de síndrome do choque da dengue já notificados.

Direto da redação com informações da FOLHA DO VALI 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.