Pular para o conteúdo principal

PREJUÍZO: Seca gera queda de 20% no mercado interno do Nordeste

As vendas do setor calçadista no mercado interno do Nordeste registraram queda de 20% no primeiro trimestre de 2013 por causa da seca. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato da Indústria de Calçados da Paraíba (Sindicalçados), Eduardo Almeida Souto, durante o lançamento do ‘Gira Calçados’, na noite da última sexta-feira, 26. A solenidade aconteceu na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande.

Segundo Eduardo Souto, os mais de 300 empresários do setor calçadista paraibano estão apostando em vendas para o mercado do Norte e Sul do país para compensar prejuízos.

“O mercado econômico do Nordeste é o principal consumidor interno dos mais de 250 milhões de pares que produzimos por ano aqui na Paraíba, mas isso foi reduzido por causa da estiagem. A solução foi procurar os compradores no sul, especialmente os de São Paulo. São eles que estão ajudando a movimentar o nosso setor que sofreu conseqüências gravíssimas por causa da seca”, declarou.

Driblar esses desafios e fortalecer o mercado estadual ao traçar estratégias, além de adquirir maquinário de ponta são os objetivos dos empresários que participarão, de 04 a 06 de junho, do ‘Gira Calçados’. O evento será sediado em Campina Grande e segundo o presidente do Sindicalçados, as ações que incluem showroom, palestras e workshops será uma oportunidade para que os investidores da área possam buscar soluções alternativas e fechar negócios lucrativos. “Agilizar a produção e adquirir maquinário que reduz o custo de fabricação são ações importantes nesse momento”, disse.

A previsão é de que a edição 2013 do ‘Gira Calçados’, que chega ao segundo ano de realização, movimente até R$ 8 milhões em negócios. A previsão é de que aproximadamente 300 empresários paraibanos do setor calçadista tenham a oportunidade de otimizar a cadeia produtiva ao adquirir maquinários de ponta, além de participarem de ‘rodadas de negócios’.

Setor emprega quase 30 mil na PB – Levantamentos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que na Paraíba um total de 21.706 empregos são gerados diretamente pelo setor calçadista. Somente em Campina, são quase 12 mil postos de trabalho. 

Em todo o Estado fuma média de 200 empresas formais atuam no mercado calçadista, além de 150 atuando na informalidade, as chamadas ‘fabriquetas’. O Sindicato da Indústria de Calçados da Paraíba (Sindicalçados) aponta que o Estado ocupa o 2º lugar no ranking nacional de produção e o 4º em exportação por quantidade de calçados, representando 9,9% do mercado brasileiro.

Direto da redação com informações do PORTAL CORREIO 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.