Pular para o conteúdo principal

Na capital chove quase 200 mm, 180% a mais que o esperado; 2 mil podem estar desabrigados

A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) informa que choveu 188 mm em João Pessoa, entre as 14h da terça-feira (3) e as 5h da manhã de quarta-feira (4). De acordo com o órgão, o número é 180% maior que a média prevista para todo o mês de setembro na Capital.

Foram 15 horas de chuvas ininterruptas na Grande João Pessoa. Os problemas acarretados com o intenso volume pluviométrico provocaram congestionamentos e alagamentos em praticamente todas as principais vias de acesso da Capital, além de deixar pelo menos duas mil famílias desabrigadas e causar o deslizamento de uma barreira na comunidade São Rafael, no bairro Castelo Branco.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil da Capital, Nóe Estrela, todas as casas localizadas em comunidades ribeirinhas de João Pessoa, como no bairro São José, estão muito alagadas. Ele lembra que os dados iniciais mostram que pelo menos mil pessoas podem estar desabrigadas só na Capital. Noé diz que todas as equipes da Defesa Civil estão trabalhando nos pontos mais críticos, como Colinas do Sul, Tito Silva (Miramar) e Mandacaru. São 31 áreas de risco, com uma população pouco maior que 50 mil pessoas.

Em situações de emergência, a Defesa Civil Municipal deve ser acionada através do telefone gratuito 0800 285 9020. Os plantonistas do órgão afirmam que não há informações sobre pessoas feridas com as ocorrências da madrugada chuvosa.

A Polícia Rodoviária Federal informa que foram registrados nove acidentes, com três feridos, até o começo da manhã desta quarta, nas rodovias federais que cortam a região metropolitana de João Pessoa.

A PRF também alerta os motoristas para que tenham cautela ao passar pela BR porque o trânsito está lento, depois da liberação do trecho próximo a comunidade São Rafael no Castelo Branco, onde houve um deslizamento de barreira.

Em caso de emergências, o número da PRF é 191.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da Capital (Semob) também monitora pontos alagados que estão atrapalhando o trânsito de João Pessoa. Alguns acessos estão com tráfego de veículos lento nesta manhã de quarta, como um dos acessos que liga os bairros Valentina e Mangabeira, onde um carro ficou preso dentro da água, rotatórias dos Bancários e da Beira Rio, avenida João Machado no Centro. A Semob interditou as vias localizadas nas imediações da barreira do Cabo Branco e do Farol.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está alerta e as 31 áreas consideradas de risco também estão sendo monitoradas pela Prefeitura de João Pessoa.

Áreas como a comunidade do Timbó (nos Bancários) e Saturnino de Brito (Varadouro), consideradas de risco, receberam investimentos recentes em obras da Prefeitura para evitar problemas nos períodos de chuva. Trata-se do Plano de Contingência, executado pela Defesa Civil em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); Guarda Municipal; e as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (SMS).

Direto da redação com informações de Alisson Correia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.