Pular para o conteúdo principal

ITAPORANGA: AÇUDE QUE ABASTECE A CIDADE ESTÁ COM O NÍVEL MUITO BAIXO.

O volume do açude de Cachoeira, que abastece Itaporanga, caiu para 37% no começo deste mês, conforme a Agência Estadual de Gestão das Águas (AESA).

Hoje o reservatório tem pouco mais de 3,5 milhões de metros cúbicos d’água e poderá secar em 7 meses, caso não chova fortemente nesse período, o que seria um desastre para a maior cidade do Vale, que não tem outra fonte de abastecimento.

Hoje vivem na área urbana de Itaporanga mais de 17 mil pessoas, que consomem um grande volume d’água diariamente. E o consumo é maior nesse período em função da quentura. O açude perde, em média, 5% d’água por mês, um ritmo que pode levá-lo ao esgotamento até meados do próximo ano, caso as chuvas até lá não sejam suficientes para repor a perda hídrica.

A exemplo de Cachoeira, outros grandes reservatórios regionais também estão secando rapidamente. O açude Saco, de Nova Olinda, o segundo maior do Vale, tem menos de 6% de seu volume total, que é de 97,4 milhões de metros cúbicos.

O açude Poço Redondo, de Santana de Mangueira, tem capacidade para 8,9 milhões de metros cúbicos, e, atualmente, acumula apenas 23% d’água. Na Santana dos Garrotes, o açude Queimadas igualmente está penando: dos 11,62 milhões de metros cúbicos d’água que possui, restam 24%.

Em Santa Inês, o açude homônimo está com 20% dos 26,1 milhões de metros cúbicos que possui. O açude Emas, que também leva o nome da cidade, apresenta-se com 21% de sua capacidade máxima. O reservatório tem 2,013 milhões de metros cúbicos.

Em Catingueira, o Cachoeira dos Cegos, terceiro maior reservatório do Vale com 71,8 milhões de metros cúbicos d’água, está com apenas 31%

No município de Igaracy, o reservatório Cochos possui 4,1 milhões de metros d’água, mas está com 38% do seu volume máximo.

Em Conceição, o açude Condado, maior do município, está com 45% do seu volume total (35,016 milhões de metros cúbicos). O Serra Vermelha, que abastece a cidade conceiçoense, está com 29% dos 11,08 milhões de metros cúbicos d’água que possui. Já o Video, que tem 6,04 milhões, guarda 57% de sua capacidade.

O Coremas Mãe D’água, o maior da região, localizado no município de Coremas, tem capacidade para comportar 1,358 bilhão de metros cúbicos, e está agora com 48,7% de seu volume máximo.

No município de Aguiar, o Frutuoso II, com capacidade para comportar 3,51 milhões de metros cúbicos, está com 46%.

Previsões até dezembro - Segundo a AESA, as previsões climáticas não apontam para precipitações nos próximos dias, mas até dezembro há possibilidade de chuvas isoladas. Conforeme ainda o órgão, as precipitações deverão cair com mais regularidade a partir de fevereiro de 2013.


Direto da redação com informações de FOLHA DO VALE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cielo cai no choro com Hino no pódio e admite zebra

O brasileiro Cesar Cielo custou a admitir que tenha vivido uma redenção ao reconquistar neste sábado a soberania dos 50 m livre e alcançar o tricampeonato da prova no Mundial de Natação em Barcelona, na Espanha. No entanto, o nadador não conteve a emoção e chorou copiosamente tão logo o Hino Nacional começou a ser tocado no Palau Sant Jordi, externando a emoção pelo triunfo. Cielo, que recebeu a medalha do ex-nadador russo Alexander Popov, cedeu à emoção nos primeiros acordes do Hino e não conseguiu deixar de chorar - nem mesmo quando posou para os fotógrafos segurando a medalha de ouro. O nadador, que não conseguiu confirmar o favoritismo na Olimpíada de Londres e terminou com o bronze, reconheceu que nem ele acreditava que poderia vencer a prova deste sábado. No entanto, após uma boa largada, completou os 50 m em 21s32. 

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por