Pular para o conteúdo principal

Emissão de carteira de estudantes passa a ser mais rápida na Paraíba

O governador Ricardo Coutinho assinou, nessa segunda-feira (20), decreto que amplia o credenciamento das entidades estudantis para emissão da Carteira de Identificação Estudantil. 

A medida vai beneficiar os alunos, que receberão o documento de forma rápida e com maior transparência. 

O objetivo é garantir o direito ao benefício da meia-passagem e da meia-entrada em eventos culturais, de lazer e esportivos. As mudanças serão publicadas, nesta quarta-feira (22), na edição do Diário Oficial do Estado. 

O governador Ricardo Coutinho destacou que a descentralização da confecção das carteiras era um pleito antigo das entidades estudantis de ensino superior, fundamental e médio. A assinatura do decreto aconteceu nessa segunda-feira (20), na Granja Santana.
 
A reunião contou com as presenças da chefe de gabinete do governador, Estela Bezerra; do coordenador geral do DCE do IFPB, Jeremias Gerônimo; dos diretores do DCE da UFPB, Zezito Marcelino e Lucas Falcheti; do presidente e vice-presidente do Centro Estudantil Universitário Paraibano (Ceup), José Carlos e Rafael Lima; além do presidente do DCE do IESP/ Fatec, Luiz Rodrigues Neto. 


A chefe de gabinete, Estela Bezerra, ressaltou que o projeto amplia a participação das entidades estudantis e aproxima os alunos dessas organizações.

“Temos a certeza de que a mudança vai garantir a agilidade, o controle sobre a confecção das carteiras estudantis e aperfeiçoar a democracia no movimento estudantil”, explicou. 


As entidades de ensino superior que ficam credenciadas para emissão das carteiras de estudante são: União Nacional dos Estudantes (UNE), Centro Estudantil Universitário Paraibano (CEUP), Diretório Central do Estudantes (DCE) de universidades públicas e privadas, e, caso não existam, ficam autorizados os diretórios acadêmicos e centros acadêmicos legalmente constituídos. 

As instituições de ensino fundamental e médio credenciadas são: União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União Paraibana dos Estudantes Secundaristas (Upes-PB), Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (Aesp), União dos Estudantes da Paraíba (Uep) e União dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (Uesp). 
 
O decreto prevê que a carteira seja confeccionada em tecnologia de impressão digital ou termográfica diretamente em PVC com a identificação do aluno, data de nascimento, RG e CPF, instituição de ensino, número de matrícula, data de validade e assinatura do representante da entidade estudantil e do beneficiário.

O coordenador geral do DCE do IFPB, Jeremias Gerônimo, destacou que esse é um processo de democratização e autonomia das entidades na confecção das carteiras estudantis. Ele explicou que eram constantes os atrasos na entrega das carteiras e, a partir de agora, as entidades poderão confeccionar e entregar as carteiras em 5 minutos. 

O estudante Luiz Rodrigues Neto, presidente do DCE do IESP/Fatec, ressaltou que a ampliação do decreto das carteiras vai facilitar o acesso dos estudantes ao documento, que será entregue na hora, e beneficiar as entidades, que terão um maior controle na emissão. “Esse é um avanço para todos os estudantes”, comemorou. 

Direto da Redação do Piancó Notícias com Informações do Portal Correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.