Pular para o conteúdo principal

PIANCÓ: Superintendente da Conab foi a Piancó nessa segunda responder denúncias, e ouviu outras

Foto (Joaquim Franklin)
O superintendente estadual da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Gustavo Guimarães, participou de reunião nessa segunda-feira, 25, organizada por uma associação ligada a produtores de leite de Piancó. Ele foi à cidade esclarecer denúncia publicada pela imprensa regional quanto a um suposto desvio de milho do Vale para outras regiões do estado. O produto é um auxílio do Governo Federal destinado a criadores em dificuldades de manter o rebanho por causa da estiagem.

O fato foi há quase vinte dias, e o superintendente disse que não houve desvio, mas apenas um remanejamento: ele esclareceu que, como não havia local em Itaporanga para armazenar 12 carretas de milho, dez delas tiveram que ser deslocadas para outros polos de distribuição do produto.

Ao falar sobre o assunto, Gustavo Guimarães criticou a falta de apoio das Prefeituras regionais à companhia nos serviços de estocagem e distribuição do milho aos criadores. Ele disse que a Conab não tem pessoal nem estrutura suficientes para realizar uma distribuição mais organizada e pediu a colaboração dos municípios, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

O superintendente veio para responder uma denúncia, mas ouviu outras e ainda mais graves: durante a reunião, produtores denunciaram que criadores de Itaporanga, que também são comerciantes, estariam adquirindo grandes quantidades de milho junto à Conab a preços subsidiados e revendendo esses produtos no comércio a preços de mercado, o que é um crime. Gustavo esclareceu que o milho distribuído pelo governo aos criadores vitimados pela seca não pode ser comercializado por particulares, e deverá acionar a Polícia Federal para apurar o caso.

A reunião ocorreu no Piancó Clube e uma das reivindicações dos criadores de Piancó é que a cidade seja contemplada com um polo de distribuição do milho, hoje concentrada em Itaporanga e apenas mais seis municípios na Paraíba, o que sacrifica os beneficiários que moram distantes desses locais.

Direto da redação com informações da FOLHA DO VALI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.