Pular para o conteúdo principal

O poder do nome e da legenda: Afinal, quem é Cássio Cunha Lima?

Esse ano é ano de eleição, e pensando nisso o nosso blog estreia hoje a coluna "Carreira em Análise" nela abordaremos os principais fatos e acontecimentos dos políticos em evidência no nosso estado e também no país. E para começarmos bem, selecionamos o então Senador e possível candidato a governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima. 

Vamos a nossa Análise... 

Quem é Cássio Cunha Lima? Simples, ele é filho do ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima, já foi prefeito de Campina Grande por três vezes, deputado federal por dois mandatos e governador da Paraíba por duas vezes. Atualmente é Senador da República.

Lógico que o que foi dito e mostrado acima é tudo positivamente em relação ao consagrado e 'eterno' governador da Paraíba Cássio Cunha Lima. Mas o que vou dizer aqui, é tudo aquilo que você precisa saber. 


Muitos dizem que Cássio foi um dos melhores Governadores da Paraíba, mas será que foi mesmo? Outros dizem que José Maranhão foi um dos piores governadores do estado, será?

Vamos aos fatos 

Cássio foi eleito Governador do Estado em 2002 no segundo turno com 889.922 votos (51,35% dos votos) derrotando o então governador e candidato a reeleição Roberto Paulino do PMDB. No primeiro turno obteve 752.297 votos (47,2% dos votos).

Em 2006 é candidato à reeleição, derrotando no segundo turno o então senador e ex-governador José Maranhão do PMDB com 1.003.102 votos (51,35% dos votos). No primeiro turno obteve 943.922 votos (49,67% dos votos).

Em 2007  é cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Ainda em 2007 Cássio é novamente cassado pelo TRE por suposto uso eleitoreiro do Jornal estatal "A União" também durante a campanha eleitoral de 2006. Através de uma nova liminar, consegue permanecer no cargo.

No ano de 2008 tem a sua cassação pelo "Caso FAC" no TRE, confirmada no TSE em 20 de novembro de 2008. Apesar disso, consegue uma nova medida cautelar, por cinco votos a dois, sendo assim, tem o direito de ficar no poder até que saia o resultado final do processo.

No ano seguinte, em 2009, após julgamento de embargos impetrados ainda em 2008, tem seu mandato cassado em definitivo no dia 17 de fevereiro. Ainda no mesmo toma posse em seu lugar o segundo colocado nas eleições de 2006, o ex-senador José Maranhão.

Escândalos

Cássio Rodrigues da Cunha Lima foi condenado por abuso de poder político e teve seu mandato como governador cassado. Ele distribuiu 35 mil cheques a cidadãos carentes num total de 4 milhões de reais. 

Segundo reportagem no G1, “Há exemplos expressivos nos autos. Pagamento de plano de saúde, festival de repentistas, que não configuram assistência a pessoa em carência extrema”. 

Ainda segundo a matéria, o advogado Fernando Neves afirma que “Tem gente que recebe até R$ 56 mil. As pessoas de poder aquisitivo recebem esse auxílio para pagar TV a cabo. De repente, parece que sobra um dinheirinho no fim do mês para ajudar na campanha do governador. É um sistema novo de financiamento público”.

"Cássio Cunha Lima é ficha suja, afirma TSE" segundo reportagem da revista Veja.

"Políticos 'fichas-sujas' apostam em parentes para manter o poder" é o que diz a manchete da Folha de São Paulo onde cita o fato do filho de Cássio, Pedro Cunha Lima, se candidatar a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Fique atento!

Este ano é ano de eleição, é o ano em que temos o poder nas mãos para colocarmos nossos representantes no poder. Não devemos votar por legenda, pelo poder do sobrenome e muito menos pela ''carinha'' bonita, pois o que mais me respondem quando eu os pergunto; "Quem você votaria para governador?" A resposta das mulheres é uma só "Cássio", Aí eu pergunto, Porquê? E elas respondem; "Por que ele é bonito". 

Ser bonito não é sinônimo de obras, projetos, empregos, indústrias. Ser bonito é sorte, mas competência é consequência. 

Sugestões ou críticas mande para o email: mc.nogueyra@gmail.com
Direto da Redação do Piancó Notícias/Wikipédia - Manoel Cândido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

Cielo cai no choro com Hino no pódio e admite zebra

O brasileiro Cesar Cielo custou a admitir que tenha vivido uma redenção ao reconquistar neste sábado a soberania dos 50 m livre e alcançar o tricampeonato da prova no Mundial de Natação em Barcelona, na Espanha. No entanto, o nadador não conteve a emoção e chorou copiosamente tão logo o Hino Nacional começou a ser tocado no Palau Sant Jordi, externando a emoção pelo triunfo. Cielo, que recebeu a medalha do ex-nadador russo Alexander Popov, cedeu à emoção nos primeiros acordes do Hino e não conseguiu deixar de chorar - nem mesmo quando posou para os fotógrafos segurando a medalha de ouro. O nadador, que não conseguiu confirmar o favoritismo na Olimpíada de Londres e terminou com o bronze, reconheceu que nem ele acreditava que poderia vencer a prova deste sábado. No entanto, após uma boa largada, completou os 50 m em 21s32. 

Filme 'Os Dez Mandamentos' ultrapassa a marca de 400 mil ingressos vendidos na pré-venda em seis dias

Reprodução Longa bateu a marca em seis dias, recorde absoluto na história do cinema no Brasil. O fenômeno da televisão chegará aos cinemas quebrando marcas. É o que indicam os números da venda antecipada de ingressos do épico Os Dez Mandamentos - O Filme, iniciada dia 1º de janeiro.