Pular para o conteúdo principal

NOVIDADE: AMANHÃ ESTRÉIA UMA COLUNA NO BLOG PIANCÓ NOTÍCIAS, É A "RESUMO DAS NOVELAS".

VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE O MUNDO DA TV AQUI NO NOSSO BLOG. 


                                                   1º PROJAC: REDE GLOBO. 



Projac (abreviatura de Projeto Jacarepaguá, como é conhecida a Central Globo de Produção) é o centro de produção da Rede Globo, localizado no bairro de Curicica, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1995, é considerado o segundo maior núcleo televisivo da América Latina, com área total de 400 mil metros quadrados de área construída e utilizada, mas a área total tem cerca de 1,6 milhões de m² (incluindo a Mata ao redor da área utilizada, que também pertence ao Projac) - perde apenas para os novos estúdios da mexicana TV Azteca (inaugurados a 24 de Junho de2012).

Os antigos estúdios da Rede Globo, abertos em 1965, ficaram pequenos para as produções da emissora. Em 1980, constatou-se que as instalações da emissora tornariam-se impróprias em pouco tempo. Foi projetado então o Projac (na época, chamado de Projeto Jacarepaguá), para abrigar os estúdios, administração, produção, direção; e sair do Jardim Botânico. A grandiosidade do Projac, entre a concepção e a inauguração, constitui-se em uma empreitada de gerações, levando quase quinze anos para ficar pronto. No longo intervalo entre a saída da Globo de seus antigos estúdios e a entrada definitiva no Projac, a emissora alugou outros espaços, como a Atlântida Cinematográfica, os estúdios Tycoon, de Cyll Farney, e os estúdios da Herbert Richers.
Atualmente, o Projac abriga dez estúdios de gravação ordenados de A a J, cidades cenográficas, fábrica de cenários e a casa do Big Brother Brasil. É como uma pequena cidade, com três lanchonetes, um restaurante, bancos.

O COMPLEXO.

São dez estúdios de gravação, que ganharam letras de A a J. Seis deles têm mil metros quadrados cada um, e os outros quatro, 560 metros quadrados. Nos estúdios maiores são gravadas todas as novelas e os programas de auditório. À esquerda do complexo, estão os dois estúdios que são palco do TV Xuxa (Estúdio F), do Caldeirão do Huck (Estúdio E) e de programas afins. Ao lado deles, ficam os quatro estúdios das novelas. Mais à direita, encontram-se os estúdios menores, usados para seriados. Os módulos laterais são os camarins. As cidades cenográficas ocupam uma área de 160 mil metros quadrados. Um amplo galpão abriga a fábrica de cenários. Lá confeccionam-se fachadas e interiores, desmontáveis, que estarão em cena. Há uma sala dedicada à pintura de painéis e objetos. O Palácio da Cenografia é vizinho da fábrica. Ali ficam os cenógrafos, cercados de desenhos e imagens de suas criações. Bem em frente, acha-se o restaurante maior. A praça de alimentação tem três lanchonetes e um restaurante. É comum ver famosos ali nos intervalos das gravações. A casa do Big Brother Brasil fica em um canto do terreno, isolada. A entrada no local é muito rígida, e apenas pessoas autorizadas podem entrar. Muitos fãs e curiosos costumam ir até a Portaria 3, por onde entram os artistas, para pedir autógrafos e tirar fotos. Pela Portaria 4, de Recursos Artísticos, normalmente entram os candidatos a fazer testes para a emissora,e os figurantes.


                                           2º RECNOV: REDE RECORD

RecNov (abreviatura de Record Novelas) ou Central Record de Produção (CRP) é um complexo de estúdios que serve como núcleo de produção de obras de teledramaturgia da Rede Record de Televisão. É o segundo maior complexo televisivo do Brasil, atras, apenas do Projac (Rede Globo). Nele são gravadas todas as telenovelasseriados e minisséries da emissora. O RecNov está localizado no bairro de Vargem Grande, no Rio de Janeiro e conta com dez estúdios para a produção de conteúdo áudio-visual, tornando possível produzir seis telenovelas simultaneamente.

História

Em 10 de março de 2005, a Record finalizou a compra dos estúdios onde o humorista Renato Aragão produzia seus filmes. Passando a se chamar "RecNov", o complexo de estúdio serviu de cenário para as filmagens da telenovela Prova de Amor. Inicialmente no complexo foi feito um investimentode mais de R$ 60 milhões em infraestrutura e tecnologia. A área da Recnov passou de 40 mil m² para 200 mil m² (e hoje já são 280 mil m²). Os três antigos estúdios (dois com 1.200 m² e um com 400 m²) foram reformados e equipados. Foram somados a eles mais três estúdios (cada um com 1.000 m²), juntamente com um prédio que abriga as áreas administrativas e os camarins, dois galpões com 2.500 m² cada, a fábrica de cenários e o depósito de cenários.
Ainda em 2005, com a contratação do dramaturgo Lauro César Muniz, a Rede Record anunciou seus planos de passar a ter, em sua programação, dois horários distintos destinados à exibição de telenovelas. A estrutura do RecNov à época, entretanto, ainda não estava totalmente definida, e as filmagens de Prova de Amor a ocupavam integralmente. Uma vez que as obras de ampliação não iriam estar concluídas em tempo hábil, um terreno com cerca de dez mil metros quadrados foi alugado para se tornar um canteiro de obras fictício, visando retratar a construção de Brasília. Adicionalmente, as cenas em estúdio foram realizadas numa cidade cenográfica construída na sede da emissora em São Paulo, no bairro da Barra Funda para representar uma versão ficcionalizada do município de Guará.
Em 2009, a Record concluiu a obra de mais quatro instalações, totalizando até aí dez estúdios de uso exclusivo para a produção de teledramaturgia, possibilitando a produção simultânea de até seis produções (mesmo ela só possuindo duas).

                   3º CDT DA ANHANGUERA: SBT. 

Centro de Televisão da Anhanguera, popularmente conhecido como CDT da Anhanguera ou Complexo Anhanguera, é o núcleo de produções do SBT. Está localizado na cidade de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, às margens da Rodovia Anhanguera. É o terceiro maior complexo televisivo do América Latina, atrás apenas do Projac da Rede Globo e do RecNov da Rede Record. O CDT da Anhangüera concentra todas as atividades do SBT, que antes eram dispersas por cinco pontos da cidade de São Paulo. Começou a ser construído para concentrar as atividades da emissora em 1994 e foi inaugurado em 1996. Porém, antes da inauguração oficial já vinha sendo usado como abrigo para as cidades cenográficas.
CDT da Anhanguera conta com 11 estúdios sendo que oito estão em uso, dois são usados como depósitos dos cenários e equipamentos antigos, enquanto a emissora constrói um galpão para abrigá-los, e um é usado ocasionalmente em gravações de comerciais da Tele Sena e da Jequiti. Os estúdios contam com aproximadamente 700 m² e alta tecnologia de iluminação, captação de som e de imagem digital. O CDT da Anhanguera conta ainda com uma estação de tratamento de esgoto e cinco poços artesianos para o fornecimento de água. A energia elétrica é fornecida com cinco subestações e quatro geradores, que são acionados em caso de queda de energia.
"A centralização das operações foi favorável tanto do ponto de vista logístico quanto econômico, simplificando as operações e permitindo a construção de estúdios de excelente qualidade", diz Juvenal João Diniz, gerente de administração do CDT (Centro de Televisão). O conjunto foi concebido pelo arquiteto Joel Abrão, sob orientação técnica de Alfonso Aurin e com a participação intensiva da construtora Zappi e dos projetistas de instalações, de maneira a compatibilizar os vários projetos, minimizar erros e interferências.Para o uso dos funcionários e visitantes do SBT, o CDT da Anhangüera conta com restaurante, lanchonete, agência bancária, loja de conveniência, academia de ginástica, transporte interno, ambulatório médico e odontológico, além de recintos esportivos. Muitos funcionários afirmam que o local é quase uma cidade dentro de São Paulo. Todo o funcionamento do CDT da Anhanguera é garantido pelo Sistema de Administração Predial, que controla ponto-a-ponto toda a estrutura dos edifícios, inclusive controlando a umidade e temperatura do ambiente.

PENSANDO EM QUE OS BRASILEIROS EM GERAL ADORAM UMA NOVELA, A PARTIR DE AMANHÃ O NOSSO BLOG PASSA A LHES OFERECER O "RESUMO DAS NOVELAS" DIARIAMENTE. 


Direto da redação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.