Pular para o conteúdo principal

Funcionário denuncia precariedade, atraso salarial e desrespeito no SAMU Regional de Piancó

A situação no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU da cidade de Piancó-Pb chegou a um nível que levou um dos trabalhadores a tornar pública a situação de descaso, desrespeito, descumprimento de direitos e atraso salarial. 

O funcionário público Maézio Lucena relatou que o serviço do SAMU está sem estrutura, mesmo recebendo recursos do Governo Federal.

De acordo com Maézio, o prefeito da cidade de Piancó, Sales Lima – DEM, está precarizando o serviço a começar pela sede do SAMU que saiu do antigo local de funcionamento para um sem condições estruturais, além do local inadequado, foi instalado câmeras que tiram a privacidade, pois foram instaladas no repouso e no vestiário dos funcionários públicos.
 
A falta de fardamentos e de Equipamentos de Proteção Individual – EPI para os trabalhadores, ausência de manutenção em ambulâncias, não pagamento de terço de férias, não pagamento de adicional noturno, atrasos nos salários pagos depois da primeira quinzena do mês posterior ao trabalhado, descontos de empréstimos consignados e sindical na denominada “gratificação natalina” de funcionários. Outra queixa é que os salários de 2012 e 2013 não forram pagos.
Os funcionários do SAMU reivindicam ainda aumento salarial que não foi dado em 2013 e em 2014 que não foi colocado no orçamento. A  insalubridade e o adicional noturno também não estão sendo pagos aos funcionários do órgão.
O SAMU regional de Piancó não funciona adequadamente mesmo tendo na sua composição 3 ambulâncias de suporte básico, 2 de suporte avançado e 2 motolâncias. Maézio denuncia que mesmo tendo 2 ambulâncias de suporte avançado apenas uma funciona, mas a Prefeitura Municipal de Piancó recebe como se as duas funcionassem. O mesmo fato acontece com a questão das motolâncias onde funciona apenas uma, mas se recebe recursos pelas duas.
O Sindicato dos Servidores da Saúde está oficializando ato de paralização com indicativo de greve para o dia 20 de janeiro de 2014, tendo em vista as reivindicações dos funcionários: Pagamentos de salários dentro do mês trabalhado; Pagamento de gratificações de insalubridade e adicional noturno; diárias indenizatórias; Aumento salarial de 2014; Melhores condições de trabalho, manutenção dos veículos e dos alojamentos; Pagamentos de dezembros de 2012 e 2013, e terço de férias, além de mudanças no órgão que funciona de forma precária.

Direto da Redação do Piancó Notícias com Informações do Patos Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições 2014: No Vale do Piancó, Ricardo derrota Cássio em 11 cidades

O candidato a reeleição Ricardo Coutinho(PSB) derrotou seu principal adversário, Cássio Cunha Lima(PSDB) em onze cidades na região do vale do Piancó, Ricardo venceu nas principais cidades, porém perdeu na cidade de Piancó. Os votos válidos somaram 78.078 (setenta e oito mil e setenta e oito votos), sendo 37.850 para Cássio e 40.228 para Ricardo.  Confira abaixo a relação das cidades do Vale do Piancó: 

PARAÍBA: RAFAELA WILKA PROMETE SER UMA DAS MELHORES JUDOCAS DO PAÍS.

Até os 15 anos ela nem pensava em subir num tatame. Hoje, aos 18, ela não imagina como seria a vida fora dele. De kimono e faixa, Rafaela Wilka conheceu o judô na adolescência e adotou o esporte como prática cotidiana. A  partir  daí, a jovem atleta, natural de Itaporanga (PB), vem descobrindo o caminho do sucesso através do esporte. Determinada e com grandes projetos, a jovem encarou o desafio de ir à luta, competir e conquistar títulos, “Na minha primeira semana de treino, participei de uma competição e alcancei o 3º lugar, aí eu vi que era isso mesmo que eu queria”, contou Rafaela, que segue levando o nome da Paraíba a outras regiões do país. Só este ano, a judoca já conquistou títulos como o 7º lugar no Campeonato Brasileirão (RJ), 1º lugar no Campeonato Brasileiro Norte e Nordeste (PB) e 1º lugar no Campeonato Juvenil e Junior (DF). A conquista mais recente foi o 1° lugar na Copa Mãe Toinha de Judô, realizada na semana passada, em Patos.  A judoca em ...

Xuxa aparecerá ao vivo na estreia do “Programa do Gugu”

O fim da longa história entre Xuxa e a Record pode estar prestes a chegar ao fim. De acordo com a revista Exame, do Grupo Abril, circula a informação de que logo na estreia do novo “Programa do Gugu”, a loira entrará ao vivo para anunciar sua nova atração na emissora. No entanto, a apresentadora ainda não havia assinado o contrato até a última quinta-feira (19), segundo a publicação. Há duas semanas, durante o evento para anunciar a grade de 2015, os diretores da emissora confirmaram as negociações com Xuxa e a produção do programa.