Pular para o conteúdo principal

Silvio Santos propõe a Edir Macedo união contra o domínio da Globo

Silvio em visita ao templo de Salomão ao lado do dono Edir Macedo
A visita de Silvio Santos ao Templo de Salomão, há duas semanas, não foi apenas um passeio ecumênico. O dono do SBT aproveitou o encontro com Edir Macedo, dono da Record, para articular uma união comercial das duas redes contra a hegemonia da Globo no mercado publicitário. 

Silvio pediu ao bispo Macedo apoio à ideia de unificação das
áreas comerciais das duas redes. Para o dono do SBT, a união com a Record aumentaria a participação das emissoras no "bolo" publicitário, e ambas faturariam mais e a Globo, menos.

Hoje, a Globo detém de 75% a 85% das verbas de publicidade na TV aberta. Isso quer dizer que, de cada R$ 100 investidos nos intervalos das redes abertas, pelo menos R$ 75 ficam com a Globo. Todas as demais redes acham isso injusto, afinal a audiência da Globo hoje não ultrapassa 35% na média diária.

Juntas, SBT e Record não chegam a ter 20% das verbas. Executivos de Silvio Santos acreditam que, se elas se unissem, poderiam forçar o mercado anunciante a injetar 30% nas duas, que é a audiência que elas têm.

A ideia não é nova. Já foi apresentada (e descartada) há vários anos por Guilheme Stoliar, sobrinho de Silvio Santos, ex-diretor comercial do SBT, atualmente presidente da holding do grupo. Com a arpoximação nos últimos dois anos de Record, SBT, RedeTV! e Band em torno de um novo instituto de medição de audiência, o GfK, a proposta voltou à pauta. Mas, novamente, não prosperou, porque encontra resistência principalmente na área comercial da Record e na Band.

Em encontro reservado com Edir Macedo, Silvio Santos pediu para que ele próprio estude o assunto e sensibilize seus executivos, segundo fontes ouvidas pelo Notícias da TV. Era a essa união que o apresentador se referia ao dizer no Domingo Espetacular (Record) do dia 2, que os empresários de TV deveriam "puxar o barco juntos, e não ficar puxando cada um numa corda".

Pela proposta de Silvio, SBT, Record, Band e RedeTV! teriam uma única estrutura comercial. Cada rede manteria seus principais executivos, mas as vendas e o relacionamento com as agências e anunciantes seriam feitos por uma empresa, a ser criada. Essa empresa tentaria vender as quatro redes proporcionalmente às audiências que elas têm. Se elas têm 40% da audiência, o anunciante se veria forçado a investir 40% de sua verba para TV nas quatro redes. Se não o fizesse, não poderia comprar espaço em nenhuma delas.

Se a ideia avançar, deverá ter a adesão da RedeTV!, mas não da Band. Para os críticos, a proposta tem tudo para dar errado. Primeiro, porque o anunciante e a agência não gostariam de se verem obrigados a comprar intervalos no SBT se ele só quer um determinado programa da Band, e vice-versa. Além disso, apostam que as próprias emissoras se sabotariam. Mesmo os simpáticos à proposta defendem que ela tem que ser mais estudada, precisa amadurecer.

O projeto não tem relação direta com a criação de uma empresa, já em andamento, para negociar com as operadoras de TV por assinatura a venda dos sinais digitais de Record, SBT e RedeTV!, revelada em primeira mão pelo Notícias da TV na última sexta-feira. Por enquanto, essa empresa tem como única finalidade a atuação no mercado de TV paga.

Direto da redação do Piancó Notícias com informações de Daniel Castro - UOL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.