Pular para o conteúdo principal

NA PB: Segurança se antecipa e monitora manifestações, 21,2 mil confirmaram presença em manifestação

Protestos em SP
A cúpula da Segurança Pública da Paraíba se antecipou e já convocou líderes do movimento 'João Pessoa, avante' para tratar da manifestação convocada para esta quinta-feira (20). Nesta segunda-feira (17) pela manhã, comandantes dos batalhões da PM começaram a traçar estratégias de acompanhamento do movimento.  A ideia, disse um dos participantes, é de que a força policial será utilizada apenas para garantir a segurança dos participantes.

O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Cláudio Lima, participou da reunião com os comandantes da Polícia Militar. A grande preocupação é evitar confrontos entre os manifestantes e conter badernas. O discurso utilizado pela cúpula da Segurança Pública é de que a expectativa é de que as manifestações em João Pessoa sejam pacíficas e ordeiras e, portanto, a força policial não será obrigada a utilizar armas.

O governador Ricardo Coutinho se reuniu no final da tarde com o comando da Polícia. O secretário Cláudio Lima repassou os informes do encontro que teve como representantes do movimento e adiantou que, nesta quarta (19), também manterá novos entendimentos com outros grupos da coordenação do manifesto que está sendo convocado pelas redes sociais.

O governador teria alertado sobre o direto legítimo de protestar, mas também falou sobre a atuação da Polícia Militar para que sejam evitados atos de vandalismos.

Manifestação

Na próxima quinta (20), uma manifestação pela redução na tarifa de passagens dos transportes coletivos promete parar o centro da Capital paraibana. Até às 08h40 desta terça (18), através de uma página do Facebook, o movimento intitulado 'João Pessoa, avante' já tem a confirmação de 21.231 pessoas nos protestos.

Desde o dia 1º de junho, está em vigor um decreto da presidente da república, Dilma Rousseff, que zera o PIS/Confins para transportes coletivos, incluindo ônibus, trens e metrô. A medida foi uma tentativa de reduzir o galope da inflação, que supera a meta estabelecida pelo Governo Federal. 

As alíquotas do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) somam 3,65% do transporte coletivo urbano de todo o Brasil e estão zeradas.

Na última segunda-feira (17), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, confirmou que a Prefeitura fará um estudo para saber da possibilidade de conceder a redução nas passagens de ônibus. Apesar disso, não foi divulgado qualquer data para esse anúncio e nem quando começaria a valer a redução dos preços.
“Estamos em um processo de análise dos dados das informações necessárias para que a gente possa ter uma posição firmada. Estamos no processo inicial”, disse Cartaxo.

O decreto de Dilma Rousseff se apropria, em parte, do Projeto de Lei (PLS) 242/2012, de autoria do senador Cícero Lucena (PSDB-PB) para reduzir a carga tributária do transporte coletivo suspendendo a cobrança de impostos como o IPI, PIS, Pasep e Cofins. 

A manifestação convocada pelo movimento “João Pessoa Avante” terá início às 16h, próximo ao horário de pico, com concentração no Lyceu Paraibano, de onde seguirão para o anel interno da Lagoa e a avenida Epitácio Pessoa.

Na página do Facebook do movimento tem publicações como links de matérias sobre as cidades que têm transporte coletivo de graça e uma série de enquetes que estão sendo respondidas pelos que seguem o perfil na rede social.

Logo na parte superior da página está o aviso de que "qualquer forma de violência está de fora dos preceitos" do movimento.

Na enquete sobre qual cartaz levar ao protesto, até às 10h20, 1.056 responderam que o melhor seria: "Desculpe o transtorno, estamos mudando o país".

Outras 1.285 pessoas disseram em outra enquete da página ser contra a utilização de qualquer bandeira política nos protestos. Apenas 75 concordaram e outros 10 disseram que "tanto faz". 

 Direto da redação com informações do  PORTAL CORREIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.