Pular para o conteúdo principal

Em rede social, advogado pede separação do Norte e Nordeste do resto do Brasil

O Ministério Público entrou com uma representação, na quinta-feira (12), contra um advogado paranaense que mora em São Luís, no Maranhão. Gustavo Zanelli Ferreira postou textos nas redes sociais criticando o Norte e o Nordeste do Brasil.

O advogado sugere a separação das regiões do restante do País e completa dizendo que se houvesse essa possibilidade, o Brasil seria um lugar de primeiro mundo. Os promotores consideraram as declarações racistas e discriminatórias. Após a repercussão das postagens, o advogado excluiu o perfil na rede social. 

No documento encaminhado à seção maranhense da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a procuradora-geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, disse que Ferreira "violou seus devers éticos e disciplinares, ofendendo a toda a coletividade da localidade em que atua, e perpetrando, em tese, infração penal a merecer a devida apuração e responsabilização".

Já a denúncia-crime protocolada no MPF (Ministério Público Federal) informa que o advogado, "por meio de seu perfil social no 'facebook', fez violentas críticas, de caráter eminentemente raciais e discriminatórias, contra a cultura e população nordestina e maranhense, fazendo apreciações depreciativas e ofensas a estes".

Entenda o caso

Os comentários do advogado paranaense vêm causando revolta nas redes sociais desde a noite de quarta-feira (11). Em postagem publicada no dia 9 de setembro, Gustavo Zanelli diz que "não adianta querer misturar as culturas norte/nordeste X sul/ sudeste. É por isso que há tão poucos sulistas no nordeste (nós não aguentamos isso aqui)".

Em outra mensagem, publicado na quarta-feira, o advogado sugere a separação das regiões Norte e Nordeste do resto do país, declarando que "seria o primeiro a iniciar uma guerra para a devida separação", e completa: "se houvesse essa possibilidade nós aí do Brasil seríamos um país de primeiro mundo".

Um terceiro comentário, feito no dia 7 de setembro, ironiza as condições climáticas de São Luís. "Acabo de chegar em terras maranhenses! O calor aproxima os 90 graus". Quando uma pessoa comenta "GU VC TA MORANDO NO MARANHÃO MESMO !!!!!!!!!!", Gustavo vai além. "Até dezembro ficarei aqui (...) Não sei se suportarei até dezembro o calor, a grosseria dos nordestinos e essa comida horrivel, mas o objetivo inicial é ficar até dezembro"

Um comentário específico criticando o Departamento de Medicina da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) foi amplamente compartilhado e teve repercussão em diversos blogs locais. Revoltado, o estudante de direito da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, Klaus Aires, que reside em São Luís, divulgou a seguinte mensagem:

"Gustavo Zanelli - Advogado, residente em São Luís-MA ofendendo os Nordestinos. Deu um show de imundices mostrando sua total falta de conhecimento antropológico, histórico e geopolítico acerca da história do Brasil e dos feitos e da força do povo nordestino. Não sou nordestino, sou Carioca e este imundo não me representa. Ja fiz a denúncia na página de todas as OAB's do Nordeste, e semana que vem levo formalmente na sede da OAB-MA".

Em seu perfil, Gustavo Zanelli se diz natural de Cambé, no Paraná. A reportagem da TV Record entrou em contato no telefone disponibilizado no site do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Uma pessoa, que atendeu a ligação e não quis se identificar, disse que o advogado não se encontrava no local. Minutos depois, Zanelli retornou a ligação e falou com a reportagem. Ele confirmou que o perfil é verdadeiro e disse que não se encontra mais no Maranhão. Questionado sobre a repercussão de suas postagens, o advogado desconversou.

Por telefone, a assessoria UFMA, que declarou que não vai se pronunciar sobre o assunto. Segundo assessoria da OAB/MA, o advogado não está inscrito na seccional. A Comissão de Direitos Humanos deve fazer levantamento para saber se houve atuação do advogado no Estado.

Veja o link: http://r7.com/tnAu

Direto da redação com informações do R7, com Fala Brasil e Rede Record

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADO: A hipocrisia, a falsidade e as mentiras estão chegando juntamente com as eleições de 2016

ELEIÇÕES 2016: Para onde correr? Tendo em vista o pleito eleitoral que se aproxima, pré-candidatos pelo município de Piancó e outras regiões começam a intensificar seus “trabalhos”. Eles procuram conseguir votos para se elegerem a prefeito ou vereador, é chegada a hora de colocar o que alguns deles mais sabem fazer: mentir, enganar e prometer.   Nessa época aparece gente com cara de santo, prometendo tudo aquilo que qualquer cidadão sofrido do sertão deseja, principalmente emprego. Meu alvo principal desta matéria é minha cidade natal, Piancó. Fico estarrecido com a amnésia do povo piancoense, fico triste, e ao mesmo tempo, revoltado também. Piancó é uma cidade sofrida, largada e prejudicada por

Cielo cai no choro com Hino no pódio e admite zebra

O brasileiro Cesar Cielo custou a admitir que tenha vivido uma redenção ao reconquistar neste sábado a soberania dos 50 m livre e alcançar o tricampeonato da prova no Mundial de Natação em Barcelona, na Espanha. No entanto, o nadador não conteve a emoção e chorou copiosamente tão logo o Hino Nacional começou a ser tocado no Palau Sant Jordi, externando a emoção pelo triunfo. Cielo, que recebeu a medalha do ex-nadador russo Alexander Popov, cedeu à emoção nos primeiros acordes do Hino e não conseguiu deixar de chorar - nem mesmo quando posou para os fotógrafos segurando a medalha de ouro. O nadador, que não conseguiu confirmar o favoritismo na Olimpíada de Londres e terminou com o bronze, reconheceu que nem ele acreditava que poderia vencer a prova deste sábado. No entanto, após uma boa largada, completou os 50 m em 21s32. 

Filme 'Os Dez Mandamentos' ultrapassa a marca de 400 mil ingressos vendidos na pré-venda em seis dias

Reprodução Longa bateu a marca em seis dias, recorde absoluto na história do cinema no Brasil. O fenômeno da televisão chegará aos cinemas quebrando marcas. É o que indicam os números da venda antecipada de ingressos do épico Os Dez Mandamentos - O Filme, iniciada dia 1º de janeiro.