Pular para o conteúdo principal

ITAPORANGA: AÇUDE QUE ABASTECE A CIDADE ESTÁ COM O NÍVEL MUITO BAIXO.

O volume do açude de Cachoeira, que abastece Itaporanga, caiu para 37% no começo deste mês, conforme a Agência Estadual de Gestão das Águas (AESA).

Hoje o reservatório tem pouco mais de 3,5 milhões de metros cúbicos d’água e poderá secar em 7 meses, caso não chova fortemente nesse período, o que seria um desastre para a maior cidade do Vale, que não tem outra fonte de abastecimento.

Hoje vivem na área urbana de Itaporanga mais de 17 mil pessoas, que consomem um grande volume d’água diariamente. E o consumo é maior nesse período em função da quentura. O açude perde, em média, 5% d’água por mês, um ritmo que pode levá-lo ao esgotamento até meados do próximo ano, caso as chuvas até lá não sejam suficientes para repor a perda hídrica.

A exemplo de Cachoeira, outros grandes reservatórios regionais também estão secando rapidamente. O açude Saco, de Nova Olinda, o segundo maior do Vale, tem menos de 6% de seu volume total, que é de 97,4 milhões de metros cúbicos.

O açude Poço Redondo, de Santana de Mangueira, tem capacidade para 8,9 milhões de metros cúbicos, e, atualmente, acumula apenas 23% d’água. Na Santana dos Garrotes, o açude Queimadas igualmente está penando: dos 11,62 milhões de metros cúbicos d’água que possui, restam 24%.

Em Santa Inês, o açude homônimo está com 20% dos 26,1 milhões de metros cúbicos que possui. O açude Emas, que também leva o nome da cidade, apresenta-se com 21% de sua capacidade máxima. O reservatório tem 2,013 milhões de metros cúbicos.

Em Catingueira, o Cachoeira dos Cegos, terceiro maior reservatório do Vale com 71,8 milhões de metros cúbicos d’água, está com apenas 31%

No município de Igaracy, o reservatório Cochos possui 4,1 milhões de metros d’água, mas está com 38% do seu volume máximo.

Em Conceição, o açude Condado, maior do município, está com 45% do seu volume total (35,016 milhões de metros cúbicos). O Serra Vermelha, que abastece a cidade conceiçoense, está com 29% dos 11,08 milhões de metros cúbicos d’água que possui. Já o Video, que tem 6,04 milhões, guarda 57% de sua capacidade.

O Coremas Mãe D’água, o maior da região, localizado no município de Coremas, tem capacidade para comportar 1,358 bilhão de metros cúbicos, e está agora com 48,7% de seu volume máximo.

No município de Aguiar, o Frutuoso II, com capacidade para comportar 3,51 milhões de metros cúbicos, está com 46%.

Previsões até dezembro - Segundo a AESA, as previsões climáticas não apontam para precipitações nos próximos dias, mas até dezembro há possibilidade de chuvas isoladas. Conforeme ainda o órgão, as precipitações deverão cair com mais regularidade a partir de fevereiro de 2013.


Direto da redação com informações de FOLHA DO VALE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.