Pular para o conteúdo principal

PB: Comércio fechará uma hora antes dos protestos e efetivo da PM é reforçado na capital

Mais de 10 mil manifestantes são esperados no protesto que ocorre nesta quinta-feira (20), em João Pessoa. A Câmara dos Dirigentes Lojistas da Capital paraibana (CDL) emitiu nesta quarta-feira (19) uma nota orientando os comerciantes do Centro a antecipar o fechamento dos estabelecimentos às 15h. A concentração do movimento está marcada às 16h.

A CDL acredita que o protesto será pacífico, mas recomenda o fechamento do comércio por "cautela". Apesar disso, a entidade orienta que os comerciantes devem liberar os comerciários que queiram se engajar no movimento.

A Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública do Estado vai monitorar todas as ações através de câmeras móveis ou instaladas em locais fixos. "No caso de desordem ou crimes, a Polícia tem também uma estratégia montada", disse o secretário Cláudio Lima.

A Secretaria de Segurança promete não reprimir o movimento denominado 'João Pessoa, avante', que tem como principais organizadores estudantes universitários. O secretário Cláudio Lima disse que a determinação é garantir uma manifestação de forma pacífica. A segurança das cidades onde ocorrerão protestos será reforçada com o deslocamento de tropas de onde não têm manifestações agendadas. Na Capital todo o efetivo da PM será mobilizado. O secretário não revela o número de homens que farão a segurança.

Michel Rodrigues, um dos representantes do movimento 'João Pessoa, avante' denunciou que nas redes sociais surgiram informações de que facções criminosas aproveitariam para se infiltrar nos protestos de João Pessoa. O secretário Claudio Lima de segurança nega essa informação. Os coordenadores do movimento repetem nas redes sociais apelos para que a manifestação ocorra de forma pacífica e sem depredação do patrimônio público.

A convocação do protesto foi feita pelas redes sociais. Numa página do Facebook, até as 14h, mais de 30,6 mil já haviam confirmado presença no movimento. O manifesto está marcado para as 16h desta quinta (20) com concentração na frente do Lyceu Paraibano. Os participantes irão marchar para o Parque Solon de Lucena e em seguida seguirão para a Avenida Epitácio Pessoa.

A previsão de público no evento foi feito pelos universitários Israel Lucena e Emanuel Reis, que se intitulam representantes do movimento. Também está previsto um protesto para Campina Grande, segundo maior cidade da Paraíba, na tarde desta quinta. Nas cidades de Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e (região metropolitana de João Pessoa) também devem ocorrer manifestações. Em Patos (no Alto sertão), a convocação foi feita para o próximo sábado.

A Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB) anunciou um plantão para atender casos que envolvam excesso de força policial que impeçam o direito à livre manifestação.

Na terça-feira (18), o prefeito Luciano Cartaxo (PT) anunciou a redução de R$ 0,10 no preço da tarifa dos transportes públicos, a partir de 1º de julho. Para isso, a prefeitura abriu mão do 'preço público', imposto municipal que incide em 0,5% no valor da passagem. Com a renúncia fiscal, o município calcula que deixa de arrecadar mensalmente em torno de R$ 100 mil.O prefeito petista garantiu que a redução no preço da passagem não foi uma estratégia para tentar esvaziar o movimento agendado para esta quinta.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) reuniu a cúpula da Segurança, que traçou um plano para acompanhar as manifestações. Ele garante que a Polícia Militar estará desarmada e elogiou os eventos semelhantes que se espalharam pelo país. “Eu recomendo à Polícia para não usar armas, para garantir o direito de manifestação de quem quer que seja. Ao mesmo tempo, tem que proteger o patrimônio público e privado, porque o direito de um termina quando começa o do próximo”, disse.



Direto da redação com informações de  Hermes de Luna e Alisson Correia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.