Pular para o conteúdo principal

OPINIÃO: Eu sou jovem e você?



A nossa idade não é traduzida unicamente pelo nosso registro cronológico, nem nossa aparência. Pode ser reflexo de nosso estado de espírito, portanto, não envelhecer é possível. 


De acordo com a Constituição Brasileira, declarado no Estatuto da Criança e do Adolescente, juventude é uma fase que vai dos 12 aos 18 anos. A Organização das Nações Unidas delimita outra faixa etária compreendida entre os 15 e 24 anos, período entendido como intermediário entre a infância e a maioridade.


Porém, muitas pessoas relacionam, ainda, a jovialidade com a aparência física do indivíduo, dizendo-se jovem aquele que se assim se demonstra fisicamente.

Contudo, juventude pode ainda ser considerada como um estado de espírito, indo além da faixa etária em que o individuo se encontra. Neste caso, compreende-se a juventude como uma qualidade ou habilidade adquirida.

Ser jovem é ser intenso, corajoso e audacioso. Lutando pela realização de seus sonhos sempre. Sendo firme em seus propósitos e destemido quando precisar recomeçar.

Neste contexto, subentende-se que a juventude não acaba com as rugas, pois só o corpo envelhece o espírito pode permanecer jovem, se essa for a vontade do indivíduo.

É necessário continuar a querer viver, ter sempre um ideal de vida, continuar lutando pelos sonhos e sonhar sempre. As preocupações tolas, o desespero infundado e os medos contribuem para o envelhecimento do espírito, criando rugas onde não é possível reformar com uma cirurgia plástica.

O corpo físico é apenas um invólucro natural de nossa essência espiritual, contudo precisa ser cuidado e preservado com atitudes racionais e hábitos saudáveis que prolonguem a vida com dignidade, para que se possa usufruir da jovialidade em um corpo não tão jovem, mas bem cuidado.

Ao permanecer jovem não perdemos o encanto da vida, nos libertamos de velhos padrões, quando estes já não nos servem mais, conseguimos continuar aprendendo sempre, inovando ao mesmo tempo em que mantemos o respeito pelos outros e por aquilo que não se muda, como a ética, por exemplo, que nunca sai de moda, nem será considerada retrograda.

Assim, compreende-se que ser jovem depende da gente, de querer sê-lo, levando a vida a sério com respeito aos demais, mas sem deixar-se levar pelo exagero da seriedade. O importante é continuar receptivo a tudo o que de bom a vida oferta, agradecendo ao Criador pelo dom da vida e por tudo o que ela nos oferece todos os dias.


Autora:Claudete Likes Penteado
Bacharel em Economia Doméstica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.



Direto da redação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.