Pular para o conteúdo principal

Outubro Rosa: câncer de mama avança entre as jovens da Paraíba

Paraíba
Maria Aline venceu o câncer
Em uma década (de 2002 a 2012), as mortes por câncer de mama cresceram 158%, na Paraíba. As campanhas de conscientização e o acesso a exames especializados também avançaram, mas ainda são mais voltados a mulheres com mais de 40 anos. 

Mas o câncer de mama também mata jovens e, hoje, com uma frequência 125% maior do que há 10 anos (em 2002 foram oito mortes de mulheres com menos de 39 anos; ano passado, 18). A boa notícia é que há tratamento e cura. A prova disso é a técnica de saúde bucal, Maria Aline Ferreira de Sousa, 24 anos, que tirou a mama para vencer a doença, e faz do seu testemunho um alerta às mulheres, principalmente, às jovens.

“Como tenho a mama muito pequena, senti o nódulo ao tomar banho. Fui à mastologista, fiz os exames e marquei a cirurgia, em 2011. Retirei o nódulo, mas o hospital perdeu a biópsia e só conseguiu achar 10 meses depois. Deu carcinomicito, com 2 cm de diâmetro”, lembra. Ela retirou uma parte da mama e da axila. 

A indicação era fazer radioterapia, mas Aline tomou uma decisão mais radical, com seus médicos: tirou a mama toda. “Por ser jovem, eu sabia que o câncer poderia voltar. Então, fiz a mastectomia por uma medida de segurança”. A retirada de uma mama foi feita junto com a reconstrução. No entanto, o enxerto de pele necrosou. “Passei quatro meses tentando continuar com a prótese, drenando toda semana, mas o jeito foi tirar”, lamentou. 

Aline passou oito meses sem prótese. Mas, o que seria uma verdadeira flechada na autoestima de qualquer jovem, não mutilou o sorriso dela. “Olhando as cicatrizes, fiquei abalada na primeira semana, mas depois aprendi a me aceitar. Não tinha vergonha. Usava biquíni, vestidos; saía para me divertir, Não deixei de viver. 


Para a maioria das pessoas, ter câncer significa morrer. Mas o câncer veio para mudar a minha vida. Eu tive câncer, mas o câncer não me teve jamais”, afirmou. Ela se recupera da cirurgia plástica feita há menos de um mês.

Direto da redação com informações do Jornal Correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.