Pular para o conteúdo principal

Outubro Rosa: câncer de mama avança entre as jovens da Paraíba

Paraíba
Maria Aline venceu o câncer
Em uma década (de 2002 a 2012), as mortes por câncer de mama cresceram 158%, na Paraíba. As campanhas de conscientização e o acesso a exames especializados também avançaram, mas ainda são mais voltados a mulheres com mais de 40 anos. 

Mas o câncer de mama também mata jovens e, hoje, com uma frequência 125% maior do que há 10 anos (em 2002 foram oito mortes de mulheres com menos de 39 anos; ano passado, 18). A boa notícia é que há tratamento e cura. A prova disso é a técnica de saúde bucal, Maria Aline Ferreira de Sousa, 24 anos, que tirou a mama para vencer a doença, e faz do seu testemunho um alerta às mulheres, principalmente, às jovens.

“Como tenho a mama muito pequena, senti o nódulo ao tomar banho. Fui à mastologista, fiz os exames e marquei a cirurgia, em 2011. Retirei o nódulo, mas o hospital perdeu a biópsia e só conseguiu achar 10 meses depois. Deu carcinomicito, com 2 cm de diâmetro”, lembra. Ela retirou uma parte da mama e da axila. 

A indicação era fazer radioterapia, mas Aline tomou uma decisão mais radical, com seus médicos: tirou a mama toda. “Por ser jovem, eu sabia que o câncer poderia voltar. Então, fiz a mastectomia por uma medida de segurança”. A retirada de uma mama foi feita junto com a reconstrução. No entanto, o enxerto de pele necrosou. “Passei quatro meses tentando continuar com a prótese, drenando toda semana, mas o jeito foi tirar”, lamentou. 

Aline passou oito meses sem prótese. Mas, o que seria uma verdadeira flechada na autoestima de qualquer jovem, não mutilou o sorriso dela. “Olhando as cicatrizes, fiquei abalada na primeira semana, mas depois aprendi a me aceitar. Não tinha vergonha. Usava biquíni, vestidos; saía para me divertir, Não deixei de viver. 


Para a maioria das pessoas, ter câncer significa morrer. Mas o câncer veio para mudar a minha vida. Eu tive câncer, mas o câncer não me teve jamais”, afirmou. Ela se recupera da cirurgia plástica feita há menos de um mês.

Direto da redação com informações do Jornal Correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

Cielo cai no choro com Hino no pódio e admite zebra

O brasileiro Cesar Cielo custou a admitir que tenha vivido uma redenção ao reconquistar neste sábado a soberania dos 50 m livre e alcançar o tricampeonato da prova no Mundial de Natação em Barcelona, na Espanha. No entanto, o nadador não conteve a emoção e chorou copiosamente tão logo o Hino Nacional começou a ser tocado no Palau Sant Jordi, externando a emoção pelo triunfo. Cielo, que recebeu a medalha do ex-nadador russo Alexander Popov, cedeu à emoção nos primeiros acordes do Hino e não conseguiu deixar de chorar - nem mesmo quando posou para os fotógrafos segurando a medalha de ouro. O nadador, que não conseguiu confirmar o favoritismo na Olimpíada de Londres e terminou com o bronze, reconheceu que nem ele acreditava que poderia vencer a prova deste sábado. No entanto, após uma boa largada, completou os 50 m em 21s32. 

Filme 'Os Dez Mandamentos' ultrapassa a marca de 400 mil ingressos vendidos na pré-venda em seis dias

Reprodução Longa bateu a marca em seis dias, recorde absoluto na história do cinema no Brasil. O fenômeno da televisão chegará aos cinemas quebrando marcas. É o que indicam os números da venda antecipada de ingressos do épico Os Dez Mandamentos - O Filme, iniciada dia 1º de janeiro.