Pular para o conteúdo principal

Matrículas de aprovados pelo Sisu estão abaixo do esperado na UFPB

As matrículas dos candidatos aprovados pelo Sisu para as vagas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão abaixo do esperado pela instituição.

Nesta terça-feira (21) a Coordenação de Escolaridade explicou que a instituição fez um cronograma dividindo os 7.555 candidatos em três dias, com cerca de 2.500 em cada um deles.

No entanto, na segunda-feira (20), primeiro dia do prazo, apenas 21% dos estudantes que deveriam fazer a matrícula compareceram à  UFPB.

De acordo com o coordenador de escolaridade da UFPB, Wandemberg Gonçalves, a baixa presença dos estudantes preocupa. Ele avalia que, pelo cenário atual, os aprovados devem lotar a instituição de ensino no dia destinados aos retardatários, a quinta-feira (23). 
 
“A procura foi muito baixa e não sabemos como será esse comportamento no último dia. Mas pelas informações da superintendência de tecnologia, houve um acesso muito grande da impressão da ficha de cadastro, só que esses candidatos ainda não compareceram para o cadastramento”, disse.

O coordenador destacou que, conforme o cronograma estabelecido, os retardatários deverão comparecer à UFPB no mesmo horário que originalmente estava agendado o cadastramento. E acrescentou que se isso não for feito, eles perderão o direito à vaga. “Caso eles não compareçam, as vagas serão liberadas para a segunda listagem.
 
Oferecemos mais de 7.500 vagas e tem cerca de 109 mil candidatos que optaram pela nossa universidade, ou seja, opção a gente tem, só não sabemos quando esses candidatos virão”, completou Gonçalves.

Documentos necessários
 
Para os candidatos se cadastrarem na UFPB é preciso preencher e imprimir sua ficha cadastral e entregar, junto com os documentos, na Central de Aulas do campus I, em João Pessoa. 
 
Os aprovados devem  apresentar identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de votação nas eleições de 2012 (nos dois turnos), prova de quitação do serviço militar e certificado de conclusão do ensino médio.

Já para quem  se encaixa nas vagas reservadas, é preciso que o certificado de conclusão do ensino médio tenha sido emitido por instituição pública, além de comprovar a renda familiar de até 1,5 salário mínimo e declaração de composição familiar. 
 
Para quem concorreu às vagas das cotas raciais, também é necessário apresentar a autodeclaração étnico-racial. E para os candidatos com deficiência, o laudo médico atestando esta condição.

Segundo Wanderberg  Gonçalves, alguns candidatos têm procurado a coordenação após não conseguir fazer o cadastro por problemas na documentação apresentada. “'Na verdade é um problema de leitura, eles não leem, não acessam o edital e chegam para o cadastro com documentação faltando e nós só aceitamos mediante o que determina o edital”, ressaltou.

 
Direto da Redação do Piancó Notícias com informações do G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

Cielo cai no choro com Hino no pódio e admite zebra

O brasileiro Cesar Cielo custou a admitir que tenha vivido uma redenção ao reconquistar neste sábado a soberania dos 50 m livre e alcançar o tricampeonato da prova no Mundial de Natação em Barcelona, na Espanha. No entanto, o nadador não conteve a emoção e chorou copiosamente tão logo o Hino Nacional começou a ser tocado no Palau Sant Jordi, externando a emoção pelo triunfo. Cielo, que recebeu a medalha do ex-nadador russo Alexander Popov, cedeu à emoção nos primeiros acordes do Hino e não conseguiu deixar de chorar - nem mesmo quando posou para os fotógrafos segurando a medalha de ouro. O nadador, que não conseguiu confirmar o favoritismo na Olimpíada de Londres e terminou com o bronze, reconheceu que nem ele acreditava que poderia vencer a prova deste sábado. No entanto, após uma boa largada, completou os 50 m em 21s32. 

Filme 'Os Dez Mandamentos' ultrapassa a marca de 400 mil ingressos vendidos na pré-venda em seis dias

Reprodução Longa bateu a marca em seis dias, recorde absoluto na história do cinema no Brasil. O fenômeno da televisão chegará aos cinemas quebrando marcas. É o que indicam os números da venda antecipada de ingressos do épico Os Dez Mandamentos - O Filme, iniciada dia 1º de janeiro.