Pular para o conteúdo principal

POLÍTICA: PM MOBILIZA 8.500 HOMENS: 10% DO EFETIVO CHEGA HOJE A TRÊS CIDADES DA PARAÍBA.


Nesta quarta-feira (3), mais 80% do efetivo será deslocado, de modo que na quinta-feira (4) todos os policiais militares já estarão distribuídos para reforçar o policiamento em toda a Paraíba.


Policia militar. 
O efetivo de 8.500 homens da Polícia Militar da Paraíba para trabalhar na ‘Operação Voto Seguro’, realizando o policiamento ostensivo nas eleições do próximo domingo.  Nesta terça-feira, 10% do militares já embarcou para três cidades do interior : Sousa, Pombal e Marizópolis.
Nesta quarta-feira (3), mais 80% do efetivo será deslocado, de modo que na quinta-feira (4) todos os policiais militares já estarão distribuídos para reforçar o policiamento em toda a Paraíba. Em cada um dos 1.733 locais de votação que receberão as urnas eletrônicas, pelos menos dois policiais militares farão a guarda.
Toda a distribuição do efetivo para as 223 cidades do Estado foi feita levando em conta a realidade constatada em cada região, por meio do sistema de planejamento operacional da PM. Nesse sentido, 20 regiões consideradas mais críticas estão recebendo atenção ‘especial’ da corporação e reforço policial de forma antecipada.
Mais de mil viaturas (entre carros e motos) foram disponibilizadas para dar suporte ao trabalho dos policiais militares durante o pleito. “Recebemos esse projeto com muita alegria e percebemos o empenho de todos os órgãos de segurança, especialmente a Polícia Militar, que designou quase todo o efetivo para coroar essa festa da democracia com bastante segurança”, avaliou o secretário Executivo da Segurança Pública, Jean Nunes.
A Operação ‘Voto Seguro’ foi lançada pela Polícia Militar hoje em solenidade realizada no Centro de Ensino da PMPB, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Na ocasião foi apresentado ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti, o planejamento operacional da corporação para a operação.
Também foi apresentado o novo sistema de monitoramento de ocorrências em tempo real desenvolvido pioneiramente pelo setor de Tecnologia de Informação da PMPB. O instrumento, lotado na intranet da Polícia Militar, está em funcionamento desde maio e subsidiou todo o planejamento do esquema de segurança das eleições 2012.

“Já temos condições de acompanhar em tempo real qualquer ocorrência registrada em um dos 223 municípios paraibanos e responder rapidamente com as ações necessárias”, garantiu o coordenador de Planejamento Operacional da PMPB, tenente coronel Onivan Elias. O comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, também destacou os benefícios que esse instrumento traz para a sociedade, já que ele aperfeiçoa a utilização dos recursos disponíveis pela corporação e proporciona a ocorrência de ações preventivas.

“O sistema também subsidiará o trabalho nos Centros de Comandos e Controle, onde todas as forças da segurança pública estarão articuladas durante o pleito, para promover a paz social. Detectado o problema, a resposta virá rapidamente de uma instituição ou de todas elas, já que essa integração é fundamental”, disse ele.

Funcionamento do sistema – Além do monitoramento das ocorrências em tempo real, o sistema desenvolvido pela Polícia Militar proporciona todo o suporte necessário para o bom funcionamento do policiamento durante as eleições. O sistema está abastecido com informações dos 223 municípios, com dados que vão desde a quantidade de eleitores e candidatos até os serviços sociais oferecidos em cada região (hospitais, delegacias) e as autoridades presentes na localidade (promotores, juízes, delegados).

No dia do pleito, em 7 de outubro, o sistema ficará acessível a todas as forças envolvidas na segurança do processo(Polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal, Exército e Bombeiros), por meio das três centrais de comando instaladas nas cidades polos (João Pessoa, Patos e Campina Grande). As sedes regionais concentrarão as ocorrências das suas respectivas microrregiões e terão a presença de um representante de cada força, além do juiz e do promotor eleitoral.
Polícia Civil
As cidades do interior paraibano receberão um reforço no contingente da Policia Civil durante as Eleições 2012. No domingo (7) um total de 1.300 agentes, escrivães e delegados  estarão de plantão durante o primeiro turno do pleito na Paraíba.  Os policiais de apoio foram organizados em 45 equipes com um delegado, um escrivão e dois agentes, que estarão distribuídos nas dez regionais de Polícia Civil (PC). Esses profissionais irão apoiar as equipes locais, garantindo a tranquilidade dos eleitores e inibindo os crimes eleitorais. 
O registro dos crimes eleitorais é de responsabilidade da Polícia Federal (PF) em João Pessoa, Campina Grande e Patos onde a instituição tem sede e fica a cargo da PC nas demais cidades paraibanas. “Contudo, por meio de um acordo, ficou decidido que o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) dos crimes de menor potencial ofensivo, a exemplo da ‘boca de urna’, serão lavrados pela Polícia Civil na Capital”, conta Gualberto.
Direto da redação com informações de PORTAL CORREIO. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

Cielo cai no choro com Hino no pódio e admite zebra

O brasileiro Cesar Cielo custou a admitir que tenha vivido uma redenção ao reconquistar neste sábado a soberania dos 50 m livre e alcançar o tricampeonato da prova no Mundial de Natação em Barcelona, na Espanha. No entanto, o nadador não conteve a emoção e chorou copiosamente tão logo o Hino Nacional começou a ser tocado no Palau Sant Jordi, externando a emoção pelo triunfo. Cielo, que recebeu a medalha do ex-nadador russo Alexander Popov, cedeu à emoção nos primeiros acordes do Hino e não conseguiu deixar de chorar - nem mesmo quando posou para os fotógrafos segurando a medalha de ouro. O nadador, que não conseguiu confirmar o favoritismo na Olimpíada de Londres e terminou com o bronze, reconheceu que nem ele acreditava que poderia vencer a prova deste sábado. No entanto, após uma boa largada, completou os 50 m em 21s32. 

Filme 'Os Dez Mandamentos' ultrapassa a marca de 400 mil ingressos vendidos na pré-venda em seis dias

Reprodução Longa bateu a marca em seis dias, recorde absoluto na história do cinema no Brasil. O fenômeno da televisão chegará aos cinemas quebrando marcas. É o que indicam os números da venda antecipada de ingressos do épico Os Dez Mandamentos - O Filme, iniciada dia 1º de janeiro.