Pular para o conteúdo principal

Justiça decreta interdição do Matadouro Público Municipal de Piancó por 120 dias

Porta principal do Matadouro Público de Piancó


O juiz de direito da 2ª Vara da Comarca de Piancó, Dr. José Milton Barros de Araújo, decretou no último dia 03 de outubro, a interdição do Matadouro Público de Piancó, nos autos da ação civil pública (Proc. nº 026.1992.000.026-7), promovida pelo Ministério Público Estadual.








A ação civil pública foi proposta pelo promotor de Justiça, Dr. Roberto Sarmento Braga, no dia 21 de setembro de 1992, em razão de a Prefeitura Municipal de Piancó não ter cumprido acordo judicial celebrado no dia 20 de agosto daquele ano.










Decorridos mais de vinte anos da propositura da ação, o Ministério Público Estadual, na pessoa do promotor de Justiça, Dr. Elmar Thiago Pereira de Alencar, solicitou à SUDEMA (Superintendência de Administração do Meio Ambiente) um parecer técnico para avaliar a situação higiênica daquela unidade municipal.





Do parecer técnico da SUDEMA








No dia 24 de outubro de 2011, a SUDEMA, em seu parecer, assim dispôs:



"A atividade está em desacordo com os padrões de higiene e também com a legislação ambiental vigente, haja vista que todos os efluentes provenientes da atividade são lançados na propriedade Sítio Granja Várzea, de propriedade do senhor José Neudo Lopes.



Segundo informações, os animais abatidos e por sua vez é realizada a retirada da pele no chão, quando deveria ser realizada por via aérea. No momento da inspeção não estava havendo abate de animais.



Quanto ao sistema de tratamento da referida atividade, não foi apresentado a este órgão ambiental o projeto para ser analisado, para obtenção de sua licença ambiental. Portanto, no momento da fiscalização constatou-se a inexistência do sistema de tratamento do referido matadouro, haja vista o efluente do mesmo está escoando a céu aberto para o sítio Várzea que fica as margens do rio Piancó.



CONCLUSÃO:

Diante do exposto acima, encaminhar Parecer Técnico para o Poder Judiciário da Comarca de Piancó, para instruir os autos da Ação Civil Pública, requerida pelo Ministério Público do Estado da Paraíba contra o Município de Piancó.



João Pessoa, 24 de outubro de 2011.



Quintino Henriques Filho

Matrícula: 720.244-0/SUDEMA



José Silvestre da Silva

Matrícula: 720.276-8/SUDEMA."



Do pedido do Ministério Público












No dia 31 de agosto passado (2012), o promotor de Justiça, Dr. Elmar Thiago Pereira de Alencar, assim se pronunciou:



"Do apurado, considerando o parecer técnico de fls. 163 e tudo mais o que consta dos autos, pugna o Ministério Público, por seu agente signatário, no sentido de que se decrete, sob pena de responsabilidade civil e criminal, a imediata interdição judicial do Matadouro Público de Piancó, conforme entendimento do TJ/PB, até que o poder público local faça prova nos autos das devidas adequações técnicas necessárias para o funcionamento do matadouro, pendentes desde do longínquo ano de 1992.



Piancó/PB, sexta-feira, 31 de agosto de 2012.



ELMAR THIAGO PEREIRA DE ALENCAR

2º Promotor de Justiça de Piancó."





Da decisão da Justiça de Piancó










O juiz de direito da 2ª Vara da Comarca de Piancó, Dr. José Milton de Barros de Araújo, ao decretar a interdição do Matadouro Público Municipal, assim se manifestou:



"Passando a análise do acervo probatório incluso no caderno processual, infere-se as péssimas condições em que se encontra o matadouro público e se conclui que não se justifica a manutenção do funcionamento do referido estabelecimento em razão de falta de recursos financeiros do Município para adequá-lo as condições de higiene.



O caso vertente enseja gravidade inominável em face do descaso com que é tratado o local de abate de animais e da carne destinada ao consumo da população de Piancó - PB, onde fica o matadouro municipal, nos quais se narra a fedentina e falta de higiene do local e se cobra das autoridades imediatas e saneadoras providências.



Ora, devidamente comprovadas as irregularidades, oriundas de manifesta omissão da autoridade administrativa municipal, não há como negar que a saúde pública e o meio ambiente de Piancó - PB estão agressivamente expostos; de um lado a disseminar e favorecer doenças, e de outro, a macular o bom habitat daquele local.



(...) Não é cobrada a adoção de providências sofisticadas de abate, mas ao menos o produto final seja tratado com a higiene necessária para o consumo pela população.



(...) Destarte, tendo em vista o que mais dos autos consta, DETERMINO a INTERDIÇÃO e a consequente suspensão das atividades do Matadouro Público do Município de Piancó - PB pelo prazo de cento e vinte dias para que sejam estabelecidas as condições necessárias à garantia de saúde e segurança da sua atividade, tudo sob pena de execução específica e multa diária no valor de dois salários mínimos com acréscimo da correspondente correção monetária, o que faço com esteio nas disposições invocadas da Constituição Federal, c/c art. 12 da Lei nº 7.347/85 e art. 461 do Código de Processo Civil.



Piancó - PB, em 02 de outubro de 2012.



JOSÉ MILTON BARROS DE ARAÚJO

Juiz de Direito"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.