Pular para o conteúdo principal

Paraíba cria alas para gays em presídios após denúncias de estupros

Três presídios da Paraíba criaram alas destinas a detentos transexuais e gays após denúncias de abusos sexuais e discriminação por parte dos demais internos. As celas foram criadas no início deste mês e são opcionais. O MEL (Movimento do Espírito Lilás) foi quem reivindicou o direito e tem o apoio da OAB-PB (Ordem dos Advogados do Brasil). Os Estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais também adotaram a medida há alguns ano.

O presidente do MEL, Renan Palmeira, atua como professor de história em presídios da Paraíba e notou que muitos gays e transexuais enfrentavam preconceito dentro dos presídios e tinham os direitos violados como, por exemplo, continuar a usar roupas de mulher. Ele afirmou que em alguns casos extremos, o preso ficava em cela isolada para não sofrer violência.  
— Eles sofrem preconceitos dos próprios apenados e são punidos por isso, sendo obrigados a ficar em celas totalmente isoladas, como as que ficam os acusados de estupro. Isso é repressão, tortura e homofobia. Temos muitas outras questões a reivindicar, mas essa foi uma grande conquista.


As celas foram instaladas nos presídios do Roger, em João Pessoa, e no Serrotão, em Campina Grande. Uma ala na Penitenciária Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1), na capital, também foi instalada, mas ainda não abriga nenhum detento transexual.

O presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB, José Batista Neto, disse apoiar a decisão do governo na criação de alas. Ele afirma que o órgão recebeu denúncias de ameaças e maus-tratos aos presos que assumiram no sistema penitenciário que eram gays.  

— Acreditamos que a medida é positiva por reduzir a possibilidade de que essas pessoas sofram violência. Queremos ainda que elas tenham atendimento médico especializado porque faziam uso de hormônios antes de entrarem no presídio e param completamente, o que gera até mesmo uma deformidade física em algumas. É um caso de saúde pública.

O secretário de Administração Penitenciária do Estado, Wallber Virgolino, informou que a decisão foi tomada porque o 'detento tem o direito de escolher com quem se relaciona sexualmente e não ser forçado a isso'. Ele afirmou ainda que é estudada a viabilidade das alas em todos os presídios do Estado.

Segundo o presidente do MEL, a reivindicação é feita desde 2011, mas somente agora foi atendida pela administração pública.

Entre os relatos, há reclamações de transexuais que tiveram a cabeça raspada para entrar no presídio e foram impedidos de usarem roupas femininas. A medida foi adotada em ao menos dois Estados do País. Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e em Belo Horizonte, Minas Gerais. As justificativas são as mesmas, de que os presos sofriam violência sexual por parte de outros.

Direto da redação com informações do Portal R7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

Cielo cai no choro com Hino no pódio e admite zebra

O brasileiro Cesar Cielo custou a admitir que tenha vivido uma redenção ao reconquistar neste sábado a soberania dos 50 m livre e alcançar o tricampeonato da prova no Mundial de Natação em Barcelona, na Espanha. No entanto, o nadador não conteve a emoção e chorou copiosamente tão logo o Hino Nacional começou a ser tocado no Palau Sant Jordi, externando a emoção pelo triunfo. Cielo, que recebeu a medalha do ex-nadador russo Alexander Popov, cedeu à emoção nos primeiros acordes do Hino e não conseguiu deixar de chorar - nem mesmo quando posou para os fotógrafos segurando a medalha de ouro. O nadador, que não conseguiu confirmar o favoritismo na Olimpíada de Londres e terminou com o bronze, reconheceu que nem ele acreditava que poderia vencer a prova deste sábado. No entanto, após uma boa largada, completou os 50 m em 21s32. 

Filme 'Os Dez Mandamentos' ultrapassa a marca de 400 mil ingressos vendidos na pré-venda em seis dias

Reprodução Longa bateu a marca em seis dias, recorde absoluto na história do cinema no Brasil. O fenômeno da televisão chegará aos cinemas quebrando marcas. É o que indicam os números da venda antecipada de ingressos do épico Os Dez Mandamentos - O Filme, iniciada dia 1º de janeiro.