Pular para o conteúdo principal

Casos de dengue na Paraíba sobem 13,5% no primeiro semestre e já chegam a 3.345

A Secretária de Saúde do Estado divulgou o boletim epidemiológico do primeiro semestre e constatou um aumento de 13,5% com relação ao mesmo período de 2012. Os municípios com maior número de notificações são João Pessoa (1.302), Cajazeiras (605), Sousa (590) e Campina Grande (546 notificações).

No período de 1º de janeiro a 13 de julho de 2013 foram notificados 9.746 casos suspeitos de dengue na Paraíba, com 1.343 descartados e 3.345 já confirmados em 148 municípios. Foram também notificados um total de 84 casos graves da doença; destes, 14 com febre hemorrágica da dengue, três síndromes do choque da dengue e 67 como dengue com complicações. 

O maior número de casos notificados ocorreu nos municípios de João Pessoa (21), Campina Grande (8), Sousa (4), São João do Cariri (3) e Santana de Mangueira, Remígio, Itaporanga, Santa Rita e Uiraúna com dois casos cada. Quanto aos óbitos, sete foram confirmados como dengue, dois notificados por outras causas e 18 estão em investigação.

Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, a Secretaria da Saúde continua alertando os municípios sobre os cuidados necessários a fim de evitar a doença. 

“A SES alerta aos gestores municipais que ainda se deve manter os cuidados necessários para a prevenção da dengue. Através da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs), realizaremos, no dia 30 de julho, às 14hs, a avaliação dos indicadores 2013, além da elaboração da programação para os meses de agosto e setembro, por macrorregião de saúde, com objetivo de realizar alinhamento técnico para atualização dos Planos de Contingência 2014”, disse.

Vigilância Ambiental - O carro fumacê vem sendo utilizado nos municípios com alto Índice de Infestação Predial, ocorrência de óbitos e/ou aumento no número de casos notificados no sistema. “O Estado recomenda que a população continue verificando o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. 

Além disso, é essencial lembrarmos os cuidados intersetoriais nos municípios para os ambientes públicos, como o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias”, concluiu Talita. 

Direto da redação com informações do Portal Correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.