Pular para o conteúdo principal

Matrículas de aprovados pelo Sisu estão abaixo do esperado na UFPB

As matrículas dos candidatos aprovados pelo Sisu para as vagas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão abaixo do esperado pela instituição.

Nesta terça-feira (21) a Coordenação de Escolaridade explicou que a instituição fez um cronograma dividindo os 7.555 candidatos em três dias, com cerca de 2.500 em cada um deles.

No entanto, na segunda-feira (20), primeiro dia do prazo, apenas 21% dos estudantes que deveriam fazer a matrícula compareceram à  UFPB.

De acordo com o coordenador de escolaridade da UFPB, Wandemberg Gonçalves, a baixa presença dos estudantes preocupa. Ele avalia que, pelo cenário atual, os aprovados devem lotar a instituição de ensino no dia destinados aos retardatários, a quinta-feira (23). 
 
“A procura foi muito baixa e não sabemos como será esse comportamento no último dia. Mas pelas informações da superintendência de tecnologia, houve um acesso muito grande da impressão da ficha de cadastro, só que esses candidatos ainda não compareceram para o cadastramento”, disse.

O coordenador destacou que, conforme o cronograma estabelecido, os retardatários deverão comparecer à UFPB no mesmo horário que originalmente estava agendado o cadastramento. E acrescentou que se isso não for feito, eles perderão o direito à vaga. “Caso eles não compareçam, as vagas serão liberadas para a segunda listagem.
 
Oferecemos mais de 7.500 vagas e tem cerca de 109 mil candidatos que optaram pela nossa universidade, ou seja, opção a gente tem, só não sabemos quando esses candidatos virão”, completou Gonçalves.

Documentos necessários
 
Para os candidatos se cadastrarem na UFPB é preciso preencher e imprimir sua ficha cadastral e entregar, junto com os documentos, na Central de Aulas do campus I, em João Pessoa. 
 
Os aprovados devem  apresentar identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de votação nas eleições de 2012 (nos dois turnos), prova de quitação do serviço militar e certificado de conclusão do ensino médio.

Já para quem  se encaixa nas vagas reservadas, é preciso que o certificado de conclusão do ensino médio tenha sido emitido por instituição pública, além de comprovar a renda familiar de até 1,5 salário mínimo e declaração de composição familiar. 
 
Para quem concorreu às vagas das cotas raciais, também é necessário apresentar a autodeclaração étnico-racial. E para os candidatos com deficiência, o laudo médico atestando esta condição.

Segundo Wanderberg  Gonçalves, alguns candidatos têm procurado a coordenação após não conseguir fazer o cadastro por problemas na documentação apresentada. “'Na verdade é um problema de leitura, eles não leem, não acessam o edital e chegam para o cadastro com documentação faltando e nós só aceitamos mediante o que determina o edital”, ressaltou.

 
Direto da Redação do Piancó Notícias com informações do G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.