Pular para o conteúdo principal

ALPB realiza sessão itinerante em Piancó, em homenagem ao aniversário da cidade

010 (12)A Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão itinerante, nesta sexta-feira (8), na cidade de Piancó, no Sertão Paraibano, para comemorar os 265 anos de fundação política do município. 

O encontro realizado no Fórum Desembargador Luiz Silvio Ramalho discutiu sobre as potencialidades do turismo na região e teve como finalidade debater os principais problemas que a cidade enfrenta para o seu desenvolvimento.

Os deputados Lindolfo Pires (Democratas), Gervásio Maia (PMDB), Antônio Mineral (PSDB), Iraê Lucena (PSDB) e Hervázio Bezerra (PSB) participaram da sessão e destacaram a necessidade do Poder Legislativo estar presente em Piancó para ouvir as reivindicações do povo da região e buscar soluções para o crescimento.

O deputado Lindolfo Pires, autor da propositura, ressaltou a importância de incluir os temas debatidos pelos participantes da reunião nas lutas encabeçadas pela Casa Epitácio Pessoa em busca  de melhorias para os paraibanos.

“Foi um bom momento para a Assembléia escutar as reivindicações principais da população, mas também para homenagear esta que é uma das principais cidades do estado da Paraíba, pela sua tradição e desenvolvimento. Tivemos a oportunidade de sair da sede e vir até aqui para ouvir as aspirações mais legítimas”, disse o parlamentar.

Durante a sessão a deputada Iraê Lucena proferiu uma palestra sobre o turismo na região do Vale do Piancó, que polariza 26 cidades circunvizinhas. Segundo a deputada, o município já faz parte do Fórum Turístico do Vale das Águas. 

“Temos que destacar os passos principais para que possamos inserir a cidade também no turismo religioso, pois a religião é a marca do local. Então, temos que valorizar a potencialidade deste lugar para que possamos ter o desenvolvimento com a geração de emprego e renda”, explicou.

012 (8)

Num breve discurso representando o prefeito Sales lima, o vice-prefeito Edvaldo Leite de Caldas, falou da importância de se realizar essa Sessão Itinerante em Piancó, no dia do seu aniversário e destacou os problemas de ordem social, principalmente a “seca” que tanto castiga a região e suas consequências.

Os representantes da sociedade civil cobraram melhorias no abastecimento de água e soluções para acabar com o sofrimento vivido pela população com a seca que atinge a maioria das cidades do Sertão. 

De acordo com dados da prefeitura municipal, Piancó dispõe com apenas cinco por cento de água superficial, onde apenas 0,1 % está disponível para o consumo humano. Além do mais, 90% dos açudes de médio porte viraram lama.

O deputado Gervásio Maia falou da necessidade de ações que possibilitem a melhoria da água na região e destacou a importância de participar do debate. “Nós aproveitamos a oportunidade para ouvir a população, pois é necessário levar esta discussão para o Legislativo para que possamos cumprir o nosso mandato com a melhor sintonia possível”.
 
Já o deputado Antônio Mineral acrescentou o discurso dos parlamentares afirmando que “A ALPB fez questão de prestigiar a comemoração da emancipação da cidade aproveitando para contemplar a todos com a sessão itinerante”, disse.

017 (4)

O deputado Hervázio Bezerra participou da sessão e explicou os trabalhos realizados para o Estado, incluindo o Vale do Piancó. “É um município extremamente importante para a Paraíba e é com satisfação que participo desta comemoração tendo a oportunidade de ouvir o povo local para que possamos reivindicar juntos por melhorias”, disse o parlamentar.

O prefeito de Piancó, Francisco Sales Lima, agradeceu a presença do Poder Legislativo na data que é especial para o município. “É a primeira vez que acontece uma solenidade como esta, onde a população teve a oportunidade de reivindicar nossos principais problemas. É muito importante que na comemoração de 265 anos de Piancó nós possamos está realizando este debate”, finalizou.

Estavam presentes compondo a mesa, além dos deputados estaduais e o prefeito Sales Lima, o deputado federal Efraim Filho (Democratas), o vice-prefeito Edvaldo leite Caldas e o presidente da Câmara Municipal, José Braulio de Souza Júnior.

Direto da redação com informações de Alexandre Kito/Zeca alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cielo cai no choro com Hino no pódio e admite zebra

O brasileiro Cesar Cielo custou a admitir que tenha vivido uma redenção ao reconquistar neste sábado a soberania dos 50 m livre e alcançar o tricampeonato da prova no Mundial de Natação em Barcelona, na Espanha. No entanto, o nadador não conteve a emoção e chorou copiosamente tão logo o Hino Nacional começou a ser tocado no Palau Sant Jordi, externando a emoção pelo triunfo. Cielo, que recebeu a medalha do ex-nadador russo Alexander Popov, cedeu à emoção nos primeiros acordes do Hino e não conseguiu deixar de chorar - nem mesmo quando posou para os fotógrafos segurando a medalha de ouro. O nadador, que não conseguiu confirmar o favoritismo na Olimpíada de Londres e terminou com o bronze, reconheceu que nem ele acreditava que poderia vencer a prova deste sábado. No entanto, após uma boa largada, completou os 50 m em 21s32. 

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

SECA: AÇUDE JATOBÁ TEM APENAS 8% DE SUA CAPACIDADE MÁXIMA.

A seca que devasta a região Nordestina nos últimos anos vem castigando cada vez mais a população. A situação no sertão é considerada ainda mais crítica, pois devido à falta de chuvas, o rebanho está morrendo e as lavoras se encontram totalmente destruídas. Os reservatórios de água estão bem abaixo da capacidade De acordo com a Aesa (Agência Estadual de gestão das Águas), órgão responsável  pelo monitoramento dos reservatórios, a capacidade máxima do açude Jatobá localizado na cidade de Patos é de 17.516.000 metros cúbicos de água. No mês de agosto, o açude Jatobá estava apenas com 3.743.425 metros cúbicos de água, o que corresponde a 21,4%. Em setembro, esse volume caiu significativamente. Atualmente, o açude Jatobá está com apenas 1.526.639 m³, o que representa 8,7% de sua capacidade. O açude Jatobá é o mais antigo reservatório de Patos e o mais popular. Vários bairros cresceram às suas margens, a exemplo Alto da Tubiba, Mutirão, Nova Conquista e o próprio bairro do Jatobá. Suas ág