Pular para o conteúdo principal

PROBLEMA MUNDIAL: Fome e desperdício.





Milhares de pessoas no mundo todo passam fome, entretanto, o desperdício de alimentos acontece desde sua produção até na nossa cozinha, demonstrando a necessidade de se rever conceitos e atitudes em relação a esta situação.
  

A fome é um problema que assombra grande parte dos habitantes do planeta e para solucionar esta questão não basta aumentar a produção de alimentos por intermédio da ampliação da área plantada ou pelo aumento de safras, fazendo-se necessário que se tomem atitudes relacionadas também com o controle dos desperdícios.

O ciclo de desperdício de alimentos começa no campo, continua no transporte, na armazenagem e na comercialização, para se fechar na cozinha do consumidor. Enquanto isso, milhares de pessoas padecem na fome e na miséria.

Outrossim, faz-se necessário aqui fazer um parêntese entre a relação fome e desperdício de alimentos, visto que mesmo se fossem tomadas medidas de controle como parte de uma política agrícola, além de uma campanha para melhor utilização no preparo e consumo de alimentos, não estaria assegurado um maior acesso desses gêneros aos famintos.



Isto porque o custo e o consumo de alimentos dependem de variáveis sociais e de mercado que determinam o acesso da população aos alimentos. São elas: a concentração da terra e da renda, o desemprego e as desigualdades do desenvolvimento econômico, agravantes dos mecanismos das iniqüidades regionais, todas, produtos de um processo de desenvolvimento desigual e excludente para a maioria.

Assim sendo, a relação entre desperdício e fome nacional, tem sua razão de ser, visto que acredita-se ser possível diminuir o preço dos alimentos se esta margem de perdas fosse exterminada dos cálculos de produção, levando a um barateamento dos alimentos, porém, não se tem a pretensão de resolver o problema da fome no Brasil ou no mundo, simplesmente resolvendo a questão dos desperdícios alimentares, por outro lado, não é possível conceber o desperdício onde a fome ainda existe.


O desperdício é um mal que precisa ser combatido por todos e iniciado, preferencialmente dentro da própria casa. Não se consegue grandes mudanças mundiais apenas pensando-se globalmente com projetos mirabolantes. Grandes mudanças do comportamento universal começam de forma humilde, com o exemplo próprio. Pensar globalmente – agir localmente. Cada um faz a sua parte e o grande resultado se constrói.


Direto da redação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.