Pular para o conteúdo principal

Ponte Preta faz história, empata com São Paulo e vai à final da Sul-Americana

A Ponte Preta está na final da Copa Sul-Americana 2013. Dona de uma boa vantagem, após a vitória por 3 a 1 na semana passada, o clube de Campinas entrou no gramado do Romildão, em Mogi, nesta quarta-feira podendo perder por dois gols de diferença, mas nem precisou. 

Com a mesma autoridade que atuou no Morumbi, o time alvinegro demonstrou brio, empatou com o São Paulo por 1 a 1, e conquistou vaga para a primeira decisão de uma competição internacional em seus 113 anos de história.

Com um sistema defensivo sólido e com o apoio da torcida, que viajou de Campinas até Mogi, ignorando o veto ao Moisés Lucarelli, a equipe comandada pelo técnico Jorginho conteve a pressão são-paulina com a mesma intensidade ao longo dos 90 minutos e foi premiada com um lugar na final.
O gol que confirmou a classificação da Ponte veio aos 41 minutos do primeiro tempo. Após contra-ataque rápido pela esquerda, Rildo cruzou rasteiro, Rodrigo Caio afastou mal e a bola sobrou para Leonardo livre na entrada da área. O atacante finalizou a primeira nas pernas do camisa 7 tricolor, mas aproveitou o rebote e concluiu para as redes. Luis Fabiano, que entrou no segundo tempo, igualou já no fim.

Agora o clube de Campinas aguarda o vencedor do duelo entre Libertad-PAR e Lanús-ARG para saber quem será o adversário na decisão. Os argentinos venceram o primeiro confronto por 2 a 1.


Além da vaga, a Ponte acabou com a reação do São Paulo no segundo semestre. Ameaçado de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o time tricolor se recuperou com a chegada do técnico Muricy Ramalho e passou a crescer na competição. 

A eliminação em Mogi também pode ter marcado a última partida de Rogério Ceni em um torneio internacional com a camisa do clube paulista. Com contrato até o fim do ano, o goleiro ainda não definiu se continua ou vai se aposentar.

A queda não é negativa apenas para o São Paulo, mas também para o técnico Muricy Ramalho. Com a eliminação contra a Ponte, o treinador acumulou sua sexta queda consecutiva em competições internacionais pelo clube do Morumbi – quatro Libertadores e duas Sul-Americanas.

O jogo começou da mesma forma da semana passada. Mesmo com uma escalação diferente em relação à semana passada, a entrada de Douglas no lugar de Lucas Evangelista para dar mais apoio ao ataque, a equipe tricolor começou a partida valorizando o passe a posse de bola.

A primeira chance do duelo aconteceu logo aos dois minutos de jogo. Douglas recebeu lançamento e foi derrubado na entrada da área. Rogério Ceni foi para a cobrança e acertou o meio da barreira.

Sem pressa, a Ponte manteve um plano mais defensivo e buscou atuar no erro dos são-paulinos. A tática quase funcionou aos nove. Arthur aproveitou a bola alçada na área e cabeceou firme, exigindo boa defesa de Ceni. Com o passar do primeiro tempo, a ideia tática dos times ficou mais clara e o São Paulo praticamente alugou a intermediária alvinegra, buscando furar o bloquei na velocidade de Ademilson pela esquerda ou no pivô de Aloisio.

Se o clube da capital não conseguiu sequer criar grandes oportunidades e ainda perdeu Denilson, que deixou o campo sentindo um mal estar para a entrada de Welligton, a Ponte aproveitou a melhor chance que teve. Aos 41, Rildo cruzou rasteiro, Rodrigo Caio rebateu para a entrada da área e sobrou para Leonardo. O atacante precisou chutar duas vezes para marcar para os campineiros.

O segundo tempo começou da mesma forma. Mesmo precisando marcar três vezes, Muricy voltou do vestiário com o mesmo time da etapa inicial. As mudanças só vieram aos 20 minutos, quando Luis Fabiano e Welliton entraram nos lugares de Paulo Miranda e Ademilson.
Já na base do desespero, o São Paulo passou a alçar bolas na área, sempre buscando Luis Fabiano como referência, mas não obteve sucesso algum, ficando refém do sistema defensivo adversário, focado e em ceder o menor espaço.

Enquanto isso, a Ponte começou a explorar as aberturas na defesa são-paulina e passou jogar de forma mais solta. O segundo gol do time alvinegro quase saiu aos 31. Magal cruzou para a área e encontrou Adaílton livre. O meia cabeceou com estilo, no contrapé de Rogério Ceni, mas viu a bola caprichosamente sair para fora.

O empate do São Paulo veio aos 38. Após confusão na área, a bola sobrou para Luis Fabiano, que cabeceou firme no canto direito do goleiro Roberto e igualou o placar. Mas pouco fez diferença. Àquela altura de jogo, a vaga já tinha dono.

Direto da Redação do Piancó Notícias com informações do UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.