Pular para o conteúdo principal

Na capital chove quase 200 mm, 180% a mais que o esperado; 2 mil podem estar desabrigados

A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) informa que choveu 188 mm em João Pessoa, entre as 14h da terça-feira (3) e as 5h da manhã de quarta-feira (4). De acordo com o órgão, o número é 180% maior que a média prevista para todo o mês de setembro na Capital.

Foram 15 horas de chuvas ininterruptas na Grande João Pessoa. Os problemas acarretados com o intenso volume pluviométrico provocaram congestionamentos e alagamentos em praticamente todas as principais vias de acesso da Capital, além de deixar pelo menos duas mil famílias desabrigadas e causar o deslizamento de uma barreira na comunidade São Rafael, no bairro Castelo Branco.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil da Capital, Nóe Estrela, todas as casas localizadas em comunidades ribeirinhas de João Pessoa, como no bairro São José, estão muito alagadas. Ele lembra que os dados iniciais mostram que pelo menos mil pessoas podem estar desabrigadas só na Capital. Noé diz que todas as equipes da Defesa Civil estão trabalhando nos pontos mais críticos, como Colinas do Sul, Tito Silva (Miramar) e Mandacaru. São 31 áreas de risco, com uma população pouco maior que 50 mil pessoas.

Em situações de emergência, a Defesa Civil Municipal deve ser acionada através do telefone gratuito 0800 285 9020. Os plantonistas do órgão afirmam que não há informações sobre pessoas feridas com as ocorrências da madrugada chuvosa.

A Polícia Rodoviária Federal informa que foram registrados nove acidentes, com três feridos, até o começo da manhã desta quarta, nas rodovias federais que cortam a região metropolitana de João Pessoa.

A PRF também alerta os motoristas para que tenham cautela ao passar pela BR porque o trânsito está lento, depois da liberação do trecho próximo a comunidade São Rafael no Castelo Branco, onde houve um deslizamento de barreira.

Em caso de emergências, o número da PRF é 191.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da Capital (Semob) também monitora pontos alagados que estão atrapalhando o trânsito de João Pessoa. Alguns acessos estão com tráfego de veículos lento nesta manhã de quarta, como um dos acessos que liga os bairros Valentina e Mangabeira, onde um carro ficou preso dentro da água, rotatórias dos Bancários e da Beira Rio, avenida João Machado no Centro. A Semob interditou as vias localizadas nas imediações da barreira do Cabo Branco e do Farol.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está alerta e as 31 áreas consideradas de risco também estão sendo monitoradas pela Prefeitura de João Pessoa.

Áreas como a comunidade do Timbó (nos Bancários) e Saturnino de Brito (Varadouro), consideradas de risco, receberam investimentos recentes em obras da Prefeitura para evitar problemas nos períodos de chuva. Trata-se do Plano de Contingência, executado pela Defesa Civil em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); Guarda Municipal; e as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (SMS).

Direto da redação com informações de Alisson Correia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

Cielo cai no choro com Hino no pódio e admite zebra

O brasileiro Cesar Cielo custou a admitir que tenha vivido uma redenção ao reconquistar neste sábado a soberania dos 50 m livre e alcançar o tricampeonato da prova no Mundial de Natação em Barcelona, na Espanha. No entanto, o nadador não conteve a emoção e chorou copiosamente tão logo o Hino Nacional começou a ser tocado no Palau Sant Jordi, externando a emoção pelo triunfo. Cielo, que recebeu a medalha do ex-nadador russo Alexander Popov, cedeu à emoção nos primeiros acordes do Hino e não conseguiu deixar de chorar - nem mesmo quando posou para os fotógrafos segurando a medalha de ouro. O nadador, que não conseguiu confirmar o favoritismo na Olimpíada de Londres e terminou com o bronze, reconheceu que nem ele acreditava que poderia vencer a prova deste sábado. No entanto, após uma boa largada, completou os 50 m em 21s32. 

Filme 'Os Dez Mandamentos' ultrapassa a marca de 400 mil ingressos vendidos na pré-venda em seis dias

Reprodução Longa bateu a marca em seis dias, recorde absoluto na história do cinema no Brasil. O fenômeno da televisão chegará aos cinemas quebrando marcas. É o que indicam os números da venda antecipada de ingressos do épico Os Dez Mandamentos - O Filme, iniciada dia 1º de janeiro.