Pular para o conteúdo principal

494 MILHÕES: Tribunal de Contas da União imputa débitos e multas a gestores da Paraíba

A cada quatro anos, o eleitorado paraibano tem se inclinado em escolher candidatos que defendem o discurso de transparência e zelo pelo recurso público. Mas essa retórica, na prática, tem se traduzido em números não tão animadores. Números que reforçam a necessidade de fiscalizações, controle social e transparência nas administrações públicas. 

Um levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União na Paraíba (TCU-PB) revela que, de 2002 até 2013, o órgão determinou a gestores públicos a devolução de R$ 494.352.739,18 aos cofres públicos. Somente no primeiro semestre deste ano, o TCU contabilizou irregularidades em verbas federais na ordem de R$ 13.779.254,34, referentes a ações de imputação de débitos de onze municípios e dois órgãos da esfera federal e a aplicação de multas a outras doze cidades, um órgão estadual e mais cinco da esfera federal.

O montante de recursos levantado pelo TCU é proveniente de desvios das verbas que deveriam ser aplicadas em obras estruturantes, como as de saneamento, infraestrutura e abastecimento. O secretário do Controle Externo do Tribunal de Contas da União na Paraíba (TCU-PB), Rainério Rodrigues Leite, ressaltou que a maior parte desses recursos é originária do Ministério da Integração Nacional e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb), e foram desviados. 

“Existe uma dificuldade dos ministérios em fiscalizar a aplicação desses recursos no decorrer dos convênios, mas nós temos feito um esforço de fiscalização junto com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), o Ministério da Integração Nacional e o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. O que, de fato, nos interessa é que não haja desvio de recursos”, frisou.

Os recursos desviados são referentes a convênios firmados em 2011 e 2012, e muitos deles foram identificados a partir das análises realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), por existir contrapartidas do Estado nesses contratos de obras. “Muitas denúncias recebidas pelo TCU vieram do TCE, que identificou em vários convênios que possui contrapartida do Estado e havia desvio desses recursos por parte de gestores municipais”, confirmou Rainério Rodrigues.

Desde 2005 até 2013, conforme dados do TCU, foram julgados 1.405 processos. Apenas em 2013 o órgão contabiliza 53 julgamentos sobre denúncias, representações e consultas. Outros 19 julgamentos foram referentes aos Monitoramentos, Determinações e Cumprimentos.

Direto da redação com informações do jornal da Paraíba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.