Pular para o conteúdo principal

ENEM 2012: REDE PRIVADA DE ENSINO SE DESTACA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM).


Instituto federal aparece na 11ª colocação do ranking.
Colégios Motiva de João Pessoa e de Campina Grande foram destaques. 

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira (22) as notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio realizado no ano passado (Enem 2011). E as dez primeiras colocadas na Paraíba, são todas escolas privadas de João Pessoa e Campina Grande. São sete da capital paraibana e três da cidade do Agreste.

Os colégios Motiva de João Pessoa e de Campina Grande aparecem no topo do ranking, com médias gerais de 628,06 e 625,42, respectivamente. Para o diretor Karamuh Martins o resultado é recebido com enorme satisfação. “Isso tudo é fruto do trabalho de toda uma equipe comprometida. Nossos alunos conseguiram o desempenho baseado no aprendizado contínuo, desenvolvido ao longo dos anos na escola”, destacou.

A terceira colocação ficou com a Escola Virgem de Lourdes, a Lourdinas de Campina Grande, com média de 609,44. A lista segue com Evolução (JP), o antigo Risque Rabisque, com 603,14, Pio X (JP), com 597,4, João XXIII (JP), com 595,52, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, a Lourdinas (JP), com 593,79, Colégio Imaculada Conceição, o Colégio das Damas (CG), com 593,35, Pio XI (JP), com 591,05, e Geo Tambaú (JP), com 589,66.

As notas (veja no saiba mais) levam em conta as médias obtidas pelos alunos de cada escola que participaram do Enem em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática), e também na redação.

Só na 11ª colocação é possível encontrar uma instituição pública, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) campus João Pessoa, que teve uma média geral 584,98. A primeira escola estadual a aparecer no ranking está na 60ª colocação. O Sesquicentenário teve uma média geral de 524,12. Uma de administração municipal, a Padre Simão Fileto, de Cubati, só pode ser encontrada no 78° lugar. Ela teve uma nota geral de 505,82.

Fora das duas principais cidades do estado, se destacou a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, que ficou em 12° lugar no ranking da Paraíba com uma média de 576,62. No 14° lugar aparece a Escola Menino Jesus, de Pombal, com 572,24.

O critério utilizado para inclusão de uma escola na lista divulgada pelo MEC é o mesmo do sistema "Prova Brasil", apenas com unidades em que pelo menos 50% dos alunos matriculados e com o mínimo de dez alunos que estavam concluindo o ensino médio participaram do exame. Os números levam em consideração os dados do Censo Escolar. Na Paraíba, a lista tem 205 instituições.

Piores notas
As cinco escolas da Paraíba que registraram as piores médias gerais no Enem são públicas. A última no ranking foi a Escola Municipal Lídia Cabral de Sousa, da cidade de Aguiar, com 396,7.

A Escola Estadual de São Domingos, em São Domingo de Pombal, teve uma nota geral de 397,85. Em seguida, aparece a Escola Estadual São José Operário, de Joca Claudino (Santarém), com 412,96, Escola Estadual Professora Diva Guedes de Araújo, de Brejo dos Santos, com 418,3, e Escola Municipal José Herminio Bezerra Cabral, de Barra de Santana, com 419,43. 


Direto da redação com informações do G1-PB. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.