Pular para o conteúdo principal

O poder do nome e da legenda: Afinal, quem é Cássio Cunha Lima?

Esse ano é ano de eleição, e pensando nisso o nosso blog estreia hoje a coluna "Carreira em Análise" nela abordaremos os principais fatos e acontecimentos dos políticos em evidência no nosso estado e também no país. E para começarmos bem, selecionamos o então Senador e possível candidato a governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima. 

Vamos a nossa Análise... 

Quem é Cássio Cunha Lima? Simples, ele é filho do ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima, já foi prefeito de Campina Grande por três vezes, deputado federal por dois mandatos e governador da Paraíba por duas vezes. Atualmente é Senador da República.

Lógico que o que foi dito e mostrado acima é tudo positivamente em relação ao consagrado e 'eterno' governador da Paraíba Cássio Cunha Lima. Mas o que vou dizer aqui, é tudo aquilo que você precisa saber. 


Muitos dizem que Cássio foi um dos melhores Governadores da Paraíba, mas será que foi mesmo? Outros dizem que José Maranhão foi um dos piores governadores do estado, será?

Vamos aos fatos 

Cássio foi eleito Governador do Estado em 2002 no segundo turno com 889.922 votos (51,35% dos votos) derrotando o então governador e candidato a reeleição Roberto Paulino do PMDB. No primeiro turno obteve 752.297 votos (47,2% dos votos).

Em 2006 é candidato à reeleição, derrotando no segundo turno o então senador e ex-governador José Maranhão do PMDB com 1.003.102 votos (51,35% dos votos). No primeiro turno obteve 943.922 votos (49,67% dos votos).

Em 2007  é cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Ainda em 2007 Cássio é novamente cassado pelo TRE por suposto uso eleitoreiro do Jornal estatal "A União" também durante a campanha eleitoral de 2006. Através de uma nova liminar, consegue permanecer no cargo.

No ano de 2008 tem a sua cassação pelo "Caso FAC" no TRE, confirmada no TSE em 20 de novembro de 2008. Apesar disso, consegue uma nova medida cautelar, por cinco votos a dois, sendo assim, tem o direito de ficar no poder até que saia o resultado final do processo.

No ano seguinte, em 2009, após julgamento de embargos impetrados ainda em 2008, tem seu mandato cassado em definitivo no dia 17 de fevereiro. Ainda no mesmo toma posse em seu lugar o segundo colocado nas eleições de 2006, o ex-senador José Maranhão.

Escândalos

Cássio Rodrigues da Cunha Lima foi condenado por abuso de poder político e teve seu mandato como governador cassado. Ele distribuiu 35 mil cheques a cidadãos carentes num total de 4 milhões de reais. 

Segundo reportagem no G1, “Há exemplos expressivos nos autos. Pagamento de plano de saúde, festival de repentistas, que não configuram assistência a pessoa em carência extrema”. 

Ainda segundo a matéria, o advogado Fernando Neves afirma que “Tem gente que recebe até R$ 56 mil. As pessoas de poder aquisitivo recebem esse auxílio para pagar TV a cabo. De repente, parece que sobra um dinheirinho no fim do mês para ajudar na campanha do governador. É um sistema novo de financiamento público”.

"Cássio Cunha Lima é ficha suja, afirma TSE" segundo reportagem da revista Veja.

"Políticos 'fichas-sujas' apostam em parentes para manter o poder" é o que diz a manchete da Folha de São Paulo onde cita o fato do filho de Cássio, Pedro Cunha Lima, se candidatar a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Fique atento!

Este ano é ano de eleição, é o ano em que temos o poder nas mãos para colocarmos nossos representantes no poder. Não devemos votar por legenda, pelo poder do sobrenome e muito menos pela ''carinha'' bonita, pois o que mais me respondem quando eu os pergunto; "Quem você votaria para governador?" A resposta das mulheres é uma só "Cássio", Aí eu pergunto, Porquê? E elas respondem; "Por que ele é bonito". 

Ser bonito não é sinônimo de obras, projetos, empregos, indústrias. Ser bonito é sorte, mas competência é consequência. 

Sugestões ou críticas mande para o email: mc.nogueyra@gmail.com
Direto da Redação do Piancó Notícias/Wikipédia - Manoel Cândido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.