Pular para o conteúdo principal

DERROTADOS: PREFEITOS QUE NÃO CONSEGUIRAM SE REELEGER "LIMPAM" AS PREFEITURAS.

Durante o mandato, eles mantiveram centenas de servidores comissionados e contratados na folha de pagamento. Entretanto, após a derrota nas urnas durante as eleições deste ano, alguns prefeitos paraibanos começaram a promover uma espécie de “limpeza” nas prefeituras que eles comandam. Em Cachoeira dos Índios e em Cajazeiras a medida já foi adotada e quase mil funcionários foram dispensados esta semana. O resultado da atitude dos gestores é estudantes sem aulas e saúde sem funcionamento.

Os cortes começaram por Cachoeira dos Índios onde o prefeito Arlindo Francisco de Sousa (Têta Francisco-PR) demitiu todos servidores contratados e comissionados do município, inclusive cinco dos sete secretários que mantinha na prefeitura. Ficaram apenas os da Administração e o de Finanças.


De acordo com o Sistema de Acompanhamento de Gestão dos Recursos (Sagres), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), até o mês de agosto eram mantidos 84 funcionários na prefeitura, sendo 41 comissionados e 43 contratados.


Apesar das demissões terem ocorrido apenas depois do pleito, o prefeito Têta explicou ao PolíticaPB que o corte é feito todos os finais de ano por medida de contenção de despesas. “Foi simplesmente contenção de despesa. Todo ano faço isso. Prefeitura pequena tem que fazer isso senão não fecha o ano”, revelou o gestor acrescentando que a medida também é uma consequência da redução de repasses por parte do governo federal para a prefeitura.


Contudo, em dezembro de 2011, a folha de pagamento da prefeitura de Cachoeira dos Índios, fechou com o total de 38 servidores comissionados e 53 contratados, somando 91, segundo o Sagres.


Com relação ao funcionamento das secretarias, já que a maioria dos secretários foi demitida, Têta Francisco afirmou que os dois que ficaram estão administrando as outras pastas e que não está havendo problemas na gestão das mesmas.


Em Cajazeiras


O corte de funcionários contratados e comissionados também ocorreu no município de Cajazeiras onde, pelo menos, 781 servidores foram dispensados pelo prefeito Carlos Rafael (PTB). A consequência das demissões, de acordo com o vereador Marcos Barros, é um estado de calamidade.


“A cidade está praticamente em calamidade, sem aulas porque não tem mais merendeira, nem servente, está sem transporte escolar, uma calamidade mesmo e o prefeito não explicou nada. Na saúde o próprio secretário deu entrevista dizendo que está com dificuldades para fazer funcionar”, revelou Marcos Barros.


Em Cajazeiras, de acordo com o Sagres, até o mês de agosto, estavam inseridos na folha de pagamento 187 servidores comissionados e 594 contratados.


A reportagem do PolíticaPB tentou entrar em contato com o prefeito Carlos Rafael, mas os telefones da prefeitura só chamaram sem que ninguém os atendesse.


Em Poço Dantas


O prefeito do município de Poço Dantas, Itamar Moreira Fernandes (PMDB) negou que tenha promovido uma demissão em massa, mas admitiu que precisou promover cortes em gratificações e ajudas de custo por medida de contenção de despesas. Além disso, ele revelou que ‘afastou’ alguns servidores que não estavam cumprindo com suas responsabilidades e oneravam a folha.


“Não existe essa história de demissão em massa como estão divulgando por aí. O que aconteceu é que houve cortes de gratificações e de ajudas por medida de redução de despensa e alguns que não estavam desempenhando bem suas funções foram afastados. A crise está grande nas prefeituras e aqui não é diferente”, revelou.


Direto da redação com informações de  POLÍTICA PB. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.