Pular para o conteúdo principal

SECA NO SERTÃO: COMEÇA NESSA TERÇA FEIRA RACIONAMENTO DE ÁGUA EM NOVE MUNICÍPIOS, ALGUMAS LOCALIDADES SÓ TERÃO ÁGUA UMA VEZ POR SEMANA.

A situação preocupa em outros grandes centros. O açude de Boqueirão, que abastece os municípios do Piemonte da Borborema, é um dos 176 mananciais nordestinos hoje com volume abaixo de 40% da capacidade.


A Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) iniciará um racionamento em oito municípios que estão localizados nas regiões do Brejo e Agreste. Alguns deles terão água apenas um dia na semana.O racionamento começa nesta terça-feira (22). Não há previsão para o término das interrupções nos abastecimentos, mas deverá ser finalizada apenas quando o volume de água dos reservatórios se normalizar com a chegada das chuvas. 

Segundo a Cagepa, o objetivo é evitar um colapso na distribuição de água na Paraíba. 

O presidente da empresa, Deusdete Queiroga, lembrou que este ano o índice pluciométrico está abaixo do esperado. “Em 2012, choveu pouco, por isso alguns reservatórios estão com capacidade limitada. Se essas medidas não fossem tomadas agora, poderiam haver um colapso, até o final do ano algumas cidades poderiam ficar sem abastecimento”, disse.
No região do Brejo paraibano, as populações dos municípios de Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro, Caiçara, Logradouro, distritos de Cachoeirinha e Rua Nova vão sofrer racionamento a partir desta terça-feira (23).
O município de Bananeiras, fica a 141 quilômetros de João Pessoa, com uma população de 21.810 habitantes e terá o abastecimento de água interrompido nos finais de semana. A interrupção acontecerá nos finais de semana. Já no próximo sábado (27), a interrupção começa às das 18h e o abastecimento só será retomado na segunda-feira, às 18h.

O manancial que abastece a cidade é Canafístula II. Ele possui capacidade de armazenamento de 4 milhões,102 mil e626 metros cúbicos de água, mas atualmente está com apenas 39% de sua capacidade. Estudos feitos pelos técnicos da Cagepa revelaram que a cidade só seria abastecida até o dia 26 de janeiro de 2013, caso não ocorresse o racionamento.
A prefeita da cidade de Bananeiras, Marta Ramalho (DEM) confirmou que a situação do município é crítica. Ela, porém, afirmou que não foi comunicada oficialmente sobre o racionamento pelo Estado e ficou sabendo pela imprensa. Também garantiu que já tomou providências desde abril, quando solicitou ao Governo Federal instalação de poços artesanais e reforço no abasteciento por dois carros-pipas. 

A três quilômetros de Bananeiras, o municípios de Solânea também terá racionamento só nos finais de semana. O município tem atualmente 30 mil e 658 habitantes. 

Outro município do brejo paraibano que sofrerá racionamento nos finais de semana, das 18h do sábado às 18h da segunda, é Cacimba de Dentro. O município fica a 201 quilômetros de João Pessoa e tem uma população de 16.817 habitantes. 
O município de Caiçara e o distrito de Rua Nova (do município de Belém) são abastecidos pelo açude de Lagoa do Matias que tem a capacidade para de 1 milhão, 239 mil e 883 metros cúbicos de água. Está funcionado atualmente em situação de alerta, com apenas 41% de sua capacidade. 

A interrupção nessas localidades irá acontecer já nesta terça e a população só terá água nas torneiras na sexta-feira (26), às 7h. A Cagepa utilizará o esquema de quatro dias com água e três dias sem abastecimento, sempre das 7h da terça até às 7h da sexta-feira. 

Rua Nova é um distrito na parte sul do território do município de Belém, a dois quilômetros de distância da sede municipal. Está inserido no trevo rodoviário entre as rodovias PB-073, com destino ao estado do Rio Grande do Norte, e a PB-105 em direção à Campina Grande. Segundo o IBGE, o distrito de Rua Nova possui uma população de aproximadamente 2.639 habitantes.
Com uma população rural estimada em 2.219 habitantes (56,3% do total) o município de Logradouro, a 145 quilôetros da Capital, terá um racionamento mais rigoroso. Nessa localidade a Cagepa anunciou que só terá água um dia na semana, sempre na quarta-feira. A população urbana de Logradouro é de 1.723 pessoas (43,7%).
Na região do Agreste, Remígio e Esperança, que tem 31.095 habitantes, são os dois municípios mais afetados pelo racionamento de água. Além deles, também serão afetados os distritos de Lagoa do Mato, São Miguel e Cepilho.
 O município de Remígio tem população estimada em 17.582 habitantes, sendo 12.954 de moradores da área urbana.
O sítio de Braga, no município de Monte Horebe, também terá o sistema de abastecimento bastante rigoroso. A população terá apenas um dia com água, sempre na quarta-feira. 

Monte Horebe fica no Alto Sertão paraibano, na extremidade oeste do Estado.  O município tem clima temperado, com temperaturas máximas de 30 graus e mínimas de 12 graus. A pluviosidade é em torno de 800 milímetros anuais. O inverno começa em janeiro e termina em maio. É banhado pelo rio Piranhas e conta com açudes médios e riachos, sendo os mais conhecidos o de Canoas e de Gravatá. 

Monte Horebe é formado por 33 sítios e um distrito, por nome de Santa Fé. 

A previsão da Cagepa é que os racionamentos perdurem até que o volume de água dos reservatórios aumente com a chegada das chuvas.

 No Nordeste brasileiro chove (700 mm/ano) praticamente o mesmo que na Europa (790 mm), Ásia (740 mm), África (740 mm) e América do Norte (756 mm). No Brasil como um todo, o índice de chuva é o dobro da média mundial.
No Alto Sertão, outros açudes estão completamente secos, como o que abastece São João do Rio do Peixe. Para compensar, foram abertas as comportas de um reservatório próximo, a Lagoa do Arroz, para alimentar um riacho que banha a sede do município.

Na Paraíba, 195 municípios estão em estado de emergência, por conta da estiagem prolongada. 


Direto da redação com informações do  PORTAL CORREIO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.